Sociologia & Antropologia, Volume: 11, Issue: 3, Published: 2021
  • ANTHROPOLOGY, DESIRE, AND TEXTURES OF LIFE: AN INTERVIEW WITH VEENA DAS Entrevista

    Ferreira, Letícia; Vianna, Adriana; Pierobon, Camila; Sarti, Cynthia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Apresentação da entrevista com Veena Das e do conjunto de textos relacionados à sua obra que compõem o presente volume de Sociologia & Antropologia. Na entrevista, Das trata da imbricação entre escrita e formas de vida; de sua infância e da presença de crianças em suas pesquisas; das implicações de assimetrias e de relacionamentos longos em pesquisas etnográficas; da relação entre filosofia e antropologia em sua trajetória; do sânscrito e de diálogos de alguns filósofos com o sânscrito. Tece considerações também acerca da articulação entre gênero e produção de conhecimento; da relação entre desejo, ritual e religião; da noção de “texturas”, que dá título a seu livro recém-lançado; de alguns aspectos da recepção do livro; da orientação de pesquisadores; das formas colaborativas de pesquisa que realiza; das dinâmicas do sistema universitário norte-americano; e, ainda, do lugar da alegria e do desejo na produção de conhecimento antropológico.

    Abstract in English:

    Abstract Presentation of the interview with Veena Das and the set of texts related to her work published in the current volume of Sociologia & Antropologia. In the interview, Das talks about the imbrication between writing and forms of life; her childhood and the presence of children in her research; the implications of asymmetries and long-term relationships in ethnographic research; the relationship between philosophy and anthropology in her trajectory; Sanskrit and the dialogues of some philosophers with Sanskrit. She also comments on the articulation between gender and knowledge production; the relationship between desire, ritual and religion; the notion of “textures”, which gives the title to her recently-released book; some aspects of the reception of the book; the activity of mentoring young researchers; collaborative forms of research; the dynamics of the North American university system; and the place of joy and desire in the production of anthropological knowledge.
  • DISQUIET: WORDS, TIMES AND RELATIONS ALONG AN ETHNOGRAPHIC TRAJECTORY Artigos

    Vianna, Adriana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em diálogo com reflexões de Veena Das, este artigo explora algumas dimensões presentes em um percurso etnográfico centrado na relação com familiares de vítimas de violência do Estado. Palavras, tempos e relações configuram o eixo em torno do qual duas diferentes situações de pesquisa são elaboradas. A primeira delas é pensada a partir da imagem do estilhaço, fragmento que surpreende e produz a sensação de falta de compreensão sobre o que se desenrola. A segunda situação se constrói sob o regime da conversa, permitindo refletir sobre diferentes dimensões de intimidade e desconhecimento que atravessam uma relação de pesquisa e confiança.

    Abstract in English:

    Abstract In dialogue with reflections by Veena Das, this article explores some dimensions present in an ethnographic journey centered on the relationship with family members of state violence victims. Words, times, and relations set up the axis around which two different research situations are elaborated. The first of them is thought of from the image of the shrapnel, a fragment that surprises and generates feelings of bewilderment towards what is unfolding. The second situation is built under the regime of conversation, allowing for reflection on different dimensions of intimacy and not-knowing that permeate a relationship of research and trust.
  • FIGURATIONS OF PAIN: MEMORY THROUGH LIFE Artigos

    Sarti, Cynthia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esse texto trata de encontros com as ideias de Veena Das que aconteceram em meu trabalho de pesquisa sobre o sofrimento e a violência. Para isso, percorre a trajetória que levou à investigação sobre o tema com base na memória da ditadura militar brasileira (1964-1985) nos pontos em que o trabalho da autora ecoou e se fez presente. Em reflexão que interroga não os acontecimentos da ditadura, mas a singularidade das experiências de sofrimento, apreendidas nas formas de dizer, expressas pelo testemunho de quem as viveu ou foi por elas afetado, a leitura da violência não apenas em termos de sua destruição, mas pelas possibilidades de reconstrução da vida depois da devastação, proposta por Das, abriu um caminho fecundo.

