Sumário
Sociologia & Antropologia, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2025Sociologia & Antropologia, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2025
| Documents |
|---|
|
ENTREVISTA FICAR COM CLASTRES E PENSAR O PROBLEMA: O UM, O PLURI, O CONTRA. ENTREVISTA/CONVERSAÇÃO Lagrou, Els Gonçalves, Marco Antonio Amoroso, Marta Rosa Sztutman, Renato Resumo em Português: Resumo Pierre Clastres (1934-1977) produziu uma torção no pensamento político moderno a partir de uma proposição etnográfica-filosófico-política ousada, porque embasada em outros universos conceituais, sobretudo nos ameríndios, em que procura repensar as concepções sobre poder e política tomando a sério estes outros modos de pensar que afrontam e confrontam o chamado mundo ocidental. Esta entrevista/conversação em torno da obra clastreana realizada por quatro etnólogos/antropólogos se propôs a pensar com Clastres, tentar ir além de Clastres, procurando justamente enfatizar a atualidade de seu pensamento ao trazermos nossas próprias experiências etnográficas ameríndias e nossos encontros com os conceitos e as formulações clastreanos.Resumo em Inglês: Abstract Pierre Clastres (1934-1977) produced a twist in modern political thought based on a bold ethnographic-philosophical-political proposition grounded in other conceptual universes, especially Amerindian ones. It sought to rethink conceptions of power and politics by taking seriously these other ways of thinking that confront and challenge the so-called Western world. This interview/conversation on Clastre’s work, conducted by four ethnologists/anthropologists, proposes to reflect with Clastres, to attempt to go beyond Clastres, and to emphasize the relevance of his thought by bringing our own Amerindian ethnographic experiences and our encounters with Clastres’ concepts and formulations. |
|
SEÇÃO ESPECIAL O CINEMA CONTRA O ESTADO: POR UMA FILOSOFIA POLÍTICA DAS IMAGENS (ERA UMA VEZ BRASÍLIA, DE ADIRLEY QUEIRÓS) Gonçalves, Marco Antonio Resumo em Português: Resumo Partindo da ideia proposta por Queirós de um “Cinema contra o Estado”, que encontra ecos na filosofia política de Pierre Clastres (2003), encaminho uma análise que pretende tirar as consequências político-estéticas desta proposição. A intenção do artigo é a de explorar os sentidos do filme analisando propriamente o plano imagético apresentado em Era uma Vez Brasília, assim como as discussões, críticas e declarações do diretor Adirley Queirós. Na primeira parte, O jogo do luto: suas alegorias, acentuo o caráter alegórico das imagens que evocam paisagens-sentimentos como ruínas, melancolia, caveiras-berrantes, ceticismo que são capazes de engendrar a ressignificação do Estado, apontando suas derivas. Na segunda parte, O espectro que ronda explora-se a ideia de um filme de combate, de luta, em que se imagetifica o mal-estar da civilização brasileira, instaurado pelas pulsões políticas agenciadas para combater o espectro do ‘comunismo’ que, erigido como fantasma, magnifica o Estado em sua dimensão de unidade, no combate a um inimigo comum. Na conclusão, Prisioneiros de suas próprias ilusões, retoma-se a ideia emulada por Queirós, através da frase de Umberto Eco que enfatiza que a maior capacidade humana é a de criar fantasmas, o que produz a sensação de que somos prisioneiros de nossas próprias ilusões, imagens-prisões que alegorizam no filme o sentido próprio de Estado.Resumo em Inglês: Abstract Starting from Queirós’ proposition of a “Cinema against the State,” which finds echoes in the political philosophy of Pierre Clastres (2003), I analyze the political-aesthetic implications of this proposition. I intend to explore the meanings of Era uma Vez Brasília by properly analyzing the imagetic plane presented in the films and the discussions, criticisms, and statements of director Adirley Queirós. In the first part, “The play of Mourning: Its Allegories,” I emphasize the allegorical nature of images that evoke landscape-feelings such as ruins, melancholy, screaming skulls, and skepticism, which reframe the State by pointing to its drifts. In the second part, “The Haunting Specter,” I explore the idea of a combat film, a struggle in which the malaise of Brazilian civilization becomes image. This malaise is instigated by political impulses directed to combat the specter of ‘communism,’ which, erected as a ghost, magnifies the State in its unity dimension in the fight against a common enemy. In the conclusion, “Prisoners of Our Own Illusions,” Queirós’ idea is revisited through Umberto Eco’s assertion that humanity’s greatest ability is to create ghosts, producing the feeling that we are prisoners of our own illusions-imprisoning images that allegorize in the film the very meaning of the State. |
