Barnard (1938)Barnard, I.C. 1938 [1979]. As funções do executivo. São Paulo: Editora Atlas.
|
Incentivos informais a cooperação |
A ação do líder |
Selznick (1943Selznick, P. 1943. An Approach to a Theory of Organization. American Sociological Review, 8, pp. 47–54., 1949)_______. 1949 [1966]. Cooptação: um mecanismo para a estabilidade organizacional. In: E. Campos, ed. Sociologia da Burocracia. Textos Básicos de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
|
Processo de cooptação |
Delegação de autoridade |
Simon (1947)Simon, H.A. 1947 [1971]. Comportamento administrativo. 2ª ed. Rio de Janeiro. Editora da FGV.
|
Funcionamento subótimo da organização |
Racionalidade limitada |
Simon e March (1957) |
Problemas de coordenação |
Racionalidade limitada |
Crozier (1964)Crozier, M. 1964 [1981]. O fenômeno burocrático. Brasília: Editora da UnB.
|
Fragilidade da estrutura hierárquica |
Assimetria informacional a favor do subordinado |
Cyert e March (1963)Cyert, R.; March, J. 1963. Behavioral Theory of the Firm. Englewood: Prentice Hall.
|
Slack organizacional |
Déficit de efetividade |
Tullock (1965)Tullock, G. 1965. The Politics of Bureaucracy. Washington, D.C.: Public Affairs Press.
|
Progressão nas carreiras |
Utilitarismo do burocrata |
Downs (1967)Downs, A. 1967. Inside Bureaucracy. Boston: Little Brown & Company.
|
Tipologia da motivação burocrática |
Utilitarismo do burocrata |
Cohen, March e Olsen (1972)Cohen, M.D.; March, J.G.; Olsen, J.P. 1972. A Garbage Can Model of Organizational Choice. Administrative Science Quarterly, 17(1), pp. 1–25.
|
Anarquia organizada |
Desarticulação decisória |
Niskanen (1971)Niskanen, W.A. 1971. Bureaucracy and Representative Government. Chicago: Aldine-Atherton.
|
Crescimento da burocracia |
Assimetria informacional |
Moe (1984Moe, T. 1980. The Organization of Interests: Incentives and the Internal Dynamics of Political Interest Groups. Chicago: University of Chicago Press.; 1990)_______. 1990. Political Institutions: The Neglected Side of the Story. Journal of Law, Economics, and Organization, 6, pp. 213–253.
|
Ineficiência organizacional |
Competição política |
Williamson (1985)Williamson, O.E. 1985. The Economic Institutions of Capitalism. New York: Free Press.
|
Hierarquias como instrumento de redução de custos de transação |
Estrutura de governança |
Wilson (1989)Wilson, J.Q. 1989. Bureaucracy: What Government Agencies do and why they do it. New York: Basic Books.
|
Condescendência burocrática |
Fatores ambientais e coletivos |
Puttnan (1993) |
Desempenho institucional |
Capital social |
Miller (1999)Meyer, J W.; Rowan, B. 1999. Organizaciones institucionalizadas: la estructura formal como mito y ceremonia. In: W.W. Powell; P.J. DiMaggio, eds. El Nuevo Institucionalismo En Al Análisis Organizacional. México: Fondo de Cultura Económica.
|
Dilemas gerenciais |
Estratégias políticas |
Evans e Rauch (1999)Evans, P.; Rauch, J.E. 1999. Bureaucracy and Growth: A cross-national analysis of the effects of “weberian” state structures on economic growth. American Sociological Review, 64(5), pp. 748–765.
|
Conexão entra a estrutura burocrática e o crescimento |
Gestão meritocrática |
econômico |
|
Evans (2004)Evans, P. 2004, Autonomia e Parceria: Estados e transformação industrial. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
|
Sinergia entre o estado e a sociedade civil |
Participação decisória |
Luhmann (1976)Luhmann, N. 1976. A General Theory of Organized Social Systems. In: G. Hofstede; S. Kassem, eds. European Contributions to Organization Theory. Amsterdam: Van Gorcum.
|
Integração sistêmica |
Comunicação (codificação) |
Nee e Opper (2007)Nee, V.; Opper, S. 2007. On Politiziced Capitalism. In: V. Nee; R. Swedberg, eds. On Capitalism. Stanford: Stanford University Press.
|
Capitalismo politizado |
Conexões políticas |