Editorial Cem anos de oração Sarró, Ramon Mafra, Clara |
A Prece Revisitada: comemorando a obra inacabada de Marcel Mauss Cabral, João de Pina Abstract in Portuguese: Passado um século, será que a definição de prece que Marcel Mauss nos ofereceu lança ainda sugestões analíticas válidas? Para ele, a questão central era compreender a passagem da fala à imposição: isto é, por que respondem os deuses? Parece-nos que, seguindo alguns autores contemporâneos, tanto na área da filosofia como da comunicação animal, é possível avançar um pouco mais na via aberta que o grande sociólogo nos deixou no dia em que desistiu do que todos à época esperavam ser sua obra mestra.Abstract in English: One hundred years later, does Marcel Mauss's definition of prayer still provide us with useful analytical suggestions? In his opinion, the central question to answer was how does one pass from speaking to demanding: that is, why do the gods respond? In this paper, inspired by contemporary debates in philosophy and animal communication, we propose that it is possible today to advance a little further in the door left open by the father of sociology when he finally decided to give up on the work that his contemporaries hoped would be his greatest. |
"Rogai por nós": a prece no catolicismo brasileiro à luz do pensamento maussiano Reesink, Mísia Lins Abstract in Portuguese: A prece é um fenômeno ritual de fundamental importância no sistema religioso católico. A partir de uma abordagem que se pretende maussiana, este artigo tem por objetivo realizar uma análise etnográfica do ritual da prece entre católicos do bairro de Casa Amarela, em Recife. Para isso, considera-se que, entre outras possibilidades, tal ritual pode se apresentar como: simples (ou como um "gesto mínimo"); composto, por exemplo, no ritual do terço; e, por fim, parte de um conjunto maior, como no sistema de relações entre mortos e vivos, em que, juntamente com os sonhos, a prece se configura como canal de comunicação entre vivos e mortos.Abstract in English: The prayer is a ritual phenomenon of fundamental importance within the catholic religious system. An approach inspired by Mauss is used here in order to develop an ethnographic analysis of the ritual of prayer as practiced by catholics from the neighbourhood of Casa Amarela, Recife. Among other possible modalities, the ritual appears in several modes: simple (as a "minimal gesture"); composite, for example, in the rosary ritual; and, finally, as part of a larger set, as occurs in the relations between the living and the dead where the prayer, in addition to dreams, functions as a communication channel between the living and the dead. |
O espírito da oração ou como carismáticos entram em contato com Deus Pereira, Edilson Abstract in Portuguese: Trata-se de um artigo sobre algumas orações e práticas religiosas desenvolvidas pelos membros da Renovação Carismática Católica, destacadamente na comunidade Canção Nova. Considerando a perspectiva nativa a respeito das situações e acontecimentos que envolvem o Espírito Santo, analiso a oração enquanto fenômeno social e reflito sobre as relações que se produziriam entre humanos e Deus através de eventos como a glossolalia, a profecia e o repouso no Espírito. Nessas relações, linguagem, corporalidade e sentimento operam como dispositivos de atualização e confirmação da presença e ação do Espírito neste mundo.Abstract in English: This is a article about some prayers and religious practices developed by the members of the Catholic Charismatic Renewal, mainly in the community Canção Nova. Considering the native perspective regarding the situations and events that involves the Holy Spirit, I analyze the prayer while social phenomenon and think over about the relationships that would be produced between human beings and God through events such as glossolalia, prophecy and resting in the Spirit. In these relationships, language, corporality and feeling operate as update and confirmation devices of Spirit's presence and action in this world. |