|
SEÇÃO ESPECIAL CLASTRES, OU A GUERRA ENTRE O DOMÉSTICO E O POLÍTICO Leirner, Piero C. Resumo em Português: Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as noções de guerra e Estado em Clastres, através de alguns de seus debates, especialmente das ligações e rupturas com Marx e Lévi-Strauss. Considero que esses dois autores estão, ainda que de forma às vezes oblíqua, implicados de forma crítica em um ponto central do argumento de Clastres: o de que a condição autárquica da sociedade primitiva tem como requisito a agência de uma força que impede uma disjunção interna (como “classe”) e limita uma conjunção externa (como “grupo de troca”). Essas duas dimensões, interna e externa, têm tanto Marx quanto Lévi-Strauss (e ainda Hobbes e Mauss) implicados, uma vez que Estado, guerra e classes foram atados ao conceito de Modo de Produção Doméstico (MPD), de Marshall Sahlins. Este, por sua vez, estabeleceu tal conceito em diálogo com aqueles autores. Considerando esses pontos, tentarei retomar o problema da guerra e da emergência do Estado em Clastres à luz da divisão político/doméstico, estabelecendo esta como ponto de partida para uma possível crítica.Resumo em Inglês: Abstract This article analyzes the relationship between the notions of war and State in Clastres through some of his debates, especially the connections and ruptures with Marx and Lévi-Strauss. I consider that these two authors are, albeit sometimes obliquely, critically implicated in a central point of Clastres’ argument: that the autarchic condition of primitive society requires the agency of a force that prevents an internal disjunction (such as “class”) and limits an external conjunction (such as “exchange group”). These two dimensions, internal and external, involve both Marx and Lévi-Strauss (and also Hobbes and Mauss), since State, war and classes were tied to Marshall Sahlins’ concept of the Domestic Mode of Production (DMP). Sahlins, in turn, established this concept in dialogue with those authors. Considering these points, I will revisit the problem of war and the emergence of the State in Clastres considering the political/domestic division, establishing this as a starting point for a possible critique. |
|
SEÇÃO ESPECIAL DANÇANDO CONTRA O ESTADO: A FORÇA DA ALIANÇA E DA INIMIZADE NAS CULTURAS POPULARES Acselrad, Maria Resumo em Português: Resumo A dimensão agonística, presente em diferentes danças populares e tradicionais brasileiras, permite observar que, se a dança a serviço do Estado movimentou bastante o imaginário local, dançar contra o Estado também. Congos e caboclinhos, aqui em perspectiva histórica e etnográfica, por meio de suas manobras e manejos, nos ensinam que uma análise etnocoreológica precisa estar atenta à dimensão descoreográfica e contracoreográfica de seus movimentos. Que dançar, assim como fazer guerra, tal como ressaltou Pierre Clastres a propósito dos povos indígenas que estudou, é motor importante da vida social.Resumo em Inglês: Abstract The agonistic dimension observed in different popular and traditional Brazilian dances allows us to sustain that if dancing for the State has greatly stirred the local imagination, so too has dancing against the State. Congos and caboclinhos, here in a historical and ethnographic perspective, through their maneuvers and handling, teach us that an ethnochoreological analysis needs to be attentive to the dechoreographic and counterchoreographic dimension of movements. That dancing, like waging war, as emphasized Pierre Clastres about the indigenous people he studied, is an important driving force of social life. |
|
