Acessibilidade / Reportar erro

AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA PANDEMIA DA COVID-19: ROTINAS DE TRABALHO E DESIGUALDADES* * As autoras agradecem o apoio das associações profissionais (ABCP, Anpocs, ABA, Abri e SBS) na difusão do survey que originou o presente trabalho. Agradecem também aos/ às diversos(as) colegas as opiniões durante o processo de formulação e desenvolvimento da pesquisa, bem como aos/às anônimos(as) pareceristas da revista, cujas contribuições enriqueceram o artigo.

SOCIAL SCIENCES IN THE COVID-19 PANDEMIC: WORK ROUTINES AND INEQUALITIES

Resumo

O objetivo desse texto é analisar as consequências da pandemia de covid-19 nas rotinas de trabalho acadêmico das ciências sociais no Brasil. O estudo se baseia em resultados de um survey difundido com o apoio de associações profissionais da antropologia, ciência política, sociologia e das relações internacionais. O artigo apresenta o perfil dos 1.073 participantes e suas percepções sobre os efeitos da crise nas atividades de formação, ensino e pesquisa, bem como na divisão das tarefas do âmbito privado. Embora a maior parte dos respondentes tenha declarado sentir impactos negativos da pandemia, há disparidades por disciplina de atuação, gênero e raça. Os dados reforçam a importância da discussão de parâmetros de avaliação de produtividade sensíveis às desigualdades.

Palavras-chave
Ciências sociais; trabalho acadêmico; pandemia; desigualdades; survey

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com