    Abstract in English:

    Abstract In this text I discuss my encounters with Veena Das’s ideas over the course of my own research on suffering and violence. I trace the paths that led to my investigation of the theme through the memories of Brazil’s military dictatorship (1964-1985), highlighting the points where the author’s work resonated and made itself present. The reading of violence proposed by Das, which sees it not as merely destructive but also as a source of possibilities for reconstructing life after devastation, provided a way forward for my own inquiry that focuses not on the events of the dictatorship per se, but on the singularity of the experiences of suffering, apprehended in the forms of speaking expressed in the testimony of those who lived through these experiences or were affected by them.
  • “ALMOST NOTHING HAS CHANGED”: ORDINARY ETHICS AND FORMS OF LIFE IN PANDEMIC TIMES Artigos

    Víctora, Ceres; Schuch, Patrice; Siqueira, Monalisa Dias de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo refletimos sobre o cotidiano de uma família branca de classe média moradora no sul do Brasil durante a pandemia de Covid-19. Considerando o cuidado uma atividade prática sensível aos detalhes do cotidiano, destacamos a relevância da noção de ética ordinária desenvolvida por Veena Das. Pelas narrativas dos membros dessa família percebemos o trabalho invisível e invisibilizado de manutenção da vida ordinária e os entrelaçamentos entre o ordinário e o extraordinário nas relações de três gerações na mesma casa. Por fim, argumentamos a conexão entre a ética ordinária e as formas de vida, ressaltando que o espaço doméstico, além de estrutura fundamental de cuidado no cenário brasileiro de vulnerabilidade social e política, é também um ativo elemento em que formas de vida ganham forma e ganham vida.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, we reflect on the daily life of a white middle-class family living in southern Brazil during the Covid-19 pandemic. Approaching care as a practical activity sensitive to the details of everyday life, we emphasize the relevance of the notion of ordinary ethics developed by Veena Das. Through the narratives of members of this family, it is possible to see the invisible and invisiblized work necessary to maintain ordinary life and the weaving together of the ordinary and the extraordinary revealed in the relationship of three generations in the same house. Finally, we argue for the fundamental connection between ordinary ethics and forms of life, highlighting how the domestic space is not only a crucial structure of care in the Brazilian scenario of social and political vulnerability, but is also an active element in which forms of life take form and come to life.
  • FAMILY BETRAYALS: THE TEXTURES OF KINSHIP Artigos

    Pierobon, Camila

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em diálogo com os trabalhos de Veena Das sobre parentesco, traições e morte em família, descrevo nesse texto as histórias de traições por familiares de Leonor, a inscrição dessas traições no cotidiano e nas texturas de sua relação com os parentes e comigo. Apresento como a dor da morte de um filho, os conflitos entre irmãos, bem como as formas de refazer a si mesma ao reabitar e renarrar os acontecimentos estão embebidos nos relacionamentos presentes. O texto apresenta as traições em família, o conflito entre irmãos e a morte de um filho não como eventos espetaculares, mas como fios que tecem as tramas da vida. Mostro como o trabalho do tempo é importante para a reconstrução da vida, e também para o compartilhamento de experiências de dor.

    Abstract in English:

    Abstract In dialogue with Veena Das’s works on kinship, family betrayals and death, in this text I describe the histories of family betrayals of Leonor, highlighting the inscription of these betrayals in everyday life and in the textures of her relationships to kin and to me. I show how the pain of the death of a son, the conflicts between siblings, as well as the forms of remaking herself by reinhabiting and renarrating the events, are embedded in the relationships of the present. The text presents the family betrayals, the conflict between siblings and the death of a son not as spectacular events but as threads in the weave of life. I show how the work of time is important to the reconstruction of life and also to the sharing of experiences of pain.
  • INDIVIDUAL AND INDIVIDUALISM IN NORBERT ELIAS Artigos

    Landini, Tatiana Savoia; Leão, Andréa Borges

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O ensaio, de cunho teórico, discute os conceitos de indivíduo e individualismo em Norbert Elias. Para tanto, três objetivos são perseguidos: - partindo das obras A sociedade de corte, O processo civilizador e A sociedade dos indivíduos, discutimos o conceito de figuração, solução conceitual eliasiana para o par antitético indivíduo e sociedade; - Mozart, sociologia de um gênio é utilizado como estudo de caso em que o gênio é visto em suas figurações, relações de interdependência e constrangimentos sociais; - por fim, pensando com e a partir de Elias, colocamos à frente o entendimento do individualismo como habitus individual e social, formulação que indica a radicalidade do conceito de figuração, a qual afirma a sociedade como formação de indivíduos interdependentes, a despeito da percepção individual ou social de uma possível autonomia, constituindo a interdependência questão empírica e ontológica.

