RESUMO
Introdução:
O objetivo deste artigo é analisar como o Centro de Governo (CdG) atua como unidade responsável pela condução da agenda presidencial no Brasil contemporâneo.
Materiais e Métodos:
O estudo aplicou a abordagem teórica do CdG como um arranjo de governança e utilizou dados qualitativos e quantitativos para atingir seu objetivo. Além da revisão bibliográfica sobre a literatura e documentos oficiais, o estudo sintetiza e aprofunda dados empíricos e informações de um projeto de pesquisa conjunto abrangendo o período de estabilidade política no Brasil, de 1995 a 2014, quando os presidentes eleitos finalizaram seus mandatos.
Resultados:
Os achados empíricos confirmam que CdG é fenômeno dinâmico e flexível. Isso coloca em perspectiva crítica a abordagem normativa da “boa governança” que supervaloriza sua dimensão técnica e negligência seu aspecto político.
Discussão:
Os resultados da pesquisa lançam luz sobre a importância da relação entre política e políticas públicas, ao demonstrar que a configuração e as funções do Centro de Governo variam devido a múltiplas causas, cada agenda de política pública do presidente é implementada de forma diferente e as políticas priorizadas seguem uma lógica de coordenação única dentro do governo federal brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE:
centro de governo; arranjo de governança; coordenação de políticas públicas; democracia; Brasil