Acessibilidade / Reportar erro
Sociologia & Antropologia, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2014
  • A ANTROPOLOGIA COMO PARTICIPANTE DE UMA GRANDE CONVERSA PARA MOLDAR O MUNDO. ENTREVISTA COM TIM INGOLD Artigos

    Mafra, Clara; Bonet, Octavio; Velho, Otávio; Prado, Rosane

    Resumo em Português:

    Resumo A entrevista enfatiza a perspectiva antropológica do Tim Ingold e seu modo particular de entender as relações ecológicas entre os organismos e o entorno. Para desvendar esta perspectiva o diálogo segue um percurso pelos anos de formação e pelas influencias teóricas do entrevistado, alem das relações com alguns pensadores das ciências humanas no contexto atual de produção do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The interview focuses on the anthropological perspective of Tim Ingold, his particular way of understanding ecological relationships between organism and environment. To unravel the author's theoretical perspective, the dialogue follows through his formative years and theoretical influences, as well as the relationships established with other theories in the context of contemporary human sciences.
  • ITINERAÇÕES E MALHAS PARA PENSAR OS ITINERÁRIOS DE CUIDADO. A PROPÓSITO DE TIM INGOLD Artigos

    Bonet, Octavio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é propor uma perspectiva diferente para analisar os itinerários de cuidados terapêuticos utilizando os conceitos de itineração e malha, extraídos da obra de Tim Ingold. Para tal objetivo é necessário realizar uma revisão dos conceitos e da perspectiva relacional proposta por Tim Ingold, que começa pelas concepções de obviação e da transversalidade dos campos para chegar à de itineração e dos emaranhados de linhas de vida. Não se pretende dar conta da obra de Ingold, mas utilizar alguns conceitos que permitam lançar nova luz sobre a questão dos itinerários terapêuticos

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of the article is to suggest a different perspective from which to analyze itineraries of therapeutic care, using the concepts of itineration and meshwork, taken from the work of Tim Ingold. To do so, it is necessary to review Ingold's concepts and his relational perspective, beginning with the notions of obviation and transversality of fields, as well as itineration and meshworks of entangled lines of life. The aim of the article is not to do full justice to Ingold's thought, but rather to use some of his concepts that may bring new light to the question of therapeutic itineraries.
  • ETNOLOGIA E FENOMENOLOGIA. UM COMENTÁRIO DAS OBRAS DE MARCELO BÓRMIDA, TIM INGOLD E EDUARDO VIVEIROS DE CASTRO Artigos

    Silla, Rolando

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, centrado nas minhas investigações a respeito do desenvolvimento da Antropologia na Argentina, analiso dois dos primeiros trabalhos de Marcelo Bórmida abertamente etnológicos e fenomenológicos, com o objetivo de explorar certas relações a partir da etnologia, com a obra de Viveiros de Castro, e da fenomenologia, com as posições de Ingold. Para tanto serei obrigado a ampliar o campo de análise para outros antropólogos argentinos vinculados a Bórmida, além de antropólogos e cientistas sociais do campo acadêmico anglo-saxão e francês. O sentido da comparação é encontrar similitudes e diferenças, mas também ver até que ponto abordagens de autores como Viveiros de Castro ou Ingold se ancoram, assim como a de Bórmida, em "resíduos de não-tradições".

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, which focus on my own researches on the development of Anthropology in Argentina, two of the first works by Marcelo Bórmida that are openly ethnological and phenomenological will be analysed in order to explore certain relationships from the point of view of ethnology with Viveiros de Castro's work and from that of phenomenology with Tim Ingold's propositions. With this aim in view, the scope will be broadened so as to include other Argentinean anthropologists who are linked to Bórmida, as well as anthropologists and social scientists from the Anglo-Saxon and French academic field. The comparison seeks to find similarities and differences, but also to show the extent to which the perspectives of Viveiros de Castro or Ingold, as well as Bórmida's, are based on "residues of non-traditions".
  • PRÁTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA A UM NOVO PARADIGMA ARTÍSTICO Artigos

