Logomarca do periódico: Revista de Sociologia e Política

Open-access Revista de Sociologia e Política

Publication of: Universidade Federal do Paraná
Area: Human Sciences
ISSN printed version: 0104-4478
ISSN online version: 1678-9873
Creative Common - by 4.0

Table of contents

Revista de Sociologia e Política, Issue: 13, Published: 1999

Revista de Sociologia e Política, Issue: 13, Published: 1999

Document list
Dossiê Cidadania e Violência
Invisibilidade, preconceito e violência racial em Curitiba Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de Souza, Marcilene Garcia de

Abstract in Portuguese:

O artigo propõe-se analisar o processo de construção de Curitiba enquanto "capital européia" o que, por sua vez, implicou tornar invisível a população negra. Demonstra-se como esta imagem, que pode ser vislumbrada através do projeto arquitetônico da cidade, tem suas origens em um falsa idéia de que o Paraná constituiu-se como um "Brasil diferente", que não teria tido a mesma configuração racial que o restante do país. Principalmente porque, segundo o argumento de intelectuais e pesquisadores locais, não houve escravidão nem população negra significativa. Argumentamos que estas conclusões são incorretas e que tanto no passado quanto hoje há um contigente populacional de negros que são tornados invisíveis, com consequências negativas para este grupo, na assim chamada "capital das etnias".
Dossiê Cidadania e Violência
O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição: o suspeito é o culpado Lima, Lana Lage da Gama

Abstract in Portuguese:

Autoridade máxima do Tribunal do Santo Ofício, o inquisidor acumulava as funções de investigador e juiz, encerrando em suas mãos um enorme poder. Os estudos sobre o processo inquisitorial têm ressaltado que o arbítrio do juiz era muito mais amplo nesta justiça do que noutras de sua época, devido ao grande número de questões subjetivas, não resolvidas normativamente ou tratadas de forma ambígua pela legislação. Este trabalho apresenta uma análise do papel do inquisidor, suas atribuições e prerrogativas, em um tribunal que sempre primou por orientar seus processos no sentido de confirmar suas suspeitas iniciais e culpabilizar o réu.
Dossiê Cidadania e Violência
Polícia, justiça e sociedade no Brasil: uma abordagem comparativa dos modelos de administração de conflitos no espaço público Lima, Roberto Kant de

Abstract in Portuguese:

O autor compara os sistemas jurídicos do Brasil e dos Estados Unidos, particularmente suas instituições do tribunal do júri e o jury, considerando-os loci privilegiados para a produção, reprodução e manutenção da ordem social.
Dossiê Cidadania e Violência
Crime e castigo nos Estados Unidos: de Nixon a Clinton Wacquant, Loïc

Abstract in Portuguese:

Este artigo analisa o crescimento exponencial do número de detentos ocorrido nos Estados Unidos a partir de meados dos anos 70. Procura mostrar que esse crescimento não corresponde a um aumento da criminalidade, mas à conjugação de três séries causais, quais sejam: o declínio do "ideal de reabilitação" dos prisioneiros, a instrumentalização do medo da violência pelos políticos e pela mídia e a função de mecanismo de controle racial assumido pelo sistema penal americano. Em suma, a hiperflação carcerária revela a contraface do enfraquecimento do Estado de Bem-Estar Social e a sua substituição por um Estado penal.
Dossiê Cidadania e Violência
Elementos para uma geografia penal Christie, Nils

Abstract in Portuguese:

Neste artigo, o autor apresenta um novo ramo da criminologia, a "geografia penal", justificando-o pela análise das taxas de encarceramento na Europa, na América do Norte e na América Latina. Procura-se mostrar como as variações dessas taxas, no tempo e no espaço, respondem antes a fatores culturais e geo-políticos do que ao nível ou à evolução da criminalidade nos diferentes países.
Dossiê Cidadania e Violência
As contradições da "sociedade punitiva": o caso britânico Garland, David

Abstract in Portuguese:

O autor procura mostrar, examinando o caso britânico, como as políticas penais atuais são dilaceradas por duas tendências contraditórias: de um lado, a percepção da necessidade de enfrentar a criminalidade como um aspecto constitutivo e inexpurgável da vida social contemporânea, o que resulta numa "criminologia do eu", do criminoso como agente racional à nossa imagem e semelhança, e aponta para uma "administração" desse fato social normal; e, de outro, a negação histérica dessa realidade, o que resulta numa "criminologia do outro", do criminoso como monstro, e que aponta para um recuo a estratégias de combate ao crime mais primitivas e de eficácia meramente simbólica.

