1. |
Capacidade resolutiva na atenção primária |
1a. Percentual de profissionais da atenção primária que consideram adequado o tempo de espera por exames necessários |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
1b. Catálogo de exames de diagnóstico solicitados na atenção primária |
0 ponto: nenhum tipo de exame |
1 ponto: somente exames laboratoriais básicos |
2 pontos: exames laboratoriais básicos e de média complexidade |
3 pontos: ampliação do catálogo de provas solicitadas |
1c. Coleta de amostras para exames laboratoriais frequentemente solicitados na atenção primária |
0 ponto: não é realizada |
1 ponto: realizada um só, um dia por semana |
2 pontos: realizada na maioria dos dias da semana |
3 pontos: realizada diariamente |
2. |
Apoio às equipes de atenção primária |
2a. Equipe interdisciplinar de apoio na atenção primária |
0 ponto: não existe |
1 ponto: existe apenas para grupos específicos |
2 pontos: existe equipe que atua como referência, mas sem discussões clínicas |
3 pontos: existe equipe que atua como referência e participa em discussões clínicas |
3. |
Atendimento à demanda espontânea na atenção primária |
3a. Funcionamento no atendimento à demanda espontânea |
0 ponto: não há tolerância para consultas não agendadas |
1 ponto: há tolerância para consultas não agendadas apenas um dia por semana |
2 pontos: há tolerância para consultas não agendadas na maioria dos dias da semana |
3 pontos: há sempre tolerância para consultas não agendadas |
4. |
Organização da porta de entrada aos serviços de saúde pela atenção Primária |
4a. Percentual de médicos e enfermeiros que consideram que na maioria das vezes os usuários procuram primeiramente a atenção primária para o primeiro atendimento |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
5. |
Controle do fluxo de usuários |
5a. Análise de encaminhamentos realizados para serviços da atenção especializada |
0 ponto: não há |
1 ponto: há análise não sistemática de alguns encaminhamentos |
2 pontos: há análise sistemática de alguns encaminhamentos |
3 pontos: há análise sistemática de todos os encaminhamentos |
5b. Monitoramento das listas de espera para serviços da atenção especializada |
0 ponto: não há |
1 ponto: há, mas de um modo não sistemático |
2 pontos: há, de um modo sistemático, mas sem reavaliação periódica dos casos |
3 pontos: há, de um modo sistemático e com reavaliação periódica dos casos |
5c. Monitoramento das abstenções aos agendamentos para serviços da atenção especializada |
0 ponto: não há |
1 ponto: há, mas de um modo não sistemático |
2 pontos: há, de um modo sistemático mas sem estratégia para recuperação da vaga |
3 pontos: há, de um modo sistemático e com estratégia para recuperação da vaga |
6. |
Articulação entre os serviços da atenção primária e serviços de urgência |
6a. Percentual de profissionais que consideram que as tentativas de transferência de usuários atendidos no centro de saúde para a urgência são sempre exitosas |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
7. |
Protocolos clínicos |
7a. Existência de protocolos clínicos que visam a garantir a continuidade de cuidados |
0 ponto: não existem |
1 ponto: existem, mas restritos à atenção primária |
2 pontos: existem, mas restritos à atenção especializada |
3 pontos: existem e são compartilhados |
8. |
Transferência de informação sobre o usuário entre os serviços ou profissionais de saúde |
8a. Percentual de médicos da atenção primária que sempre fornecem informações escritas quando o usuário é referenciado para serviços de outros níveis de atenção |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
8b. Percentual de médicos especialistas que sempre enviam contrarreferências após avaliarem o usuário |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
8c. Percentual de encaminhamentos a serviços especializados que apresentam descrição detalhada do motivo do encaminhamento |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
8d. Percentual de profissionais da atenção primária que recebem relatório de alta hospitalar após internação dos usuários |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
9. |
Acesso a consultas médicas especializadas, serviço de diagnóstico e atenção hospitalar |
9a. Percentual de profissionais que consideram adequado o tempo de espera para as consultas médicas especializadas necessárias na prática clínica para a condução dos casos |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
9b. Percentual de profissionais que consideram adequado o tempo de espera até a realização dos exames especializados necessários na prática clínica para a condução dos casos |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |
9c. Percentual de profissionais que consideram adequado o tempo de espera até a realização de cirurgias eletivas necessárias na prática clínica para a condução dos casos |
0 ponto: se 25% |
1 ponto: >25% ≤50% |
2 pontos: >50 a ≤75% |
3 pontos: >75% |