Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos do trabalho e do sono associados à capacidade para o trabalho entre pilotos

RESUMO

OBJETIVO:

Analisar a associação da organização do trabalho e dos aspectos do sono com a capacidade para o trabalho entre pilotos da aviação regular.

MÉTODOS:

Foi realizada uma pesquisa epidemiológica transversal, com 1.234 pilotos da aviação regular, que realizavam voos de rotas nacionais e internacionais, afiliados à Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil. A coleta de dados foi feita através de questionário on-line. Para comparação entre as proporções foram realizados os testes de hipóteses qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Posteriormente, foi efetuada a análise de Poisson, com variância robusta, para testar os fatores associados à capacidade moderada ou baixa para o trabalho.

RESULTADOS:

A prevalência de capacidade para o trabalho moderada ou baixa foi de 43,3%. Verificou-se que autopercepção de sono insuficiente (RP = 1,29; IC95% 1,06–1,57), maior percepção para fadiga (RP = 1,51; IC95% 1,24–1,84), jornada de voo maior que 65 horas por mês (RP = 1,22; IC95% 1,01–1,46), menos de 10 dias de folga por mês (RP = 1,27; IC95% 1,04–1,55) e atrasos operacionais frequentes (RP = 1,23; IC95% 1,02–1,48) foram fatores associados à capacidade moderada ou baixa para o trabalho.

CONCLUSÕES:

A organização do trabalho foi um fator determinante para a diminuição da capacidade para o trabalho, em especial quanto aos aspectos relacionados ao descanso e suas repercussões no sono de pilotos.

DESCRITORES:
Pilotos; Avaliação da Capacidade de Trabalho; Sono; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br