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Sociologia & Antropologia, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2019
  • A psicanálise contra a parede Registros De Pesquisa

    Magaldi, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se da apresentação e da transcrição de entrevista realizada com o antropólogo Gilberto Velho, publicada em 1978 na revista Rádice. O documento condensa de forma privilegiada algumas das principais questões que perpassavam a agenda da então nascente antropologia urbana no Rio de Janeiro, com particular destaque para sua proposta de abordagem dos saberes psicológicos (psiquiatria, psicologia e psicanálise) sob a égide da problemática indivíduo/sociedade. Na entrevista, realizada poucos dias após o 1º Simpósio Internacional do Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições ‒ Ibrapsi, o antropólogo deixa entrever que a relação entre antropologia e psicanálise estabelecida nesse contexto estava longe de coincidir com uma aliança pacífica. Tratava-se, antes, de um exercício crítico que, do ponto de vista comparativo das ciências sociais, ensejaria a desestabilização dos pressupostos universalistas dos saberes “psi” e da visão de mundo individualista comprometida com sua difusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text presents and transcribes an interview with the anthropologist Gilberto Velho, published in 1978 in Rádice magazine. The document provides a unique condensation of some of the main issues that permeated the agenda of the nascent urban anthropology in Rio de Janeiro, with a particular emphasis on its approach to psychological knowledge (psychiatry, psychology and psychoanalysis) under the aegis of the individual/society problematic. In the interview, conducted a few days after the First International Symposium of IBRAPSI (Brazilian Institute of Psychoanalysis, Groups and Institutions), the anthropologist suggests that the relation between anthropology and psychoanalysis established in this context was far from a pacific alliance. Rather, it was a critical exercise that, from the comparative point of view of the social sciences, destabilized the universalistic assumptions of “psi” knowledge and the individualistic worldview involved in its dissemination.
  • MAX WEBER SOB A LUPA. OBITUÁRIO DE GUENTHER ROTH Memória

    Bôas, Glaucia Villas
  • MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NA CASA DAS MINAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: ENTREVISTA COM SERGIO FERRETTI Entrevista

    Silva, Vagner Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Resumo A entrevista com Sergio Ferretti foi realizada no contexto da pesquisa de doutoramento de Vagner Silva sobre o trabalho de campo e a produção de textos etnográficos na área dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras. Com o tom informal de uma conversa entre colegas, ambos especialistas no assunto enfocado, Ferretti, conduzido pelas perguntas de Silva, discorre sobre seu longo e denso contato de pesquisa com a Casa das Minas de São Luís do Maranhão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The interview with Sergio Ferretti was carried out in the context of Vagner Silva's doctoral research on fieldwork and the production of ethnographic texts on Afro-Brazilian religions. With the informal tone of a conversation between colleagues, both experts on the subject, Ferretti, led by Silva's questions, discusses his long and dense research contact with the Casa das Minas of São Luís do Maranhão.
  • A CASA DAS MINAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E A SAGA DE NÃ AGONTIMÉ Artigos

    Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro

    Resumo em Português:

    Resumo A Casa das Minas de São Luís é considerada o mais antigo centro religioso de procedência africana de que se tem notícia no Maranhão. Fundado provavelmente nas primeiras décadas do século XIX, serviu de modelo para outros centros no Norte do Brasil. Tomando por referência os trabalhos de Sergio Ferretti, o artigo apresenta as pesquisas dos anos 1940 que estabeleceram a singularidade da origem daomeana da Casa das Minas e examina as diferentes narrativas, em especial aquela formulada por Pierre Verger em 1953, que buscaram dar conta de sua fundação. Denominei saga de Nã Agontimé esse conjunto de narrativas que contextualizo, então, com base em trabalhos mais recentes sobre o tráfico negreiro atlântico. O artigo argumenta que tais narrativas, situadas na confluência entre mito e história, expressam de modo notável a força simbólica da ideia de origem nos estudos socioantropológicos das religiões afro-brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Casa das Minas of São Luís do Maranhão is considered the oldest religious centre of African origin that is known in Maranhão. Probably founded in the first decades of the nineteenth century, it served as a model for other centres in northern Brazil. Setting out from Sérgio Ferretti’s writings on the Casa das Minas, the paper presents the research findings that established the singularity of its Dahomean origin in the 1940s and examines the different narratives, especially the one formulated by Pierre Verger in 1953, which sought to establish its foundation and which I refer to as the saga of Nã Agontimé. More recent works on the Atlantic slave trade allow us to contextualize such narratives more clearly, situating them at the confluence between myth and history, revealing how they express in remarkable fashion the symbolic force of the idea of origin in the socio-anthropological studies of Afro-Brazilian religions.
  • OS ENCANTADOS NAS FESTAS DO DIVINO: ESTRUTURA E ANTIESTRUTURA Artigos

