Acessibilidade / Reportar erro

Depois da “judicialização”: um mapa bibliográfico do Supremo

After “judicialization”: a literature map of the Brazilian Supreme Court

RESUMO

Introdução:

O artigo faz uma revisão sistemática para explicar a trajetória do conceito de “judicialização da política” na literatura produzida pelas ciências sociais sobre o Supremo Tribunal Federal (STF).

Materiais e Métodos:

São revisados e classificados tematicamente 148 documentos publicados entre 1990 e 2021.

Resultados:

É descrita a formação do campo de estudos sobre o STF, identificando seus diferentes estágios de desenvolvimento e suas diversas temáticas, além de mostrar como e por que o conceito de “judicialização” perdeu importância nesse contexto. Isso se deveu, fundamentalmente, às reiteradas críticas a que o conceito foi submetido e à emergência de enquadramentos conceituais alternativos.

Discussão:

Este exercício de revisão e crítica conceitual é relevante para o desenvolvimento de análises empíricas sobre o STF, porque contribui para elevar o rigor conceitual dos usos remanescentes da noção de “judicialização da política”.

Palavras-chave
Supremo Tribunal Federal; judicialização da política; cortes constitucionais; comportamento judicial; revisão sistemática

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com