Atratividade de Bucephalogonia xanthophis (Cicadellidae) por voláteis de seu hospedeiro atural Vernonia condensata (Asteraceae)

Os voláteis de plantas são sinais importantes para a orientação de insetos herbívoros. É possível que esses compostos indiquem que a planta é apropriada para alimentação e desenvolvimento larval, ou para agrupamento reprodutivo. Vernonia condensata (Asteraceae) atrai espécies de cigarrinhas, muitas delas vetores da clorose variegada dos citros (CVC). Neste trabalho, foi avaliado o papel dos voláteis de V. condensata na orientação de Bucephalogonia xanthophis (Hemiptera: Cicadellidae). Bioensaios em olfatômetro de quatro braços mostraram que somente os machos foram atraídos pelos voláteis das plantas hospedeiras Citrus sp. e V. condensata, sendo que os voláteis das folhas frescas de V. condensata induziram uma maior resposta quando comparada aos extratos hexânicos da planta. A possibilidade de usar os voláteis de V. condensata abre novas perspectivas para programas e alternativas para o manejo de pragas.

interação planta-herbívoro; cigarrinha; tricomas


São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ - Scientia Agricola, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900 Piracicaba SP Brazil, Tel.: +55 19 3429-4401 / 3429-4486, Fax: +55 19 3429-4401 - Piracicaba - SP - Brazil
E-mail: scientia@usp.br