    Leal, João

    Resumo em Português:

    Resumo Anualmente realizam-se em São Luís (Maranhão) cerca de 80 festas do Divino Espírito Santo, a maioria em terreiros de tambor de mina e envolvendo a construção de articulações várias entre as festas e entidades e rituais afrorreligiosos. Neste artigo centro-me na participação dos encantados (voduns, orixás, nobres, princesas e caboclos) em distintos segmentos rituais das festas, situados ora do lado da estrutura, ora do lado da antiestrutura. Mostro que essa participação se faz de acordo com a divisão dessas entidades em dois grandes grupos, também eles situados do lado da estrutura (voduns, orixás, nobres e princesas) e do lado da antiestrutura (caboclos). Pode-se, portanto, falar em congruência estrutural entre as festas do Divino e os grandes princípios organizadores do panteão e do ritual do tambor de mina. Argumento que essa congruência é ativamente construída pelos terreiros e é central para entender os processos de apropriação das festas pelo tambor de mina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Most of the eighty Holy Ghost festivals that take place every year in São Luís (Maranhão) are celebrated in tambor de mina cult houses and involve the construction of several types of articulation between the festivals and Afro-Brazilian ritual. This paper focuses on the participation of encantados (‘the enchanted’: voduns, orishas, nobles, princesses and caboclos) in distinct ritual segments of Holy Ghost festivals, associated with ideas of structure and anti-structure. I show that the participation of the enchanted in the festivals follows the same pattern: spiritual entities associated with ideas of structure (voduns, orishas, nobles and princesses) participate in rituals organized according to ideas of containment and hierarchy, while other spiritual entities associated with ideas of anti-structure (caboclos) participate in rituals organized around the ideas of excess and disorder. Thus a structural congruence exists between Holy Ghost festivals and the principles that organize the tambor de mina pantheon. I argue that this congruence is actively constructed by tambor de mina cult houses and is crucial to understanding the processes through which the Holy Ghost festivals are appropriated.
  • LEGBA NO BRASIL - TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES DE UMA DIVINDADE Artigos

    Silva, Vagner Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo apresento as transformações e continuidades do culto no Brasil a Legba, entidade africana de origem fon-ewe, com especial atenção a sua prática no tambor de mina maranhense. Parto do processo de reinterpretação feito pelos europeus dessa entidade na África e como esse processo se estendeu ao Brasil por ocasião da Diáspora Africana ocasionada pela escravidão. Meu argumento central é que esse processo de trocas estendido para as Américas ganhou novos interlocutores e complexidade ainda maior afetando os vários sistemas em contato. Se, por um lado, o trabalho da conversão obrigatória propiciou a demonização de Legba, por outro lado, certas características de Legba possibilitaram uma absorção do catolicismo segundo os princípios cosmológicos da mitologia africana de origem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I present the transformations and continuities in the cult of Legba in Brazil, an African entity of Fon-Ewe origin, paying special attention to its practice in the Maranhense mine drum. I start from the process of reinterpretation made by the Europeans of this entity in Africa and how this process was extended to Brazil during the African Diaspora caused by slavery. My central argument is that the extension of this process of exchanges to the Americas acquired new interlocutors and even greater complexity, affecting the various systems in contact. While, on one hand, the work of compulsory conversion led to the demonization of Legba, on the other, certain characteristics of Legba made possible an absorption of Catholicism in accordance with the cosmological principles of the African mythology of origin.
  • RETORNO DA LUTA DE CLASSES SEM CLASSES? ECONOMIA MORAL E RESISTÊNCIA POPULAR NO BRASIL, NA ÁFRICA DO SUL E EM PORTUGAL Articles

    Braga, Ruy

    Resumo em Português:

    Resumo Desde o advento da crise da globalização capitalista iniciada em 2008, a progressiva desconstrução da relação salarial fordista e o aumento do desemprego em vários países têm estimulado o crescimento da informalidade laboral, afastando os trabalhadores da proteção trabalhista, intensificando a rotatividade e estimulando a intermitência do trabalho. As negociações coletivas foram se tornando cada vez mais raras e descentralizadas, e os contratos de trabalho cada vez mais precários e individualizados, minando a capacidade protetiva da “economia moral dos pobres” e transformando a ação direta − isto é, a ação popular sem a mediação de sindicatos e partidos políticos tradicionais − em, talvez, a única alternativa crível para o “precariado” expressar suas demandas em um mundo marcado pela mercantilização do trabalho, dos serviços essenciais para a subsistência e da moradia. Um retorno aos tempos da “luta de classes sem classes”? É o que pretendemos avaliar neste artigo a partir da comparação da experiência de classe dos trabalhadores pobres e precários em três países do chamado Sul Global: Portugal, África do Sul e Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the emergence of the crisis of capitalist globalization in 2008, the deconstruction of the Fordist wage relationship and the rising unemployment in various countries have stimulated the growth of labour informality, distancing workers from labour protection, intensifying turnover and stimulating intermittent employment. Collective bargaining has become increasingly rare and decentralized, and jobs increasingly precarious and individualized, undermining the protective capacity of the ‘moral economy of the poor’ and transforming direct action - that is, popular action without the mediation of unions and traditional political parties - into perhaps the only credible alternative for ‘precarious workers’ to express their demands in a world marked by the commodification of labour, basic services and housing. A return to the era of the ‘class struggle without class’? This is the conjecture that this article sets out to evaluate, comparing the class experience of poor and precarious workers in three countries from the so-called Global South: Portugal, South Africa and Brasil.
  • "MAIS ATIVISTA DO QUE GESTORA": ATIVISMO INSTITUCIONAL NO CAMPO DO MOVIMENTO LGBT EM CAMPINAS Artigos

    Zanoli, Vinícius

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discuto os impactos da intersecção entre Estado e ativismo a partir das relações entre ativistas e ativistas institucionais no campo LGBT em Campinas, São Paulo. Partindo de interpretações êmicas sobre a política local e baseado na trajetória de dois ativistas institucionais, demonstro como sua autoidentificação enquanto ativistas produziu uma luta de classificações em torno do que se compreende como ativismo e Estado. Essa luta de classificações mostra que, se do ponto de vista analítico, precisamos vencer a dicotomia entre Estado e movimento social para compreender os diversos sujeitos e instituições enquanto componentes de um “campo discursivo de ação”, esses mesmos sujeitos utilizam distinções entre Estado e movimento social para explicar e justificar sua atuação em tal campo. O artigo é fruto de pesquisa de mestrado realizada entre 2013 e 2015 que congregou observação participante, análise documental e entrevistas em profundidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the relationships between activists and institutional activists in Campinas, located in the state of São Paulo, Brazil, this article addresses the impacts of the intersection between the state and activism. Setting out from the native interpretations of local politics, as well as the trajectories of two institutional activists, I demonstrate how their self-identification as activists produces a classificatory struggle around what is comprehended as activism and state. This struggle reveals that while, from an analytical perspective, we need to overcome the dichotomy between state and social movements in order to understand the diverse subjects and institutions as components of a “discursive field of action,” these same subjects use the distinction between state and social movement to justify and interpret their activities within this field. The article is the result of research for a master’s degree conducted between 2013 and 2015 that combined participant-observation, document analysis and in-depth interviews.
  • ADORNO, LEITOR DE MARX Artigos

    Torre, Bruna Della

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como objetivo analisar a relação entre a teoria de Theodor W. Adorno a respeito da indústria cultural e os conceitos de fetichismo da mercadoria, de Marx, e de reificação, de Lukács. A ideia é sustentar uma interpretação do conceito que chame atenção para seu caráter de sistema e que o relacione a uma teoria mais ampla da dominação no âmbito do capitalismo tardio. O artigo visa ainda discutir os desdobramentos do conceito no âmbito da constituição da subjetividade e argumentar que o núcleo da indústria cultural está na função que ela exerce e não no conteúdo dos bens culturais, ao contrário do que defende sua interpretação corrente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyse the relationship between Theodor W. Adorno’s theory of the culture industry and Marx’s concept of commodity fetishism, as well as Lukács’s concept of reification. The idea is to advocate an interpretation of the concept that draws attention to its systemic character and relates it to a broader theory of domination in the context of late capitalism. The article also aims to discuss the unfolding of the concept within the scope of the constitution of subjectivity and to defend the idea that the core of the culture industry lies in the function that it exerts and not in the content of cultural goods, contrary to what its current interpretation sustains.
  • O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY Artigos

