Epidemiologia do uso de medicamentos entre idosos em área urbana do Nordeste do Brasil

Epidemiología del uso de medicamentos entre ancianos en área urbana del Noreste de Brasil

Sabrina Joany Felizardo Neves Ana Paula de Oliveira Marques Márcia Carrera Campos Leal Alcides da Silva Diniz Tibério Silva Medeiros Ilma Kruze Grande de Arruda Sobre os autores

OBJETIVO

Analisar o uso de medicamentos entre idosos e os fatores associados.

MÉTODOS

Estudo transversal com 400 indivíduos maiores de 60 anos residentes na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família, em Recife, PE, em 2009. Os indivíduos foram selecionados por amostra probabilística sistemática, com coleta de dados de base domiciliar. Foram avaliadas variáveis socioeconômicas e demográficas, estilo de vida, condições de saúde e nutricionais. A variável independente foi uso de medicamentos. O diagrama analítico envolveu análises estatísticas uni e multivariadas.

RESULTADOS

A prevalência de uso de medicamentos foi de 85,5%. A polifarmácia (> 5 medicamentos) ocorreu em 11% dos casos. Dos 951 medicamentos relatados, 98,2% foram por prescrição médica e 21,6% foram considerados inseguros para idosos. Os medicamentos de uso nos sistemas cardiovascular (42,9%), nervoso central (20,2%), digestório e no metabolismo orgânico (17,3%) foram os mais utilizados. O uso de polifarmácia associou-se à escolaridade (p = 0,008), à saúde autorreferida (p = 0,012), à doença crônica autorreferida (p = 0,000) e ao número de consultas médicas ao ano (0,000).

CONCLUSÕES

A proporção de uso de medicamentos é elevada entre idosos, inclusive daqueles considerados inadequados, e há desigualdades entre grupos de idosos quando se considera escolaridade, quantidade de consultas médicas e saúde autorreferida.

Idoso; Uso de Medicamentos; Polimedicação; Fatores Socioeconômicos; Saúde da População Urbana


Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br