    Heinich, Nathalie

    Resumo em Português:

    Resumo As "artes" em geral representam uma perspectiva ampla demais para uma abordagem sociológica genuína, por isso, o texto focalizará especificamente as artes visuais e mais especificamente ainda as práticas da arte contemporânea. Apoiando-me em diversas pesquisas, tentarei demonstrar a interdependência recíproca entre as práticas artísticas, as ações dos mediadores ou especialistas em arte e as reações às proposições artísticas. Pretendo demonstrar como a "sociologia pragmática" (como a chamamos na França) ajuda a descrever e entender as características específicas de determinadas ações em seu contexto real - seja ele de natureza espacial ou temporal, institucional, cognitivo ou emocional. Essa questão é ainda mais relevante no caso da arte contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Rather than focusing on "arts" in general - a much too broad perspective for a genuine sociological approach - i will specifically address visual arts, and still more specifically contemporary art practices. Relying on various surveys, i will try to show the reciprocal inter-dependency between artists' practices, mediators' or art specialists' actions and viewers' expectancies and reactions to artistic propositions. i intend to demonstrate how "pragmatic sociology", as we now call it in France, helps in describing and understanding the specificity of given actions in their real context - be it spatial and temporal, institutional, cognitive or emotional. Such an issue is all the more relevant in the case of contemporary art.
  • LENDO E AGENCIANDO IMAGENS: O REI, A NATUREZA E SEUS BELOS NATURAIS Artigos

    Schwarcz, Lilia Moritz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo parte de uma "provocação metodológica": por que nós, cientistas humanos de uma maneira geral, somos tão cuidadosos com os documentos escritos, e tão conservadores quando lidamos com fontes iconográficas? Por que nos preocupamos em dar todas as referências quando analisamos livros, fontes, cartas, atas e já os documentos imagéticos são tratados como mera "ilustrações", no sentido de que só dão "lustro" e adornam o que previamente sabemos? Partindo dessas questões procurase explorar o tema a partir da análise de um conjunto documental produzido durante o Segundo Reinado, quando o monarca e os governantes que os cercavam trataram de desenhar a nacionalidade a partir de um tripé, fartamente composto por imagens oficiais do Estado: o rei, a natureza e seus naturais (entre escravos e indígenas). O desafio é, pois, analisar de que maneira imagens não só reproduzem (são produtos), mas ajudam a produzir o contexto em que se inserem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main goal of this article is a methodological one. Why we, human scientists in general, are so careful about written documents, but so conservative dealing with iconographic sources? How to understand the importance of images as an historical document? How to deal with visual documents not as mere "illustrations", which are only meant to give luster and adorn what is a priori known, or "products" of their context, but as a main source of "production" of costumes, representations, and depictions of a particular moment? Having this kind of questions in mind, the article analyses a set of documents produced during the Second Reign, when Pedro II and his governors tried to create a kind of official project of nationality on a tripod basis formed by official images of the State: the king, nature, and his natives (slaves and indigenous people). The challenge then is to analyze how images not only reproduce (are products of) but also produce the context in which they are inscribed.
  • DESIGUALDADES NAS TRANSIÇÕES PARA A VIDA ADULTA NO BRASIL (1996 E 2008) Artigos

    Ribeiro, Carlos Antonio Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa desigualdades nas transições para a vida adulta no Brasil nas décadas de 1990 e 2000. Três transições são analisadas: saída da escola e entrada no mercado de trabalho, casamento e formação de um domicílio independente, e nascimento do primeiro filho. As análises apresentadas indicam que houve uma diminuição das desigualdades socioeconômicas nos padrões de transição, ou seja, a diferença nos padrões de transição de jovens cujos pais tinham condições socioeconômicas distintas diminuíram. A principal força equalizadora foi a expansão do sistema educacional que ocorreu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. As diferenças de gênero também diminuíram. Apesar destas mudanças ainda há fortes desigualdades relacionadas ao momento do ciclo de vida em que os jovens fazem as transições.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes inequalities in the transitions to adulthood in Brazil between the 1990's and the 2000's. Three status exchanges are studied: transition from school to work, transition from parents' household to marriage and own household, and transition into motherhood. The analysis presented reveal that there was a diminishment of socioeconomic inequality in patterns of transition, that is, the difference in patterns of transition among youths whose parents had different socioeconomic conditions diminished. The main equalizing force was the educational expansion during the decades of the 1980's, 1990's and 2000's. Gender differences also diminished. Despite all these changes strong inequalities related to the moment in the life cycle in which youth make the transitions remain significant.
  • GRACILIANO RAMOS E SUAS MEMÓRIAS DO CÁRCERE: CICATRIZES Artigos