    Gonçalves, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma leitura renovada do filme Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, tomamos o sorriso de Nanook como guia para rediscutir questões cruciais, que estão na base das discussões epistemológicas tanto do cinema quanto da antropologia: o problema da verdade/falsidade e ficção/realidade, o modo de produzir o conhecimento, a encenação da vida social, o ilusionismo e o anti-ilusionismo das representações sociais, os modos de representação do outro, o problema da indexicalidade das imagens como marcas de suas vinculações com o mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Starting from a new reading of Robert Flaherty's Nanook of the North (1922), I take the smile of Nanook as a guide to rediscuss crucial issues, revisiting essential problems that underlie the epistemological discussions of both cinema and anthropology: the problem of truth/falsity and fiction/reality, the way of producing knowledge, the staging of social life, the illusionism and anti-illusionism of social representations, the modes of representation of the other, or the problem of the indexicality of images as marks of their links with the world.
  • CURT LANGE E MÁRIO DE ANDRADE: MÚSICA, RADIODIFUSÃO PÚBLICA E POLÍTICA CULTURAL NA DÉCADA DE 1930 Artigos

    Torres, Inés de

    Resumo em Português:

    Resumo Na década de 1930 o musicólogo teuto-uruguaio Francisco Curt Lange (1903-1997) estabeleceu importante correspondência epistolar com Mário de Andrade, intensificada desde 1935, quando este é nomeado diretor do Departamento Municipal de Cultura e Recreação de São Paulo durante a administração de Fábio Prado. Esta correspondência teve como eixo um interesse comum enquanto servidores públicos: a criação de uma Rádio Escola e de uma Discoteca Pública, de cuja direção Mário de Andrade encarregou sua discípula Oneyda Alvarenga. Neste artigo, analiso as visões de Curt Lange e Mário de Andrade, à luz de seus contextos culturais, políticos e tecnológicos, sobre o lugar do Estado na construção de uma instituição de serviço público, em especial suas concepções sobre a radiodifusão pública como veículo educativo e o lugar de destaque da Discoteca Pública nessa proposta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the 1930s, the German-Uruguayan musicologist Francisco Curt Lange (1903-1997) began an important correspondence with Mário de Andrade, the flow of letters between them intensifying from 1935 when the latter was named director of the Sâo Paulo Municipal Department of Culture and Recreation under the Fábio Prado administration. This correspondence revolved around a shared interest as civil servants: the creation of a School Radio channel and a Public Record Library, the direction of which Mário de Andrade entrusted to his disciple Oneyda Alvarenga. In this article, I analyse the views of Curt Lange and Mário de Andrade, in light of their cultural, political and technological contexts, on the role of the State in building a public service institution, especially their conceptions of public radio broadcasting as an educational vehicle and the leading place of the Public Record Library in this proposal.
  • O ESCRAVO VAI À ÓPERA: ÓPERA E ESCRAVIDÃO NO RIO DE JANEIRO AO REDOR DE 1850 Artigos

    Diego, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo Se, por um lado, foi a riqueza produzida pela mão de obra escrava que financiou a importação da ópera europeia para o Brasil, por outro, a proibição do tráfico negreiro foi instrumental para a instalação definitiva de um sistema de ópera no império tropical, uma vez que, como nota Luiz Felipe de Alencastro, um dos efeitos da Lei Eusébio de Queiróz foi o aumento da importação de bens de consumo supérfluos ou de luxo, que substituíram os africanos como lastro na balança comercial brasileira. A literatura e a imprensa deixaram ricos testemunhos das venturas, desventuras e contradições desse momento. A partir da peça O demônio familiar (1857), de José de Alencar, bem como da polêmica travada entre Francisco Otaviano e Paula Brito a propósito dela, este artigo pretende explorar os vasos comunicantes entre os universos do teatro lírico e do regime escravista, no Rio de Janeiro ao redor de 1850.

