Prevalência de nascimentos pré-termo por peso ao nascer: revisão sistemática

Prevalencia de nacimientos pre-término por peso al nacer: revisión sistemática

Mariângela F Silveira Alicia Matijasevich Bernardo L Horta Heloisa Bettiol Marco Antônio Barbieri Antonio A Silva Patricia H C Rondó Abelardo N Lunardelli Marco A Peres Ricardo Q Gurgel Antônio L Cunha Luiza M Calvano Joffre Amin Jr Maria do C Leal Ana Cristina Guimarães Matos Ana Goretti Maranhão Juan José Cortez-Escalante Aluísio J D Barros Fernando C Barros Cesar G Victora Sobre os autores

OBJETIVO

Estimar a prevalência de nascimentos pré-termo por faixas de peso ao nascer e obter uma equação para correção de estimativas.

MÉTODOS

Revisão sistemática da literatura nacional, de 1990 a 2012, para identificar estudos com coleta primária de informações sobre peso ao nascer e idade gestacional. Foram selecionados 12 que contribuíram com tabulações da prevalência de nascimentos pré-termo para faixas de 100 g de peso ao nascer. Os resultados desses estudos foram combinados pelo método de polinômios fracionais, sendo obtidas curvas separadas para meninos e meninas, comparadas com os resultados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos para os anos 2000, 2005, 2010 e 2011.

RESULTADOS

As estimativas da prevalência de nascimentos pré-termo, obtidas a partir dos estudos primários, foram superiores às do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos para praticamente todas as faixas de peso ao nascer. A prevalência relatada pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos foi de 7,1% em 2010, cerca de 38% menor do que a estimativa de 11,7% obtida com a equação de correção.

CONCLUSÕES

Os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos quanto à prevalência de nascimento pré-termo não refletem a verdadeira dimensão da prematuridade no Brasil. Assim sendo, para sua utilização, será necessária a aplicação do fator de correção, conforme proposto.


Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br