    Ridenti, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa alguns aspectos do livro Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, publicado postumamente em 1953. A experiência na cadeia em 1936 significou um corte na vida do autor, que deixou o estado natal de Alagoas para nunca mais voltar, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. A obra é uma espécie de testamento literário no qual ele registrou seu intento de ser recordado como uma pedra no caminho das classes dominantes - com as quais, entretanto, teve relações ambíguas. Ao recordar o cárcere, Graciliano externou seu mal-estar com a ordem estabelecida, que colocava ainda obstáculos à profissionalização e autonomia dos escritores, ao mesmo tempo que lhes oferecia relativos privilégios. Paradoxalmente, a intenção expressa nas Memórias do cárcere de registrar as arbitrariedades praticadas na cadeia também serviu como elemento de distinção, guindando o autor ao pleno reconhecimento público como escritor e exemplo de intelectual vitimado pelo autoritarismo, embora depois de solto tenha ocupado cargos ligados ao governo federal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the book by Graciliano Ramos Memórias do cárcere (Memoirs of prison), posthumously published in 1953. His experience in jail in 1936 meant a cut in the life of the author, who left the home state of Alagoas, never to return, settling in Rio de Janeiro. The book is a kind of literary testament in which he registered his intent to be remembered as a stone in the path of the ruling classes - with which, however, he had ambiguous relations. By recalling the prison Graciliano expressed his unease with the established order, which also placed obstacles to the professionalization and autonomy of the writers, but at the same time it offered them certain privileges. Paradoxically, the explicit intention of registering the arbitrariness suffered in jail also served as an element of distinction and led the author to full public recognition as a writer and an example of intellectual victimized by authoritarianism, although he held positions related to the federal government after his release.
  • CASAMENTOS INVERTIDOS: ACUSAÇÕES E PRECONCEITOS EM ARRANJOS CONJUGAIS DESVIANTES Artigos

    Goldenberg, Mirian

    Resumo em Português:

    Resumo Por que determinados homens se casam com mulheres mais velhas? Por que algumas mulheres escolhem homens mais jovens? Quais são os principais capitais desses arranjos conjugais? Este artigo busca analisar os discursos femininos e masculinos sobre casamentos nos quais as mulheres são mais velhas do que seus maridos. Utilizo como base para reflexão os dados da pesquisa "Corpo, envelhecimento e felicidade". São analisados os resultados de dois grupos focais: o primeiro com doze mulheres casadas com homens mais novos, o segundo com dez homens casados com mulheres mais velhas. Após os grupos, foram realizadas nove entrevistas em profundidade, cinco com homens e quatro com mulheres. Trabalhei com casais que estão juntos há pelo menos dez anos. Elas são, pelo menos, dez anos mais velhas do que seus maridos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Why some men marry older women? Why some women marry younger men? What are the major capitals of these marital arrangements? This article aims to analyze female and male discourses about marriages in which women are older than their husbands, using survey data from my research "Body, aging and happiness". The results of two focus groups are analyzed: the first with twelve women married to younger men, the second with ten men married to older women. The results of nine in-depth interviews, five with men and four with women, are also examined. I worked with couples that have been together for at least ten years. The women are at least ten years older than their husbands.
  • ROCK AND ROLL, JOHN LENNON E A ESFERA PÚBLICA Artigos

