Accessibility / Report Error

Pesquisa participante na intervenção da transmissão de helmintoses intestinais (cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal)

Neste trabalho, desenvolvido na Cidade Satélite do Paranoá/DF, pretende-se desenvolver um projeto de pesquisa participante que contribuísse para a redução dos índices de infecção de helmintoses intestinais em um grupo de crianças de risco nutricional. A unidade da pesquisa foi o Núcleo Familiar que compreetzdia pais, filhos e outros parentes que habitavam a mesma residência. Um conjunto de ações instrumentais técnicas e de processos educativos acompanharam todas as etapas do projeto. As práticas foram participativas, problematizadoras, estimulantes a análises e reflexões críticas, objetivando a construção, socialização e apropriação de um novo saber. As ações técnicas compreenderam os exames fecais e tratamento. As ações educativas, tiveram como princípio a pedagogia problematizadora estimulante a análises e reflexões críticas, tendo por eixo condutor a Promoção a Saúde como Qualidade de Vida e Cidadania. O programa dessas ações compreendeu: visitas domiciliares, aplicação de questionário, reuniões de grupos até a entrega dos resultados dos exames e tratamento. Procurou-se resgatar no Tema Gerador a História dos Indivíduos e da Comunidade, Identificação e Reflexão dos Problemas do Paranoá; Confronto da Realidade Vivenciada. Um conjunto de métodos e técnicas pedagógicas estimulantes à participação foram utilizados. Os processos avaliativos foram: quantitativos - avaliação dos índices de infecção e número de participantes; qualitativos - ocorrendo durante todo o desenvolvimento do processo educativo, sendo traduzidos através do material produzido pelos participantes, dos depoimentos individuais e da presença ativa nas etapas e tarefas práticas dos trabalhos nas reuniões. Os resultados obtidos foram relevantes quanto à participação, à produção e apropriação de conhecimentos e na intervenção da transmissão das helmintoses intestinais.

Parasitoses intestinais; Epidemiologia e controle das parasitoses intestinais; Educação em Saúde


Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT Caixa Postal 118, 38001-970 Uberaba MG Brazil, Tel.: +55 34 3318-5255 / +55 34 3318-5636/ +55 34 3318-5287, http://rsbmt.org.br/ - Uberaba - MG - Brazil
E-mail: rsbmt@uftm.edu.br