Acessibilidade / Reportar erro

NOTA DO EDITOR

NOTA DO EDITOR

Neste ano registramos o centenário da morte de nosso Patrono Luiz Vicente de Souza Queiroz. Aproveito esta oportunidade para fazer um balanço de nossa revista. Há pouco mais de cinco anos encabecei a comissão que promoveu a transformação dos ANAIS DA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" na atual SCIENTIA AGRÍCOLA, transformação polêmica na época, principalmente devido à tradição dos Anais, que já se encontravam no volume 48, com a contribuição de renomados professores da ESALQ. Com o apoio da Douta Congregação foi feita a mudança, com o objetivo de corrigir falhas importantes que os levavam a um visível declínio. Tratava-se de um periódico de edição anual, que só aceitava artigos de pesquisa da própria instituição, com crivo apenas de especialistas de dentro. O título ANAIS o colocava ao lado de coletâneas de trabalhos apresentados em congressos que, na maioria dos casos, representam resumos sem a aprovação de comitês editoriais. Esses e outros pontos foram resolvidos e hoje a Scientia Agrícola apresenta-se com um corpo editorial ligado à Pós-Graduação da ESALQ, aberta à comunidade científica nacional e internacional, com possibilidades de publicação em inglês ou outra língua estrangeira. A tabela da página seguinte mostra a evolução da revista em alguns aspectos considerados relevantes.

Dos 369 artigos publicados de 1992 a 1997, 61 são em língua estrangeira (16,5%), o que ainda é pouco. A maioria dos artigos possui pelo menos um autor não pertencente ao Campus "Luiz de Queiroz" e um grande número de artigos é de autores de fora. O número de autores estrangeiros é relativamente baixo, mas reflete um razoável intercâmbio científico internacional.

Falta ainda incluí-la no "Current Contents" para que seu prestígio se solidifique internacionalmente. Esta tarefa não é fácil. Para isso, além de outros requisitos, é necessário que nossos artigos sejam citados com frequência em outras revistas internacionais de renome, e aí fica patente a necessidade de publicarmos mais e mais em inglês.

De qualquer forma, dentro do cenário agronômico nacional, a SCIENTIA AGRÍCOLA já ocupa posição de destaque entre as poucas revistas consideradas de referência, podendo ser assessada, na INTERNET. Acreditamos que sem esta transformação os ANAIS DA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" não teria tido um avanço sequer semelhante ao que ocorreu nestes últimos cinco anos.

No início as reações à mudança não foram poucas. Chegou-se até a afirmar que ela representou uma ofensa a Luiz Vicente de Souza Queiroz. Permito-me aqui a repetir as palavras da Professora Marly Therezinha Germano Perecim, renomada historiadora de Piracicaba, que em entrevista ao Jornal de Piracicaba (25 de janeiro de 1998) quando se referia ao movimento Derrubada das Cercas de 1922, disse: "Piracicaba sempre foi conservadora... permanece conservadora mas tem reflexos de abertura... com Luiz de Queiroz veio o inédito, o novo, o transformacional, o revolucionário, porque da maneira como ele se expôs na defesa do abolicionismo e também como ele conduziu seu projeto de modernidade, como industrial e em experiências pioneiras no ensino agrícola praticados em Piracicaba...". Que este espírito ousado e inovador nos sirva sempre de inspiração ao olhar para o futuro, acompanhando as transformações marcantes deste fim de milênio, sem nos esquecermos das tradições de um passado glorioso.

Piracicaba, abril de 1998

KLAUS REICHARDT

Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 1998
  • Data do Fascículo
    Jan 1998
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ - Scientia Agricola, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900 Piracicaba SP Brazil, Phone: +55 19 3429-4401 / 3429-4486 - Piracicaba - SP - Brazil
E-mail: scientia@usp.br