Circulação, usos sociais e sentidos sagrados dos terços católicos Oliveira, Paola Lins de Abstract in Portuguese: Este artigo apresenta uma reflexão sobre as modalidades de sacralização em jogo na circulação e nos usos sociais dos terços católicos. Toma-se um trajeto que parte das narrativas em torno das origens tradicionais do objeto religioso, associadas a figuraschave do catolicismo, seguindo-se pela apresentação das práticas da oração alcançando finalmente uma comparação com outros objetos considerados sagrados no catolicismo. Neste percurso, destaca-se que os procedimentos de sacralização do terço são compatíveis com usos simultaneamente especiais e ordinários inseridos em um processo de ampla circulação social, freqüentemente realizado por vias não-religiosas.Abstract in English: This article presents a reflection on the modalities of sacralization at stake in the movement and the social uses of Catholic rosaries. You take a path that some of the narratives about the origins of traditional religious object, associated with key figures in Catholicism, followed by the presentation of the practices of prayer finally reaching a comparison with other objects considered sacred in Catholicism. In this way, it is emphasized that the procedures of sacralization of the third uses are compatible with both special and ordinary inserted in a process of broad social movements, often performed by non-religious ways. |
O que é que se passa no tabernáculo? Oração e espacialização na igreja tokoista angolana Blanes, Ruy Llera Abstract in Portuguese: Este artigo revisita o texto clássico de Marcel Mauss sobre a oração (1909), invocando um dos seus principais argumentos - o da "centralidade epistemológica" do ato de prece no fenômeno religioso - como pretexto para a análise de processos rituais e doutrinais na chamada Igreja Tokoista, um movimento cristão profético de origem angolana. Fá-lo-ei através da análise da relação entre as categorias a priori desconexas de "oração" e "espaço".Abstract in English: This paper revisits Marcel Mauss's classical text On Prayer (1909), invoking one of his main arguments - that of the epistemological centrality of the act of prayer in religious phenomena - as a pretext for the analysis of ritual and doctrinal processes in the "Tokoist church", a Christian prophetic movement of Angolan origin. I will do so proposing a comprehensive approach to the seemingly disconnected categories of "prayer" and "space". |
Geografias da virtude: "bons" muçulmanos e as políticas da oração entre bangladeshis em lisboa Mapril, José Abstract in Portuguese: Partindo da obra de Marcel Mauss, este artigo pretende argumentar que a oração é uma dimensão cerimonial que, para além dos evidentes aspectos teológicos e doutrinários, permite aos sujeitos refletir sobre as condições sociais, políticas e econômicas cotidianas. Tal argumento será explorado a partir de uma etnografia sobre bangladeshis, que vivem entre Portugal e Bangladesh realizada entre 2003 e 2008, na qual procurarei revelar como os discursos e práticas sobre a salat, as cinco orações do calendário islâmico, revelam diversas dimensões da experiência migratória e o lugar de muitos dos meus interlocutores no Portugal contemporâneo. Mais: a oração não é apenas uma forma de revelar a sua experiência, mas também uma prática ritual através da qual determinados segmentos e atores procuram agir sobre o próprio mundo em que vivem.Abstract in English: Inspired by Marcel Mauss, this article argues that prayer, besides its evident theological and doctrinal aspects, is a ceremony that allows subjects to think about their social, political and economic conditions. This argument will be explored through an ethnography about Bangladeshis, that sustain a transnational livelihood between Portugal and Bangladesh, carried out between 2003 e 2008. Through such exercise, I intend to show how discourses and practices around and about salat, the five daily prayers of the Islamic calendar, reveal several aspects of the migratory experience and the place of Bangladeshis in Portugal. It will be further argued that prayer is not only a metaphor but also a key ritual practice through which certain segments and actors act upon the world they live in. |
Identidades religiosas e fronteiras étnicas: um estudo do ritual da oração na comunidade muçulmana do rio de janeiro Chagas, Gisele Fonseca Abstract in Portuguese: Este artigo focaliza o papel que o ritual da oração coletiva de sexta-feira, praticado pelos muçulmanos sunitas do Rio de Janeiro, tem na construção de suas identidades religiosas. Considerando que a ideia de obtenção de conhecimento religioso (textos doutrinais e práticas rituais) da tradição sunita é central nos discursos dos membros dessa comunidade, as várias formas através das quais esse conhecimento é posto em circulação, apropriado e mobilizado via ritual da oração criam distinções cumulativas, que estabelecem diferentes fronteiras, poderes e identidades para os membros da comunidade sunita do Rio de Janeiro, de acordo com suas etnicidades e inserções no Islã (nascidos muçulmanos ou convertidos).Abstract in English: This paper focus on the role of the Friday's prayer ritual practiced by the Sunni Muslim of Rio de Janeiro has in the construction of their religious identities. Considering that the idea of obtaining religious knowledge of the Sunni Tradition plays an important role in the community's members discourses, the various forms that the knowledge is circulated, appropriated and mobilized in the prayer's ritual create cumulative differences that give different positions, powers and identity to the members of the Sunni community of Rio de Janeiro, according to their ethnicities and ways of becoming Muslim (having a Muslim heritage or being Converted). |
