Avaliação do programa assistencial de um serviço de interconsulta psiquiátrica e psicológica

OBJETIVO: Investigar a pertinência dos critérios subjetivos adotados por um serviço de interconsulta psiquiátrica e psicológica e sua adequação na avaliação dos registros e resultados objetivos obtidos. MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com todos os supervisores do serviço estudado de um hospital universitário, e revisados os registros de caso coletados rotineiramente no serviço. Foi realizada avaliação formal por meio de análise de conteúdo para cada categoria. RESULTADOS: Os resultados mostram distorção entre o foco adotado pelo serviço (relação médico-paciente) e a demanda dos consultantes. Esse foco direciona para maior predomínio de intervenções direcionadas aos médicos consultantes do que aos pacientes. CONCLUSÃO: A avaliação da pertinência dos critérios adotados pelo serviço pode servir ao propósito de promover análise da qualidade do serviço prestado, principalmente em casos em que não se possuem ainda critérios objetivos que possam atestar sua adequação.

Serviços de saúde mental; Avaliação de serviços; Qualidade dos cuidados de saúde; Psiquiatria; Psicologia; Interconsulta


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