Open-access Diferenças transculturais nos conceitos de saúde e doença de crianças

INTRODUÇÃO: Apesar de diversas pesquisas indicarem a necessidade de investigações transculturais na área de saúde, a maioria dos estudos existentes sobre o desenvolvimento de conceitos de saúde e doença em crianças e adultos foram realizados com amostras de países desenvolvidos. Assim, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de investigar o impacto das variáveis idade, série escolar, nível socioeconômico e sexo na formação dos conceitos de saúde e doença em escolares brasileiros de primeiro grau. MÉTODO: Os sujeitos foram entrevistados individualmente, num total de 96, e suas idéias sobre saúde e doença foram medidas por questões abertas. Suas respostas foram transcritas na íntegra e estudadas por análise de conteúdo. RESULTADOS: Provas de Chi-quadrado revelaram diferenças significativas nos conceitos de saúde e doença dos participantes em relação à idade, série escolar e nível socioeconômico. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os temas empregados pela amostra para definir saúde e doença foram consistentes com os encontrados nas pesquisas provenientes de outros países. Na medida em que a idade e a série escolar aumentam, os conceitos de saúde e doença tornam-se mais diferenciados e multidimensionais. As semelhanças entre culturas na conceituação de saúde e doença mostraram-se muito mais intrigantes do que as diferenças.

Pesquisa; Doença; Comparação transcultural; Processo saúde-doença; Educação em saúde


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