Quality of life, life satisfaction and happiness in shift- and non-shiftworkers

OBJETIVO: Estudar a qualidade de vida, satisfação pessoal, felicidade e exigências do trabalho entre trabalhadores com diferentes horários de trabalho. MÉTODOS: Realizou-se uma pesquisa entre profissionais da área de assistência social. Alguns trabalhavam em turnos noturnos (N=311) e diurnos (N=207), e outros não trabalhavam em turnos (N=1.210). O questionário da pesquisa foi enviado por correio e a taxa de resposta foi de 86%. Para o estudo, foram selecionadas variáveis incluídas no Perfil de Qualidade de Vida, que mede a importância, satisfação, controle e oportunidades em nove domínios da vida, além de medir a felicidade, satisfação pessoal e exigências do trabalho. RESULTADOS: Em comparação com os trabalhadores que não trabalham em turnos, ambos os grupos de trabalhadores em turnos informaram precisar fazer um esforço físico maior para completar o trabalho e "sentir" um cansaço físico maior. Entretanto, não foram encontradas diferenças nos relatos de felicidade global, satisfação pessoal e qualidade global de vida. Os trabalhadores de turnos noturnos relataram, no entanto, passar um maior tempo infelizes em relação aos outros dois grupos de trabalhadores. As análises de qualidade de vida revelaram que os trabalhadores de turnos noturnos sentiam-se menos satisfeitos nos domínios de "ser" espiritual e "pertinência" física e comunitária que os trabalhadores diurnos e os que não trabalhavam em turnos. Também informaram ter menos oportunidades de aperfeiçoar o seu "ser" físico, lazer e crescimento pessoal em comparação com os outros dois grupos. CONCLUSÕES: A qualidade de vida em domínios específicos em trabalhadores noturnos foi classificada como pior do que em outros grupos de trabalhadores. A qualidade de vida baseada em domínios proporciona maiores informações relativas às necessidades particulares dos trabalhadores se comparada a medidas globais do bem-estar.

Trabalho em turnos; Trabalho noturno; Qualidade de vida; Trabalhadores; Satisfação no emprego; Questionários; Assistência social


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