Acessibilidade / Reportar erro

Organic matter decomposition and microarthropod community structure in corn fields under low input and intensive management in Guaíra (SP)

A taxa de decomposição da matéria orgânica e a estrutura da comunidade de microartrópodes foram comparadas entre dois campos cultivados com milho mas recebendo manejos distintos, sendo um campo manejado intensivamente e outro com baixo uso de insumos. A taxa de decomposição foi mais alta no campo intensivamente manejado no início da cultura, mas decresceu para um nível significativamente inferior àquela observada no campo com baixo uso de insumos ao final da estação. Tal tendência sugeriu que a estrutura da comunidade dos organismos associados ao processo de decomposição poderia estar sendo negativamente influenciada no campo intensivamente manejado. Análises da estrutura das comunidades de microartrópodes indicaram que diferentes comunidades estavam presentes nos dois campos. As populações de microartrópodes presentes no campo sob manejo intensivo sofreram queda abrupta em números, sendo praticamente eliminadas já no segundo mês de desenvolvimento da cultura.

Fauna do solo; matéria orgânica; decomposição; agroecossistemas; manejo agrícola


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ - Scientia Agricola, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900 Piracicaba SP Brazil, Phone: +55 19 3429-4401 / 3429-4486 - Piracicaba - SP - Brazil
E-mail: scientia@usp.br