    Resumo em Inglês:

    Abstract While the wealth produced by slave labour financed the importing of European opera to Brazil, the ban on the slave trade was instrumental to the definitive installation of an operatic system in the tropical empire. As Luiz Felipe de Alencastro highlights, one of the effects of the Eusébio de Queiróz Law was an increase in the importation of superfluous and luxury goods, replacing enslaved Africans as ballast in Brazil’s trade balance. Literature and journalism left rich testimonies of the adventures, misadventures and contradictions of this period. By analysing the play O demônio familiar (1857) by José de Alencar, and the controversy it generated in the press between Francisco Otaviano and Paula Brito, this paper seeks to explore the flows between the universes of lyrical theatre and slavery in Rio de Janeiro in and around 1850.
  • PROJETOS AFETIVOS E ESTÉTICOS: OS VÍNCULOS ENTRE O CRÍTICO DE ARTE MÁRIO PEDROSA E O ARTISTA ALEXANDER CALDER Artigos

    Formiga, Tarcila Soares

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é investigar como a relação entre o artista norte-americano Alexander Calder e o crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa contribuiu para o surgimento do programa concretista carioca nos anos 1940 e 1950. Durante seu exílio nos Estados Unidos, Pedrosa teve a oportunidade de conhecer o artista, com quem acabou por estabelecer uma relação de amizade. Os desdobramentos dessa relação podem ser vistos nos artigos escritos pelo crítico a partir de 1944, que evidenciam, por um lado, profunda reflexão sobre a obra do artista e, por outro, a construção de um vocabulário para analisar a arte moderna e de argumentos que seriam mobilizados para justificar o desenvolvimento da arte concreta em solo brasileiro. Dentro de um quadro mais amplo de debates entre figurativistas e abstracionistas, o contato de Pedrosa com as obras de Calder e a transformação do escultor em figura-chave para seu programa crítico são aqui entendidos como fatores importantes para as mudanças que se processaram no modernismo brasileiro a partir de meados do século XX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to investigate how the relationship between the US artist Alexander Calder and the Brazilian art critic Mário Pedrosa contributed to the emergence of the concrete art program in the 1940s and 50s. During his exile in the United States, Pedrosa had the opportunity to meet the artist, who became his friend. The consequences of this relationship can be seen in the articles written by the critic, which show, on one hand, a deep reflection on the artist’s work, and, on the other, the construction of a vocabulary to analyse modern art and of arguments mobilized to justify the development of concrete art on Brazilian soil. In the context of debates between figurativists and abstractionists, Pedrosa’s contact with Calder’s works and the transformation of the sculptor into a key figure for his critical program are comprehended in this paper as important factors in the changes that occurred within Brazilian modernism from the mid-twentieth century on.
  • AS IMAGENS ENCARNADAS ENTRE MORTOS E VIVOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE RITUAL E RETRATO Registros De Pesquisa

    Pereira, Edilson

    Resumo em Português:

    Resumo O texto aborda a prática ritual do vestir-se como uma figura da tradição cristã. Com base em pesquisa realizada sobre a celebração da Semana Santa em Ouro Preto, MG, descrevo as referências iconográficas e os parâmetros que orientam a performance do “figurado bíblico” na cidade - um grupo efêmero de moradores que participam das procissões da época vestindo-se como personagens do Antigo e do Novo Testamento. Coloco em questão o uso da fotografia como parte do investimento etnográfico sobre atividades rituais que se valem da aparência e fisicalidade humanas para representar e atualizar imagens religiosas. Junto ao texto, apresento uma série de retratos cuja produção buscou levar em consideração as formas de expressão e dramatização nativas para orientar sua linguagem estética.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper discusses the ritual practice of dressing up as a figure from the Christian tradition. Based on ethnographic research on the celebration of Holy Week in Ouro Preto, Minas Gerais, it describes the iconographical references and parameters that guide the performance of the “biblical figure” in the city - an ephemeral assembly of local residents who participate in the Catholic processions dressed as characters from the Old and New Testaments. It also calls into question the use of photography by an anthropological study of ritual activities that make use of human appearance and physicality to represent and actualize religious images. It includes a portrait series whose production takes into account native forms of expression and dramatization to inform its aesthetic language.
  • A CRISE DO LULISMO E AS INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Resenhas

    Brito, Leonardo Octavio Belinelli de
  • EXPERIÊNCIAS EDITORIAIS LATINO-AMERICANAS E A CRIAÇÃO DE UM CIRCUITO INTELECTUAL AUTÔNOMO Resenhas

    Silva, Leonardo Nóbrega da
  • OS AINU E SUAS PLANTAS NO NORTE DO JAPÃO Resenhas

    Velden, Felipe Vander
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com