Acessibilidade / Reportar erro

A escrita de narrativas autobiográficas no processo de envelhecimento

RESUMO

A escrita de narrativas autobiográficas no processo de envelhecimento

Regina Célia Celebrone Lourenço

Mestre, Professora da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Regina Célia Celebrone Lourenço R. Reinaldino S. Quadros, 1391/13, Alto da XV Curitiba (PR), Brasil, 80050-030 E-mail: recelebrone@terra.com.br

Lourenço RCC. A escrita de narrativas autobiográficas no processo de envelhecimento [dissertação]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná; 2009.

A população idosa no Brasil e no mundo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. As estatísticas apontam que já há uma mudança no perfil etário da população brasileira, caracterizada por um aumento de idosos e declínio nos nascimentos. O envelhecimento populacional é um fato inevitável, o que aponta para a necessidade de a sociedade ocupar-se com o processo de envelhecimento e criar propostas para viabilizar condições de saúde, dignidade e autonomia aos seus idosos. A sociedade tem respondido a essas demandas de saúde e qualidade de vida da população que envelhece com políticas públicas, através de leis e estatutos. Nosso trabalho está direcionado ao enfoque do envelhecimento por uma dimensão da subjetividade humana, ou seja, que para além dos anos acrescentados pela ciência, o envelhecimento seja dotado de sentido. À luz das concepções bakhtiniana e psicanalítica de constituição do sujeito pela linguagem, analisamos, neste trabalho, os sentidos que oito idosos atribuíram à escrita de narrativas autobiográficas reunidas no livro "Nossas músicas, nossas vidas", produzido na Oficina da Linguagem situada na Unidade de saúde da Praça Ouvidor Pardinho em Curitiba. O método de pesquisa foi o qualitativo com entrevista semiestruturada, por ser o mais apropriado para contemplar os aspectos subjetivos do envelhecimento. Da análise dos sentidos atribuídos pelos idosos à escrita de narrativas autobiográficas, confirmamos que a escrita proporciona autoestima, realização pessoal, bem-estar, resgata lembranças, imortaliza relatos, promove a inclusão social, possibilita a vivência da cidadania e oportuniza um envelhecimento com qualidade e dotado de sentido.

Trabalho realizado no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil, sob orientação da Profa. Dra. Giselle de Athayde Massi.

  • Endereço para correspondência:
    Regina Célia Celebrone Lourenço
    R. Reinaldino S. Quadros, 1391/13, Alto da XV
    Curitiba (PR), Brasil, 80050-030
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Abr 2010
    • Data do Fascículo
      2010
    Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684 - 7º andar, 01420-001 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@sbfa.org.br