Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões de acordos de compras de terra chineses na América do Sul: vetores de mobilização e instituições domésticas

RESUMO

Introdução:

O artigo analisa as reações domésticas aos acordos de compras de terras chinesas no Brasil, Argentina e Bolívia e como essas tentativas afetaram a estrutura regulatória desses países para aquisições de terras estrangeiras.

Materiais e métodos:

As mobilizações contra esses acordos são examinadas com foco em sua composição interna de forças sociais e nas estruturas que elas produzem para pressionar por restrições regulatórias.

Resultados:

O surgimento de protestos na Argentina e no Brasil, relativo à falta de oposição na Bolívia, é explicado através de um desenho de caso mais semelhante, enfatizando as diferenças na estrutura socioeconômica rural e composição de capital no setor agrícola como fatores explicativos centrais, respondendo pela variação do resultado nos casos examinados.

Discussão:

Com ponto de partida no debate sobre o investimento global em terras, o artigo contribui para entender como o investimento estrangeiro é acomodado em diferentes modos de desenvolvimento dependente de commodities.

PALAVRAS-CHAVE:
Governança da terra; América do Sul; Conflitos pela terra; China; Agronegócio

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com