    Abstract in English:

    Abstract The essay, theoretical in nature, discusses the concepts of individual and individualism in Norbert Elias. To this end, three objectives are pursued: - starting from the works The court society, The civilizing process, and The society of individuals, we discuss the concept of figuration, Eliasian conceptual solution to the antithetical pair individual and society; - Mozart, sociology of a genius is used as a case study in which the genius is seen in his figuration, interdependent relations and social constraints; - finally, thinking with and from Elias, we put forward the understanding of individualism as individual and social habitus, a formulation that indicates the radicality of the concept of figuration, which affirms society as the formation of interdependent individuals, despite the individual or social perception of possible autonomy, interdependence consisting of an empirical and ontological question.
  • CULTURE OF MARITIME FISHING TRADE Artigos

    Ramalho, Cristiano Wellington Noberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo aborda um tradicional grupo de pescadores artesanais do Brasil, os jangadeiros, objetivando compreender como eles constituíram uma cultura de ofício pesqueira marítima, do século XVI até 1970. Combinaram-se, para tanto, a abordagem sócio-histórica (escritos e imagens) e a pesquisa de campo, quando foram entrevistados 12 jangadeiros de alto-mar da praia de São José da Coroa Grande, em Pernambuco. Conclui-se que os jangadeiros representam o encontro de duas tradições (a marítima e a de ofício), que tiveram na sociedade flutuante (a jangada) seu marco existencial e lócus de reprodução sociocultural.

    Abstract in English:

    Abstract The article approaches a traditional group of artisanal fishermen from Brazil, the rafters, aiming to understand how they constituted a culture of maritime fishing trade, from the sixteenth century until 1970. For that, a socio-historical approach was combined (writings and images) with field research where 12 deep sea rafters from São José da Coroa Grande beach, Pernambuco, were interviewed. It concludes that the rafters represented the encounter of two traditions (the maritime and the profession) that had in a floating society (the raft) its existential landmark and locus of socio-cultural reproduction.
  • “WHY DO HOMOSEXUALS ONLY EXIST IN CITIES?” THE RECENT “INSTITUTIONALIZATION” OF “HOMOSEXUALITY” IN SOUTHERN MOZAMBIQUE Artigos

    Miguel, Francisco

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A partir de pesquisa etnográfica realizada nos últimos anos no sul de Moçambique, o presente artigo responde antropologicamente à pergunta colocada por um telespectador moçambicano sobre o porquê da inexistência de sujeitos homossexuais em contextos rurais locais. O argumento central aqui apresentado é de que ainda que o desejo (homo)erótico preceda e prescinda da linguagem, a constituição de um sujeito propriamente homossexual não. Logo, as cidades oferecerão não apenas um ambiente propício para a vivência de experiências eróticas e identitárias desse sujeito, mas também a episteme necessária para que ele se constitua como tal.

    Abstract in English:

    Abstract Based on an ethnographic research carried out in recent years in southern Mozambique, this article answers anthropologically the question posed by a Mozambican viewer about why there are no homosexual subjects in local rural contexts. The central argument presented here is that although the (homo)erotic desire precedes and dispenses with language, the constitution of a subject that is properly homosexual does not. Therefore, cities will provide not only an environment conducive to the experience of erotic and identity experiences of this subject but will offer the necessary episteme for such subject to be constituted as such.
  • ELECTROMOBILITY AND POLITICAL RHETORIC: NATURAL RESOURCES, TECHNOLOGICAL NATIONALISM AND GREEN MORALITY IN BOLIVIA. Artigos

    Jerez, Francisco Adolfo García

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A electromobilidade toma forma em um mercado de grande relevância em escala global, no qual a Bolívia desempenha papel muito importante por ter uma das principais reservas de lítio. Considerando ambos os aspectos, o objetivo deste artigo é saber como o mercado de carros eléctricos está se moldando de forma discursiva em território boliviano. Minha hipótese aponta para a existência de três narrativas assim sintetizadas: na presença recorrente de uma ideia de natureza sui generis, na emergência nos últimos lustros de um nacionalismo tecnológico e na exortação estratégica de uma moralidade verde como uma autoatribuição política. Em termos de metodologia, realizei trabalho de campo na Bolívia de janeiro a março de 2020, combinando entrevistas, observação direta e consulta em jornais nacionais.

