Acessibilidade / Reportar erro
Religião & Sociedade, Volume: 29, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Cavalcanti, Maria Laura; Giumbelli, Emerson
  • Encenando o invisível: a construção da pessoa em ritos mediúnicos e performaces de "auto ajuda" Editorial

    Stoll, Sandra Jacqueline

    Resumo em Português:

    O estudo etnográfico aqui realizado envolve um caso peculiar de experiência mediúnica: trata-se do "teatro de auto-ajuda", uma espécie de teatro-ritual, criado pelo médium de origem kardecista Luiz Antonio Gasparetto. Promovendo relações inusitadas entre o exercício da mediunidade e a produção cênica, de sua prática emergem inovações na performance ritual da mediunidade, questão que apenas começa a ser aquilatada no que se refere ao "campo religioso espírita". Dentre os temas abordados se destaca a reinterpretação do modelo de virtudes cristãs associado à matriz espírita/católica, principal alvo do ideário e práticas de "auto-ajuda", mais afeitas aos valores da sociedade de consumo. Nessa perspectiva, discute-se a noção de pessoa, cuja construção é apreendida tal como elaborada no contexto do tipo de performance analisado.

    Resumo em Inglês:

    We bring to bear here an ethnographic study involving a peculiar psychic experience: the "self-help" theatre, a kind of ritual theatre created by Brazilian psychic medium Luiz Antonio Gasparetto. Involving unusual relationship between psychic ritual and theatrical staging, this practice spawns innovations in ritual psychic performance, an issue that is just beginning to receive appraisal in relation to "Spiritist" religious field. Its principal issue, here also analyzed, is the criticism to models of virtue associated with the Christian/Spiritist matrix. The latter becomes the key target of self-help practices and ideologies which have tended to embrace the values of consumer society. The notion of personhood - as casted in this type of performance - is also a theme of analysis.
  • La meditación en la Luz Sai Baba como performance ritual: acceso corpóreo-experimental a dios

    Puglisi, Rodolfo

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve e analisa uma prática característica de grupos argentina devotos de Sai Baba, também conhecida como Meditação na Luz. Caracterizamos-a como uma performance ritual onde, também, encontramos representações simbólicas em torno á corporalidade que chamamos geografia corporal. Examinamos como se constrói a eficácia ritual em dita pratica, e se argumenta que esta performance é eficaz porque contribui para modificar a pessoa á lograr seu objetivo espiritual fundamental (a fusão com Deus). Neste ponto, contrastamos este tipo de meditação com as clássicas meditações metafísicas cartesianas. Finalmente, destaca se a relevância da inclusão da dimensão corporal performática na analise dos fenômenos religiosos.

    Resumo em Inglês:

    This article describes and analyzes a typical practice of Argentine devout groups of Sai Baba, known as Meditation on the Light. We characterize that as a ritual performance in which we find symbolic representations around the corporality, we call it corporal geography. We examine how the ritual efficacy is formed in this practice and argue that this performance is effective because contribute in the person modification to the success of this priority spiritual objective, (the fusion with God), at this point we contrast this kind of meditation with the classics Cartesians Metaphysics Meditations. Finally we bring into relief the inclusion of the corporal-Performatic dimension in the analysis of the religious phenomenon.
  • La estructuración ritual del cuerpo, la experiencia y la intersubjetividad en la práctica del budismo zen argentino

    Carini, Catón Eduardo

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos o aspecto fenomenológico do ritual zen na Argentina, especificamente nas práticas e representações relacionadas ao corpo, ao sofrimento e à intersubjetividade. Em primeiro lugar, enfocamos o modo como os praticantes da meditação experimentam e significam a dor e o sofrimento. Em seguida, analisamos o propiciamento de um habitus psicofísico social e construído culturalmente por meio da participação nos centros budistas daquele país, em que as modalidades somáticas da atenção representam um papel de grande importância. Concluindo, questionamos o âmbito da intersubjetividade e da intercorporalidade das comunidades zen, uma vez que é no marco da interrelação em determinado contexto pautado ritualmente que se produz o habitus religioso mencionado anteriormente.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the phenomenological aspect of Zen ritual in Argentina- more specifically, the practices and representations related to the body, suffering and intersubjectivity. In the first place it focuses on the different ways in which Zen meditation practitioners experience and give meaning to their pain and suffering. Secondly, it analyses how participation in Argentinean Buddhist centers promote a socially and culturally constructed psychophysical habitus, in which somatic modes of attention play an important part. The third part investigates the area of intersubjetivity and intercorporality of Zen communities, in a ritually structured context; this is the borderland of the interrelation with others and where the before mentioned religious habitus is produced.
  • Teatralização do sagrado islâmico: a palavra, a voz e o gesto Editorial

