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Percepções do fonoaudiólogo recém-formado quanto a sua formação, intenção profissional e atualização de conhecimentos

Perceptions of newly graduated Speech and Language Pathologists regarding their academic formation, professional goals and knowledge update

OBJETIVO: Investigar as percepções do fonoaudiólogo recém-formado do estado do Rio de Janeiro quanto a sua formação, intenção profissional e busca por atualização de conhecimento. MÉTODOS: Participaram fonoaudiólogos graduados em cursos de formação no estado do Rio de Janeiro, nos anos 2005 e 2006. Foi aplicado um questionário constituído por dez perguntas fechadas, elaboradas para esta pesquisa e previamente verificadas por projeto piloto. Os dados foram submetidos a análise estatística com cruzamento de variáveis. RESULTADOS: Observou-se que a maioria dos fonoaudiólogos considerou-se atendida em suas expectativas e segura dos conhecimentos adquiridos (p<0,001). Esses profissionais pretendem atuar principalmente em clínicas (89%) e continuar se atualizando por meio de cursos de especialização (70%). A área de Linguagem foi considerada a que melhor subsidiou sua formação (68%), enquanto que Saúde Coletiva foi a que menos atendeu às expectativas (72%), com diferenças estatisticamente significativas. A indústria (70%) foi o local de trabalho considerado de acesso mais difícil ao fonoaudiólogo (p<0,05). CONCLUSÃO: Os fonoaudiólogos do estado do Rio de Janeiro graduados em 2005 e 2006 consideraram-se atendidos em suas expectativas quanto à formação, especialmente no que se refere à área de Linguagem, e apontaram maior interesse por atuação em clínica. Quanto à busca por atualização de conhecimento, a especialização foi o curso que despertou maior interesse.

Capacitação profissional; Fonoaudiologia; Educação continuada; Mercado de trabalho


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