Accessibility / Report Error

A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA

O CRAQUE DA BOLA E O MUNDO DOS BENS: FUTEBOL E CONSUMO NA IMAGEM PÚBLICA DE LEÔNIDAS DA SILVA

Everardo Rocha William Corbo Sobre os autores

Resumo

Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”.

Palavras-chave:
Consumo e narrativa publicitária; fama e celebridade; Leônidas da Silva; cultura brasileira; história do consumo.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com