Acessibilidade / Reportar erro

DESFIGURAÇÃO* * A tradução deste texto é fruto de uma atividade coletiva no âmbito do grupo religião e espaço público (RESA), o qual existiu no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) entre o final da primeira década de 2000 e o começo da seguinte. Dela participaram: Bernardo Curvelano Freire, Christina Vital Da Cunha, Edilson Pereira, Emerson Giumbelli, Izabella Bosisio, Janayna De Alencar Lui, Mauro Pereira Júnior e Paola Lins de Oliveira. Rodrigo Toniol, Els Lagrou e Daniele Thomaz contribuíram para a tradução da introdução e da seção final do texto, realizada em 2023 em parceria com Emerson Giumbelli.

DEFACEMENT

Resumo

Este texto é uma tradução parcial da primeira parte do livro de Michael Taussig, Defacement: Public Secrecy and the Labour of the Negative (1999). A tradução traz uma seção inédita ao texto, além de ajustes realizados pelo próprio autor, duas décadas depois da primeira publicação.

Palavras-chave:
Michael Taussig; Desfiguração; Profanação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com