    Fridman, Luis Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se propõe a distinguir as "afinidades eletivas" entre o rock and roll e a atmosfera de contestação dos anos 1960. Retorna à intensa atividade criativa da música popular naqueles anos e a imensa repercussão que o rock alcançou em enormes parcelas da juventude para examinar compatibilidades mais sutis entre a política e a cultura, para além de vínculos "necessários" entre as duas esferas sociais. Nesse sentido, destaca bandas e sugere interpretações para algumas canções, ao lado de se ater a trajetos particularmente significativos, como o de John Lennon, para discutir a influência da música na esfera pública, que ampliou o escopo das opiniões e das ações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to distinguish the "elective affinities" between rock and roll and the atmosphere of dispute of the 1960s. It returns to the intense creative activity of popular music in those years and to the enormous impact rock had on a significant portion of youth in order to examine subtler compatibilities of politics with culture, in addition to the "necessary" connections between these two social spheres. In this sense, it highlights some bands and analyzes some songs as well as significant trajectories, such as John Lennon's, in order to discuss the influence of music on the public sphere, which broadened the scope of opinions and actions.
  • REPERTÓRIOS MORAIS E ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS DE BENEFICIÁRIOS E CADASTRADORES DO BOLSA FAMÍLIA Artigos

    Marins, Mani Tebet

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo pretendemos analisar as representações sociopolíticas e as práticas cotidianas de atores envolvidos de alguma forma na atuação do Estado, em particular, através de uma política de transferência de renda: o Programa Bolsa Família. Tendo em vista esta finalidade utilizaremos aqui os dados obtidos através de entrevistas e observação participante com funcionários do Estado (em particular os cadastradores do Programa, Assistentes Sociais e Agentes de Saúde) e beneficiários (bem como também candidatos) do Bolsa Família de uma periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro. Buscamos compreender como no âmbito desta política dois repertórios antagônicos (racional/legal e emotivo) são aplicados contextualmente pelos cadastradores, Assistentes Sociais e Agentes de Saúde. Os alvos deste programa (os pobres) reagem usando ferramentas morais que justificam seu merecimento e/ou desqualificam os outros, reforçando assim repertórios morais (mérito e honra) e não repertórios cívicos (direitos).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyze the socio-political representations and daily practices of actors somewhat involved in state action, particularly through a cash transfer policy: Bolsa Família. With this in sight, it uses data from in-depth interviews and participant observation with civil servants (particularly Bolsa Família's registrars, social workers and health civil servants) and Bolsa Familia beneficiaries (as well as Bolsa Família candidates) on the periphery of Rio de Janeiro's metropolitan area. It seeks to understand how, in the context of this particular social policy, two antagonistic repertoires (rational-legal and emotive) are freely applied by Bolsa Familia registrars and social work assistants. The target population of such program (the poor) also react by using moral tools that justify they are deserving of the benefit and others are not, thus reinforcing moral repertoires (merit and honor) rather than civic ones (rights).
  • JONATHAS ABBOTT: INDIVIDUALIDADE E COLECIONISMO NA BAHIA NO SÉCULO XIX Registros De Pesquisa

    Oliveira, Cláudia de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o Diário de viagem do autor à Europa, entre 1830-1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1887 - período que corresponde a sua trajetória de vida no Brasil - buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbot. Nossa hipótese é a de que a construção da individualidade de Abbot, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott - como um todo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the context of the formation of the main art collection of the current Art Museum of Bahia, Jonathas Abbott Collection, examining the autobiographical narrative of Abbott's travel diary, which was written during his travel to Europe between 1830 and 1832. By investigating the construction of the individuality of the collector Jonathas Abbott during his time in Brazil (1816-1887) it aims to understand the aesthetic basis of Abbott's collection and the nature of his taste. It is argued that Abbott's individuality, the formation of his taste, and the aesthetic nature of his collection constituted defining elements of the spirit of Abbott Gallery as a whole.
  • "A DOMINAÇÃO" DE MAX WEBER PELOS SEUS MANUSCRITOS INACABADOS (1911-1913) Resenha

    Barreto, Mariana
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com