    Ferreira, Francirosy Campos Barbosa

    Resumo em Português:

    A proposta do artigo é apresentar um dos elementos performáticos da religião islâmica: a salat (oração islâmica). O modo como a salat é elaborada fisicamente, moldando o corpo do muçulmano, permite que esse seja visto como um veículo de comunicação entre o fiel e Deus. Nesse sentido, estabeleço uma proximidade entre o ator que repete, ensaia o seu papel várias vezes, e o muçulmano, que reza e se aprimora a cada oração. O argumento central do texto é que o aprimoramento do muçulmano (com o auxílio do comportamento restaurado) deve levar em consideração o conhecimento da palavra, o uso da voz (vocalidade) e o gesto. É no gesto da oração que percebemos a entrega desse muçulmano.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the salat, an Islamic prayer and, at the same time, an important performatic element of Islamic religion. The salat is a corporeal elaboration that builds the Islamic body and allows us to see this body as a way of communication between God and the faithful. My analysis of the salat considers a close relation between the actor who repeats and rehearses his part in a play many times and the Muslim who prays and improves his performance each time he prays. My main argument is that the Muslim has to consider the knowledge of word, the voice and the gesture to improve his religious performance.
  • Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango en Buenos Aires

    Carozzi, María Julia

    Resumo em Português:

    Este trabalho explora e problematiza as relações entre iniciação, segredo e saber sagrado - questões que em termos da perspectiva da performance se traduzem respectivamente como preparação dos perfomers, dialética entre o que se mostra e o que não se mostra e a aquisição de competência performática - nas aulas de tango milongueiro em Buenos Aires. À luz dos conceitos propostos por Michael Taussig (1999) em Defacement: Public Secrecy and the Labour of the Negative o "não saber" dançar o tango por parte das mulheres se interpreta como uma ignorância sagrada que preserva a magia do tango e o lugar dos homens como únicos geradores do movimento feminino.

    Resumo em Inglês:

    The article explores and criticizes the relations between initiation, secret and sacred knowledge -concepts that in terms of performance theory are translated respectively as the training or performers, the relationships linking what is shown and what is not shown, and the acquisition of competence- in the context of tango lessons in Buenos Aires. Knowing how not know to dance is a central part of the performative competence acquired by women attending those classes. Under the light of concepts outlined by Michael Taussig (1999) in Defacement: Public Secrecy and the Labor of the Negative the "not knowing" how to dance tango by women is interpreted as a sacred ignorance that preserves the magic powers of the tango and the place of men as the sole creators of women’s mobility.
  • Santos e devotos no império ultramarino português Editorial

    Santos, Beatriz Catão Cruz

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma história da coleção de vilancicos de São Gonçalo de Amarante, que integram a Coleção Barbosa Machado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e, simultaneamente, apresenta reflexões sobre a relação santo-devoto no Império Ultramarino Português no século XVIII. Os vilancicos são identificados como um gênero retórico poético que evoca o santo e uma prática religiosa que contrastava com outras. Parte-se de uma perspectiva comparativa entre os vilancicos e outras evidências sobre a relação santo-devoto e, em particular, sobre o santo e sua festa na sociedade colonial escravista. O artigo dialoga com a historiografia centrada na noção de Império e com uma bibliografia da História e das Ciências Sociais voltada para a relação santodevoto, a santidade e as festas.