ARTÍCULO MIGRACIÓN INDÍGENA AMAZÓNICA EN LA PERIFERIA ANDINA DE LIMA: EDUCACIÓN, KENÉ Y RETERRITORIALIZACIÓN SHIPIBO-KONIBO Belaunde, Luisa Elvira Timoteo, Clara Matilde Cárdenas Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo se enfoca en la migración de familias shipibo-konibo de la Amazonía peruana a la periferia urbana de Lima, en Cashahuacra, una ladera rocosa de los contrafuertes andinos de Santa Eulalia con alto riesgo de aluviones. Analiza las narrativas femeninas y masculinas de autorepresentación del migrante en busca de educación universitaria, destacando el lenguaje del parentesco y la agencia del arte shipibo-konibo de diseños kené en la vida de las familias que constituyen un enclave amazónico entre migrantes andinos enfrentando discriminación, desastres ambientales y amenazas de expulsión. Plantea que la migración es concebida en términos de aprendizajes y la reterritorialización del lugar expresada en la muralizacion de las casas con kené. Argumenta que la intervención artística del espacio público es una forma comunitaria de contramonumento a la autopoeisis de una ciudadanía shipibo-konibo urbana.Resumo em Inglês: Abstract The paper focuses on the migration of Shipibo-Konibo families from the Peruvian Amazon to the urban periphery of Lima, in Cashahuacra, a rocky slope of the Andean foothills of Santa Eulalia with a high risk of landslides. It analyzes the female and male narratives of self-representation of the migrant in search of university education, highlighting the language of kinship and the agency of the Shipibo-Konibo art of kené designs in the lives of families that constitute an Amazonian enclave among Andean migrants, facing discrimination, environmental disasters and threats of expulsion. We propose that migration is conceived in terms of learning and the reterritorialization of the place expressed in the muralization of their houses with kené. We argue that the artistic intervention of public space is a community form of counter-monument to the autopoiesis of urban Shipibo-Konibo citizenship. |
|
ARTICLE MERCADOS DA CARNE EM TEMPOS DE PESTES E NEOLIBERALISMO Perrota, Ana Paula Resumo em Português: Resumo Com a pandemia da COVID-19, os sistemas de produção animal e de alimentos de origem animal entraram na ordem do dia a partir de discussões a respeito de como são realizadas as atividades de criação e abate dos animais, de que maneira a carne é vendida e consumida, além de uma discussão sobre a comestibilidade e não comestibilidade das diferentes espécies. Em vista dessa temática, esse artigo busca discutir sobre o lugar da legitimidade do chamado mercado moderno da produção da carne, no que diz respeito a perspectiva de que seria o modelo seguro do ponto de vista sanitário. Trata-se então de pensar, em contraste com o chamado mercado tradicional, como o modelo marcado pela produção industrial e tecnico-científica constrói confiança ainda que não tenha eliminado os riscos e perigos da produção da carne, mas ao contrário, cria novos. E como tais riscos e perigos se complexificam a partir da governança neoliberal.Resumo em Inglês: Abstract Following the COVID-19 pandemic, systems for breeding livestock and producing animal-based foods have become central to discussions on how animals are bred and slaughtered, the ways in which meat is sold and consumed, and the edibility and non-edibility of different animal species. Addressing this theme, this study explores the legitimacy of modern meat production market and the idea that it constitutes a safe model in public health terms. Contrasting this model to the traditional market, this study aims to examine how the industrial and technical-scientific production of animal-based foods cultivates trust despite failing to eliminate the risks and dangers associated with meat production and creating new ones. This study also discusses how these risks and dangers have become more complex under neoliberal systems of governance. |
|
ARTIGO MOVIMENTOS SOCIAIS: CONCEITOS EM COMPETIÇÃO Alonso, Angela Resumo em Português: Resumo Embora movimento social seja um fenômeno de longa duração, o conceito para designá-lo apenas se firmou na literatura sociológica a partir da década de 60. O artigo argumenta que o uso de mesmo termo para nomear protestos num largo espectro de contextos impediu a fragmentação da literatura e demarcou um campo de estudos no interior da sociologia política. Neste campo, contudo, não se produziu convergência: duas abordagens principais vêm competindo na definição e explicação do fenômeno, aqui chamadas de emancipatória e relacional. O artigo sumariza o modo pelo qual estas perspectivas responderam a desafios teóricos