Aumento do rendimento do lavado brônquico para diagnóstico da tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa

Alonso Soto Vilma Acurio Lely Solari Patrick Van der Stuyft Sobre os autores

OBJETIVO

Avaliar o aumento do rendimento do diagnóstico de tuberculose pulmonar mediante cultura de lavado brônquico em comparação ao rendimento da cultura de escarro.

MÉTODOS

Estudo realizado com 61 adultos da cidade de Lima, Peru, a partir de janeiro de 2006 a dezembro de 2007. Foi comparado o rendimento de culturas de escarro com o de esfregaço de bacilos ácido-resistentes e cultura de amostras de lavado brônquico para diagnóstico de tuberculose pulmonar, em casos suspeitos de tuberculose clínica, com esfregaço de escarro de bacilos ácido-resistentes negativo.

RESULTADOS

Vinte e sete (IC95% 32;58) dos casos foram diagnosticados com tuberculose pulmonar de baciloscopia negativa. As amostras de lavabo brônquio detectaram 23 (95%; IC95% 72;99) dos casos de tuberculose pulmonar de baciloscopia negativa, comparados com 15 (IC95% 37;74) de cultura de escarro (p = 0.02). O diagnóstico da tuberculose pulmonar mediante o uso do esfregaço de bacilos ácido-resistentes e da cultura de lavado brônquico tiveram um rendimento adicional de 44% (IC95% 25;65) em relação à cultura de escarro.

CONCLUSÕES

Em função do contexto epidemiológico e dos recursos disponíveis, a broncoscopia deve ser adotada como parte de trabalho abrangente que otimize o diagnóstico de tuberculose pulmonar de baciloscopia negativa e minimize riscos e custos.

Lavagem Broncoalveolar; Tuberculose, diagnóstico; Técnicas e Procedimentos Diagnósticos; Sensibilidade e Especificidade


Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br