Acessibilidade / Reportar erro

A CIÊNCIA E A POLÍTICA COMO VOCAÇÃO — O DISCURSO DE MERKEL E A PRIMEIRA ONDA DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ALEMANHA 1 1 Agradeço aos pareceristas anônimos as sugestivas contribuições para a versão atual do artigo e à equipe do Interdisciplinary Centre for Global South Studies da Universidade de Tübingen, na Alemanha, o acolhimento ao longo de pós-doutorado em 2019 e 2020.

SCIENCE AND POLITICS AS A VOCATION – MERKEL’S SPEECH AND THE FIRST WAVE OF THE COVID-19 PANDEMIC IN GERMANY

Resumo

O texto se propõe a analisar a gestão da crise da covid-19 no ano de 2020 estabelecendo alguns pontos de destaque da condução pública da chanceler Angela Merkel na Alemanha, em diálogo com as conferências clássicas de Max Weber “A ciência como vocação” e “A política como vocação” de 1919. Por fim, possibilita alguns aspectos de contraste com a condução da pandemia nos países do Sul no Global, especialmente no Brasil, tanto na sua produção coletiva e criativa, quanto na sua forma de negligência à ciência e à política presentes na condução do atual presidente.

Palavras-chave
Ciência; política; Alemanha; covid-19

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com