e empíricos ao longo de seis décadas, por meio da análise da literatura em português, inglês, francês e espanhol, reunida no Google Scholar.Resumo em Inglês: Abstract Although social movement is a long-lasting phenomenon, its designating concept was only solidified in sociological literature during the 1960s. The article argues that use of the term “social movement” across diverse contexts of collective action prevented academic fragmentation and established a distinct field within political sociology. Despite this unifying terminology, theoretical convergence has remained elusive: two predominant analytical approaches - which this article identifies as emancipatory and relational - have competed to define and explain these phenomena. By a comprehensive analysis of literature in Portuguese, English, French, and Spanish indexed in Google Scholar, this article traces how these competing perspectives have evolved in response to theoretical and empirical challenges over six decades. |
|
ARTIGO UMA SOCIOLOGIA CONECTADA E TRANSNACIONAL: A LISTA DE PIERSON E A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL Martins, Maro Lara Resumo em Português: Resumo Este artigo aborda a história das Ciências Sociais no Brasil lançando o olhar sobre o verbete Sociologia publicado por Donald Pierson no Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros, em 1949. Num primeiro momento, parto da noção de sociologias conectadas e discuto a formação transnacional da Sociologia, focando na circularidade das ideias sociológicas que permitiram as condições favoráveis ao processo de especialização do conhecimento e da formação da identidade profissional nas Ciências Sociais. Em seguida, a partir do Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros, coordenado por Rubens Borba de Moraes e William Berrien, tomo como objeto de estudo o verbete elaborado pelo sociólogo estadunidense e procuro estabelecer as diferentes florações que convergiram para a formação das Ciências Sociais no país e como meio analítico de interpretar a história da Sociologia brasileira como caso empírico de uma sociologia conectada e transnacional.Resumo em Inglês: Abstract This article deals with the history of the social sciences in Brazil by looking at the entry Sociologia published by Donald Pierson in the Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros in 1949. First, I start from the notion of connected sociologies and discuss the transnational formation of sociology, focusing on the circularity of sociological ideas that allowed the conditions favorable to the process of specialization of knowledge and the formation of professional identity in the social sciences. Then, based on the Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros, coordinated by Rubens Borba de Moraes and William Berrien, I take the entry prepared by the American sociologist as my object of study and try to establish the different blossoms that converged to form the social sciences in the country and as an analytical means of interpreting the history of Brazilian sociology as an empirical case of a connected and transnational sociology. |
|
ARTIGO O SAMPLEAMENTO COMO FORMA DE EXPERIMENTALISMO MARGINAL: UM OLHAR A PARTIR DO RAP Abreu, Mariana Klein, Stefan Resumo em Português: Resumo Este artigo busca refletir sobre o lugar do sample enquanto forma de prática contra-hegemônica, situando-o como uma forma de prática, tanto de caráter intelectual, quanto em termos estético-artísticos. Entende-se que, no esteio de outras concepções em torno das possibilidades de resistência apresentadas pela música, voltar o olhar especificamente a essa técnica pode sustentar possibilidades de enfrentamento da linguagem, da cultura e do imaginário conforme estão estabelecidos e conquistar espaços para expressões culturais historicamente marginalizadas. Assim, o percurso de ideias também contempla um esforço de enfrentar uma concepção fechada, limitada e eurocêntrica de produção teórica, fortemente arraigada na Sociologia, mas que, ao longo das duas a três décadas mais recentes, vem recebendo críticas diversas e cada vez mais consistentes.Resumo em Inglês: Abstract This article reflects on sampling as a form of counter-hegemonic practice, situating it both as an intellectual practice and an aesthetic-artistic expression. Despite other conceptions around the possibilities of resistance presented by music, looking specifically at this technique can help to confront established language, culture and imaginaries, and conquer spaces for historically marginalized cultural expressions. Thus, the path of ideas also contemplates an effort to confront a conception of dated, limited and Eurocentric theoretical production, strongly rooted in sociology, but which, over the last three decades, has received diverse and increasingly consistent criticism. |