    Abstract in English:

    Abstract Electromobility is taking shape in a market of great relevance on a global scale in which Bolivia plays an important role as it has one of the main reserves of lithium. Bearing both aspects in mind, the aim of this article is to find out how the electric car market is being shaped discursively in Bolivian territory. My hypothesis points to the existence of three narratives that could be synthesised as follows: in the recursive presence of an idea of a sui generis nature, in the emergence in the last lustrums of a technological nationalism, and in the strategic exhortation of a green morality as a political self-asscription. In terms of methodology, I carried out field work in Bolivia from January to March 2020, combining interviews, direct observation, and consultation of national newspapers.
  • ENVY AND THE CLOSED BODY IN MARACATU DE BAQUE SOLTO (PERNAMBUCO, BRAZIL) Artigos

    Baraldi, Filippo Bonini

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os membros dos grupos de maracatu de baque solto da Zona da Mata norte pernambucana sentem-se particularmente expostos na época do carnaval a vários tipos de doenças causadas pelo “olho grande” dos invejosos. Daí a necessidade de práticas defensivas nos planos simbólico e estético. Para brincar o carnaval sem se arriscar é necessário fechar o próprio corpo, o que, nesse contexto significa torná-lo protegido, poderoso, saudável, invencível, não vulnerável ou susceptível aos ataques das entidades negativas despertadas pelo olho grande de rivais e inimigos. Nesse artigo argumento que a vivência emocional dos brincantes de maracatu é profundamente ligada a essa maneira de conceber o corpo durante o carnaval. Um corpo diferente do ordinário, suscetível, permeável a presenças e ataques de entidades invisíveis.

    Abstract in English:

    Abstract During Carnival, the members of maracatu de baque solto groups, a performance occurring in Pernambuco (Northeast Brazil) feel exposed to various type of illnesses, caused by the “envious eye” (olho grande) of their rivals. This motivates them to accomplish a number of defensive practices, both on a symbolical and on an aesthetical dimension. In order to perform safely, they need to “close the body” (fechar o corpo), physiologically, symbolically, and aesthetically. In this context, the expression “closed body,” is synonymous of a protected, powerful, healthy, invincible body, while the expression “open body” refers to a vulnerable one, susceptible to the attacks of negative entities, aroused by the enemies’ envious eye. In this article, I suggest that that the emotional experience of the Maracatu performers is driven by this particular way of perceiving the body during the carnival period.
  • POST-COLONIAL THEORY AND BRAZILIAN THOUGHT IN THE WORK OF GUERREIRO RAMOS: POLITICAL THOUGHT (1955-1958) Artigos

    Lynch, Christian Edward Cyril; Marreca, Pedro Paiva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo analisa os textos produzidos por Guerreiro Ramos entre 1955 e 1958; período no qual ele se volta para o estudo do pensamento político brasileiro. Tratou-se de uma segunda etapa do projeto de pesquisa do autor, voltado para a elaboração de uma ciência social de caráter pós-colonial aplicada ao Brasil. Esse projeto começara no Ibesp, quando ele formulara estudos críticos sobre o pensamento social brasileiro. Uma vez vinculado ao Iseb, ele redirecionou sua pesquisa para a história do pensamento político brasileiro, no intuito de completar sua teoria da sociedade brasileira com uma ideologia do desenvolvimento nacional. A adoção de um método histórico-sistemático para analisar os textos permitiu apreender os elementos de continuidade entre as duas fases da pesquisa. Essa perspectiva diacrônica de análise contempla a dimensão sistemática da obra do autor não perceptível em análises focalizadas unicamente na reconstituição lógica de sua teoria.

    Abstract in English:

    Abstract The article analyzes the texts produced by Guerreiro Ramos between 1955 and 1958; period in which he turns his efforts to the study of the Brazilian political thought. It was a second stage of the author’s research project, focused on the elaboration of a post-colonial social science applied to Brazil. This project had started at IBESP, where he had elaborated critical studies on Brazilian social thought. Once he joined the ISEB, he redirected his research to the history of Brazilian political thought, in order to complete his theory of Brazilian society with an ideology of national development. The adoption of a historical-systematic method to analyze the texts allowed us to apprehend the elements of continuity between the two phases of the research. This diachronic perspective of analysis contemplates the systematic dimension of the author’s work, what is not perceptible in analyzes focused solely on the logical reconstruction of his theory.
  • POSCOLONIALISM AND DECOLONIALITY: ETHNICITY, SOCIAL REPRODUCTION, GENDER AND SEXUALITY - AFRICAN VOICES - NOTES FROM AN ACADEMIC COURSE Artigos

    Castro, Mary Garcia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo decola da experiência de um curso de pós-graduação (o Curso), orientado por perspectiva crítica à ‘colonialidade do saber’ e que sublinha a importância de espaço para vozes não eurocêntricas nas universidades e entrelace de saberes, como os academicamente legitimados e aqueles que encarnam vivencias comunitárias e heranças culturais de povos originais e escravizados. Considerando autores, em especial feministas, latino-americanos e africanos, sobre pós-colonialismo e decolonialidade, no Curso se analisam romances de autoras africanas e se o desenha como uma experiência crítica à colonialidade do saber; identidades culturais negadas e se estimula pesquisar maternidade além do privado, como construto de reprodução social. Demonstra-se também a potencialidade do entrelace entre sociologia e literatura.