Influência e contribuição: a igreja católica progressista brasileira e o fórum social mundial Levy, Charmain Abstract in Portuguese: Desde o começo dos anos 1980, a Igreja Católica Progressista organizou e influenciou as práticas, as ideias e os objetivos da sociedade civil brasileira. A proposta do presente artigo consiste em analisar as diferentes maneiras pelas quais a Igreja Católica Progressista influenciou o Fórum Social Mundial (FSM). Os dois principais eixos de análise são, primeiro, a influência dos princípios, da visão de mundo e da metodologia da Igreja Católica Progressista sobre indivíduos e organizações da sociedade civil que estiveram envolvidos na concepção e na realização do FSM e, segundo, a participação da Igreja Católica Progressista no FSM através de organizações ligadas à Igreja Católica, forçando a inclusão da agenda da Igreja Progressista naquela do FSM. O artigo analisa como e por que a Teologia da Libertação e a Igreja Popular brasileiras influenciaram as ideias que levaram à criação e organização do FSM, além de discutir em detalhe a participação da Igreja Católica Progressista nas edições subsequentes do Fórum.Abstract in English: Since the early 1980s, the Progressive Church in Brazil has organised and influenced Brazilian civil society practices, ideas and goals. This paper proposes to study the different ways which the Brazilian Progressive Church has influenced the World Social Forum (WSF). The two principle axes of influence include: its principles, world vision and methodology on individuals and civil society organisations who have been involved in the conception and realization of the WSF; and its participation through Church related organisations in the WSF that push to include the Progressive Church's agenda within that of the WSF. This paper analyses why and how the Brazilian Liberation Theology and Popular Church have influenced the ideas that lead to the conception and organisation of the WSF and details the participation of the Brazilian Progressive Church in the WSFs. |
O que os santos podem fazer pela antropologia? Sáez, Oscar Calavia Abstract in Portuguese: O artigo sustenta que os santos podem servir de eixo a uma abordagem mais etnográfica e radical da antropologia da religião. De praxe, essa subdisciplina está excessivamente pautada pelas concepções de apenas um tipo de nativos: teólogos, sacerdotes, especialistas. Doutrinas estabelecidas servem como referência, e a religião comum vira assim uma religião popular, subalterna ou desviante. Os santos, personagens locais que no entanto atravessam fronteiras entre credos e são por sua vez subalternos nas elaborações teológicas, podem ser vistos como atores essenciais dentro de uma rede de relações (do tipo das propostas pela actor-network theory), a unir mitos, devotos, lugares, objetos ou personagens sagrados, rituais, doutrinas e, como um limite externo, Deus. Essa rede, sugiro, deve se reivindicar como objeto prioritário dos estudos sobre religião.Abstract in English: This paper claim that saints must be at the core of a more ethnographic and radical approach to the Anthropology of Religion. Anthropology of Religion draw heavily on specialized conceptions of priests or theologians, while common religious practices are marked as popular or deviant ones. The saints, although local characters overlooked in theological discourse, overtake creed frontiers and can be seen as critical actors in a network (after the actor-network theory proposal) that links myths, believers, places, sacred things or personae, rituals, doctrine, and, as an outer edge, God. This network, I suggest, must be stressed as the main object of religion studies. |
Resenhas Imagens-cruzes: a propósito de dois documentários sobre os andes Sztutman, Renato |
Resenhas Migração e segmentação evangélica: as dinâmicas de um processo Silva, Andréia Vicente da |
Resenhas Charles Taylor: a secular age Marques, Alexandre Bacelar |