|
ARTÍCULO UN GESTO EN LA LAGUNA O CÓMO RESTAURAR LA MEMORIA DE LA EXPERIENCIA INFANTIL DEL EXILIO URUGUAYO (1973-1985) Chmiel, Fira Resumo em Espanhol: Resumen Para este texto procuro ofrecer un avance en la reflexión sobre el vínculo entre las “cosas” y los procesos de memoria, tomando por caso las memorias de quienes fueron niños y niñas durante el exilio de la última dictadura uruguaya. En particular, me ocuparé de las posibles relaciones entre la memoria, la restauración y la restitución de los objetos enlazados a las biografías de quienes recuerdan, hoy adultos. Para ello, adopto la perspectiva teórico-metodológica del estudio de la cultura material y a partir de dicho enfoque retomo el abordaje etnográfico y la perspectiva biográfica porque permiten conocer el modo en que los actores significan en el presente la experiencia del exilio durante la infancia. En el curso de esta exploración sugiero que, entre las dimensiones de restauración y restitución, media un “gesto” y me detengo en esta categoría para comprender el lugar de las materialidades en su vínculo con la labor memorial.Resumo em Inglês: Abstract In this text I further develop the reflection on the link between ‘things’ and memory processes, taking the memories of those who were children during the exile of the last Uruguayan dictatorship as a case study. Particularly, I will focus on the possible relations between memory, restoration and restitution of objects linked to the biographies of those who remember, now adults. For this purpose, I adopt the theoretical-methodological perspective of the study of material culture and, from this approach, I take up the ethnographic approach and the biographical perspective as they allow us to understand the way in which these actors signify in the present the experience of exile during childhood. In the course of this exploration, I suggest that between the dimensions of restoration and restitution there is a ‘gesture’ and I focus on this category to understand the place of materialities in their link with memorial work. |
|
ARTIGO CONSTRUINDO O PROGRESSO: CIMENTO, IMAGINAÇÃO MATERIAL E PAISAGEM URBANA NO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1940 Araujo, Marcella Resumo em Português: Resumo Este artigo analisa os regimes visuais de propagandas da Companhia Nacional de Cimento Portland (CNCP), publicadas na CONCRETO: Revista Técnica das Construções em Concreto Armado, entre 1938 e 1950. Trato as peças publicitárias como artefatos materiais que operam designações indiciais e promovem um exercício de imaginação. Discuto a relevância da empresa cimenteira e da revista técnica em questão, assim como os desafios metodológicos da análise visual de artefatos materiais dotados de certas particularidades. Analiso a linguagem gráfica e as estratégias de convencimento das propagandas, destacando o uso de fotografias de paisagem e as comparações entre passado e presente como forma de demonstração do papel do cimento na transformação material do espaço urbano. Concluo argumentando que as peças publicitárias da CNCP oferecem um exercício de imaginação material que permite compreender as “modernidades imaginadas” pela empresa cimenteira na década de 1940, no Brasil.Resumo em Inglês: Abstract This article examines the visual regimes of advertisements by the Companhia Nacional de Cimento Portland (CNCP), published in CONCRETO: Revista Técnica das Construções em Concreto Armado between 1938 and 1950. It conceives the advertisements as material artifacts that function as indexical signs and promote an exercise of imagination. The article discusses the significance of the cement company and the technical journal in question, as well as the methodological challenges involved in the visual analysis of material artifacts with certain particularities. It analyzes the graphic language and persuasive strategies of the advertisements, emphasizing the use of landscape photography and comparisons between the past and present to show the role of cement in the material transformation of urban space. It concludes by arguing that the CNCP advertisements offer a material exercise of imagination that helps to understand the “imagined modernities” envisioned by the cement company in 1940s Brazil. |