    Abstract in English:

    Abstract This article takes off from the experience of a post-graduation course (the Course), guided by a critical perspective to the ‘coloniality of knowledge’ and underlining the importance of space for non-Eurocentric voices in universities and interlace of knowledge, such as academically legitimized and those who embody community experiencs and cultural heritages of original and enslaved peoples. Considering authors, especially feminists, Latin Americans and Africans, about postcolonialism and decoloniality, the Course analyzes novels by African authors and draws it as a critical experience to the coloniality of knowledge; denied cultural identities are rescued and maternity research beyond the private as a construct of social reproduction is encouraged. It is also demonstrated the potentiality of the interlace between sociology and literature.
  • “IN YOUR WRITING I AM EXISTED”: READING THE HISTORY OF ANTHROPOLOGY VIA TEXTURES OF THE ORDINARY Registros De Pesquisa

    Singh, Bhrigupati

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Nesse ensaio tento sugerir uma forma não teleológica de ler a história da antropologia, situando o livro de Veena Das Textures of the ordinary, de 2020, em relação a suas obras anteriores, começando por Structure and cognition: aspects of Hindu caste and ritual, de 1977. Em vez de um movimento teleológico do estruturalismo ao “pós-estruturalismo” ou a um trabalho “autorreflexivo”, aponto para a continuidade e transfiguração dos conceitos de estrutura e evento nos diferentes livros de Das, como forma de também imaginar movimentos no interior da teoria social mais ampla sem que cada sucessivo “paradigma” tenha que negar dialeticamente seu antecessor. Pergunto ainda o que significa envelhecer ou “amadurecer” no interior de um corpo de trabalho acadêmico, e como podemos considerar que um autor está envelhecendo e rejuvenescendo ao mesmo tempo, se considerarmos que envelhecer no pensamento não é necessariamente apenas uma questão de cronologia ou teleologia.

    Abstract in English:

    Abstract In this essay I try to suggest a non-teleological way of reading the history of anthropology, by placing Veena Das’s Textures of the ordinary (2020) in relation to her previous books, beginning with Structure and cognition: aspects of Hindu caste and ritual (1977). Rather than a teleological movement from structuralism to “post-structuralism” or “self-reflexive” work, I point to the continuation and transfiguration of the concepts of structure and event across Das’s different books, as a way of also imagining movements within social theory more broadly, without each successive “paradigm” having to dialectically negate its predecessor. Further, I ask what it means to age or to “mature” within a body of scholarly work, and how we might take an author to be growing simultaneously older and younger, if we take aging in thought not necessarily to be solely a question of chronology or teleology.
  • STUDIES ON CARE IN SOCIOLOGY: THE CONTRIBUTION OF NADYA ARAUJO GUIMARÃES AND HELENA HIRATA Registros De Pesquisa

    Sorj, Bila

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo desse registro de pesquisa é situar os três livros publicados recentemente por Nadya Araujo Guimarães e Helena Hirata sobre o trabalho de cuidado na consolidação de um novo campo de estudos e pesquisas nas ciências sociais e salientar as contribuições que oferecem à sociologia do trabalho e ao entendimento multifacetado das desigualdades sociais no país e na América Latina.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this research register is to situate the three recently published books on carework by Nadya Araujo Guimarães and Helena Hirata in the consolidation of a new field of studies and research in the social sciences and to highlight the contributions they offer to the sociology of work and to the multifaceted understanding of social inequalities in the country and in Latin America.
  • TESSITURAS, TEXTURAS, TRELIÇAS E TRAMAS: O COTIDIANO, O ORDINÁRIO E A TAREFA DA ANTROPOLOGIA Resenhas

    Parreiras, Carolina
  • VICTOR WITTER TURNER, KAVULA! Resenhas

    Dawsey, John C
  • AUTOR E OBRA PODEM SER SEPARADOS? “SIM E NÃO” RESPONDE GISÈLE SAPIRO Resenhas

    Barreto, Mariana
  • Erratum Erratum

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