    Resumo em Inglês:

    The paper produces a story of vilancicos for Saint Gonçalo do Amarante, that are part of the Rio de Janeiro National Library Barbosa Machado Collection and presents reflections on the relation saint-devotees in the Portuguese Overseas Empire during the 18th century. The vilancicos are identified as a rhetoric poetic genre that reminds the saint and a religious practice that contrasted with others. It starts from a comparative perspective between the vilancicos and other evidences about the relation saint-devotee, and in particular, about the saint and his feast in a colonial and proslavery society. The article deals with the historiography centered in the notion of Empire, and with a bibliography of History and Social Sciences pointed to the relation saint-devotee, the holiness and the feasts.
  • Celebrando São Besso ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo Editorial

    Menezes, Renata de Castro

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades e as dificuldades do estudo de festas religiosas através da interpretação de um texto de Robert Hertz (um dos pesquisadores da Escola Francesa de Sociologia), originalmente publicado em 1913, que versa sobre a festa de São Besso, um evento religioso que ocorre nos alpes italianos. O objetivo do presente trabalho é destacar as pistas que Hertz deixou abertas em seu estudo e sugerir maneiras de nos apropriarmos de seus insights em nossas análises atuais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some reflections about the possibilities and difficulties in the study of religious festivals. It does so by reinterpreting a text written by Robert Hertz, one of the researches of the French School of Sociology. It is a text about Saint Besso’s festival, originally published in 1913. The aim of the article is to stress some of the clues that Hertz opened with his work and to suggest how his insights can be useful for our own analyses about festivals.
  • Conversão, com versões: a respeito de modelos de conversão religiosa Editorial

    Banaggia, Gabriel

    Resumo em Português:

    Preferindo entender que não cabe ao antropólogo desautorizar os discursos nativos, quaisquer que sejam suas proposições, este trabalho pretende considerar afirmativas díspares a respeito de processos de conversão religiosa. Diferentes fenômenos de conversão são mobilizados não para serem explicados pelos modelos apresentados, mas para evidenciar quais os pressupostos e a aplicabilidade destes últimos. Deste modo, e calcando-se em exemplos etnográficos, almeja-se reposicionar certas perguntas a respeito daquilo que seria propriamente uma conversão e de como ela aconteceria. Por fim, analisa-se de que modo os movimentos de conversão contemplados implicam um desafio à consideração das noções de aculturação ou mudança social.

    Resumo em Inglês:

    By maintaining that it is not up to the anthropologist to disempower native discourses, whatever their propositions may be, this work aims to take into account differing statements about processes of religious conversion. Distinct conversion phenomena are not mobilized to be explained by the templates presented, but to evince what are the pressupositions and the applicability of these templates. In this way, and by supporting itself with ethnographic examples, it aims to reposition certain questions about what would be properly called a conversion and how it might take place. Lastly, it analyses how the movements of conversion contemplated implicate a challenge to the notions of acculturation or social change.
  • Do trabalho missionário para se salvar uma nação: um estudo dos sucessos missionários Editorial

    Collevatti, Jayne

    Resumo em Português:

    Se em seu artigo Calávia afirma que fracassos missionários precisam ser qualificados (Saez 1999), o mesmo ocorre, quando se trata de seus sucessos. Analiso, neste artigo, o trabalho de catequese e civilização realizado pelos missionários da Missão de São Francisco, entre os índios Munduruku. Para tal, tomo o discurso missionário em sua positividade, a fim de investigar as categorias franciscanas utilizadas para descrever seu trabalho, marcado não pela inconstância selvagem frente ao aparelho missionário, mas sim por uma adesão que, para os missionários, marcava o sucesso da relação construída com a população indígena. Neste sentido, retomo a proposta de Calávia a fim de entender a civilização menos como um evento histórico, e mais como uma categoria variável nas mãos das agências missionárias.

    Resumo em Inglês:

    If in his article Calávia affirms that missionary failures must be qualified (Saez 1999), the same is true for its success cases. I analise here the attempts to civilize and convert the Munduruku indians made by missionaries from the Missão de São Francisco, using the missionary discourse to investigate the franciscan categories used to describe their work, characterized not by munduruku inconstancy but for a strong adherence that, for the missionaries, reflected the successful relationship built with the indigenous population. In this context, I return to Calávia’s proposal to understand civilization less as historical event and more as a fluid category for the missionary agencies.
  • Festas e rituais religiosos: a performance como perspectiva de análise Resenhas

    Gonçalves, Renata de Sá
  • Deslocando corpos e significados: espaço, tempo e política entre romeiros do Padre Cícero Resenhas

    Marques, Roberto
  • O caso das charges de Maomé e o debate público europeu sobre as relações entre "islamismo" e "ocidente" Resenhas

    Oliveira, Paola Lins de
Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br