|
ARTIGO ETNOGRAFIA E POESIA POPULAR NOS CANCIONEIROS FOLCLÓRICOS: AMADEU AMARAL, JOSÉ DE ALENCAR E MÁRIO DE ANDRADE Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro Resumo em Português: Resumo Entre o último quartel do século XIX e meados do século XX, a voga mundial dos cancioneiros folclóricos ergueu-se no Brasil entre os projetos de construção cultural da nação. Tais registros da oralidade popular orientavam-se por concepções de etnografia que, sintetizadas na expressão nativa colheita, este texto busca iluminar. Em meio à grande variedade, as quadras - tidas como das mais simples formas poéticas - conduzem o exame dos registros feitos por três literatos: Amadeu Amaral, José de Alencar e Mário de Andrade. Desalinhando temporalidades, Alencar, com “O rabicho da Geralda”, de 1874, permite comparar os modos distintos pelos quais Amaral, nos anos 1920, e Mário de Andrade, nos anos 1930/40, praticaram a etnografia em seus respectivos e inconclusos cancioneiros. No percurso, circulando entre oralidade e escrita, a graça e potência das formas poéticas registradas nos interpelam e trazem para o presente o passado dos cancioneiros.Resumo em Inglês: Abstract Between the last quarter of the 19th century and the mid-20th century, the worldwide vogue of folk songbooks arose in Brazil among the nation’s cultural construction projects. Such collections of popular oral expressions were guided by concepts of ethnography that, synthesized in the native category “harvest”, this text seeks to illuminate. Amidst great variety, the quatrains - considered to be among the simplest poetic forms - lead the examination of the registries made by three writers: Amadeu Amaral, José de Alencar and Mário de Andrade. Misaligning temporalities, Alencar, with “O rabicho da Geralda”, from 1874, allows us to compare the distinct ways in which Amaral, in the 1920s, and Mário de Andrade, in the 1930s/40s, practiced ethnography in their respective and unfinished songbooks. Along the way, moving between orality and writing, the grace and power of the recorded poetic forms challenge us and bring the past of songbooks into the present. |
|
REGISTRO DE PESQUISA A RELAÇÃO COMO PROTAGONISTA: ENTREVISTA COM PIERPAOLO DONATI Leite, Roberta Vasconcelos Gaspar, Yuri Elias Resumo em Português: Resumo Pierpaolo Donati, sociólogo italiano e professor emérito da Università di Bologna, é um dos protagonistas da chamada virada relacional nas Ciências Sociais. Nos debates que marcam o campo, defende que a Teoria Relacional da Sociedade se fundamenta em uma ontologia estratificada, com inspiração no realismo crítico. Sua vasta produção possui traduções em diversas línguas, embora poucos de seus trabalhos tenham sido publicados no Brasil. Nesta entrevista, Donati apresenta didaticamente os principais conceitos e especificidades da abordagem que vem formulando há mais de 40 anos. Abordamos sua formação, influências e parcerias; contribuições para os debates sobre interculturalidade e relações com a alteridade; desafios e perspectivas da Sociologia Relacional, bem como seu projeto para a sociedade.Resumo em Inglês: Abstract Pierpaolo Donati, italian sociologist and professor emeritus at the Università di Bologna, is one of the protagonists of the so-called relational turn in social sciences. In the debates that mark the field, he argues that the relational theory of society must be based on a stratified ontology, inspired by critical realism. His vast production has been translated into several languages, although few of his works have been published in Brazil. In this interview, Donati didactically presents the main concepts and specificities of the approach he has been formulating for more than 40 years. We talked about his background, influences and partnerships; contributions to debates on interculturality and relations with alterity; challenges and perspectives of relational sociology, as well as his project for society. |