Grupos, lealtades y prácticas: el caso de la justicia penal Argentina Sarrabayrouse Oliveira, María José

Abstract in Portuguese:

A implementação dos juízos orais na justiça penal nacional argentina é um caso exemplar que permite perceber a forma em que a instalação de um debate de puro corte jurídico colabora na definição de grupos e práticas particulares no interior da agência judicial. Os diferentes tipos de relações que estruturam os grupos integrantes do aparato de justiça penal - definidos pelo status, pela hierarquia, pelo parentesco e pelas lealdades - incidem sobre as características particulares que adquirem as práticas dos agentes. O presente artigo centrar-se-á na análise das práticas cotidianas de funcionamento dos agentes judiciais e nas estratégias "informais" utilizadas pelos atores para um movimento efetivo dentro da agência judicial.

Prácticas violentas y configuración de verdades en el sistema penal de Argentina Martínez, Josefina

Abstract in Portuguese:

As práticas violentas - realizadas ou toleradas - no interior das agêncas do sistema penal podem ser analisadas como parte de uma prática habitual cotidiana que as considera ferramentas necessárias para o controle de pessoas e grupos em contextos particulares, e são utilizadas nos processos concretos de configuração de verdades na investigação dos casos penais. Este trabalho propõe-se a abordar esses processos a partir do caso de um homem que foi acusado de um homicídio que não cometeu e que teve que recorrer às distintas instâncias do sistema penal tratando de demonstrar que era inocente. A perseguição policial preexistente - de caráter próximo e local -, e a distância existente entre a justiça penal e o cenário material e simbólico dos fatos, aparecem como os sinais extremos de um complexo processo de configuração da verdade.
Dossiê Cidadania e Violência
Criminalidade violenta: por uma nova perspectiva de análise Silva, Luís Antonio Machado da

Abstract in Portuguese:

O artigo aborda o problema da criminalidade violenta urbana no Brasil após a década de setenta, procurando apresentar uma nova perspectiva de análise. Seu argumento é que as interpretações correntes, que vinculam o aumento da criminalidade, especialmente a organizada, à crise institucional são inadequadas, pois não consideram a especificidade do problema, tanto do ponto de vista teórico como, e principalmente, do ponto de vista prático. A criminalidade organizada é uma realidade social com lógica própria, até agora não estudada, e que funciona com certa independência em relação a outros problemas e fenômenos sociais, como a "crise do Estado".
Artigos
O movimento operário brasileiro e as massas populares: massas obreiras/revolucionárias ou massas ignorantes/inertes? Pereira, Andréa R. Sampaio

Abstract in Portuguese:

O presente artigo procura analisar a influência da "psicologia de massas" sobre o movimento operário brasileiro no período entre 1917 e 1922. Nosso objetivo é demonstrar como os movimentos de esquerda podem ter os seus horizontes limitados quando da incorporação de idéias conservadoras e/ou burguesas.
Artigos
IAPB e sindicato: duas estruturas interligadas Oliveira, Ana Lúcia

Abstract in Portuguese:

O objetivo deste artigo é analisar as relações entre o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB) e o sindicalismo bancário. Nossa tese é a de que os bancários, através do sindicato, apropriaram-se desse espaço para intervir diretamente na política de previdência social, diferentemente de outras categorias como a dos industriários.
Artigos
Educação sindical em São Bernardo nos anos setenta e oitenta Paranhos, Kátia Rodrigues

Abstract in Portuguese:

Este artigo aborda a preocupação das lideranças sindicais de São Bernardo com relação às programações culturais, aos planos de formação sindical e política, aos projetos de renovação da imprensa sindical e às atividades de lazer. Por intermédio do Jornal Tribuna Metalúrgica e do Suplemento Informativo da Tribuna Metalúrgica foi possível rastrear o discurso e as práticas das lideranças sindicais entre os anos de 1971 e 1982. Desse modo, as lideranças de São Bernardo, ao procurarem mobilizar a categoria instituem a educação sindical como uma estratégia de luta decisiva naqueles anos.
Resenhas
Mídia, opinião pública e política Kramer, Paulo
Resenhas
Influência militar na atual política brasileira: erosão ou retirada? Ferraz, Francisco César Alves
Resenhas
A América Latina vista do alto Feres Jr., João
Resenhas
Promessa, queda, redenção: a presidência afortunada na visão de Cândido Mendes Brandão, Gildo Marçal
Resenhas
Traços do Brasil Losso, Tiago
Resenhas
Sindicatos e trabalhadores no Brasil: defensiva estratégica e alternativa antiliberal Buonicore, Augusto César
Resenhas
História e Sociologia: um par necessário Perissinotto, Renato Monseff
location_on
Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error