Editorial

EDITORIAL

O presente número representa um importante marco para Saúde e Sociedade, que começa a publicar três números por ano.

Tal ampliação deve-se a uma clara pressão de demanda mas também à pertinência dos temas para o campo da saúde coletiva que o perfil de nossa Revista abarca.

Trata-se, inegavelmente, de um indicador quantitativo e qualitativo de crescimento que, acredita-se, deve marcar de aqui para frente, e de modo sustentado, nosso lugar no campo editorial de Saúde Coletiva

Abordam-se neste número temáticas variadas que envolvem: a condição de precariedade da população adulta de rua no âmbito da saúde e das intervenções sociais, visando levantar subsídios para a implementação de políticas públicas de saúde para esta população; a necessidade de integrar os diversos atores sociais e organizacionais na gestão das políticas sociais, privilegiando a ação intersetorial; as experiências de implantação do Programa de Saúde da Família em duas Unidades de Saúde do município de São Paulo; a constituição de um campo para a saúde pública de conhecimentos e práticas de promoção da saúde entendido pelo acúmulo histórico de contribuições da saúde comunitária, da medicina preventiva e da epidemiologia social, entre outros, que colaboraram para a conformação de uma abordagem da saúde de forma ampliada; o processo de implementação e avaliação de projetos de melhoria da qualidade de vida, sob a ótica de gestores municipais brasileiros, buscando alternativas para a prática da gestão local, os fundamentos teórico metodológicos e o significado estratégico das Políticas Públicas Saudáveis, assim como a sempre significativa e decisiva questão ambiental, nos múltiplos aspectos de que se reveste. Neste sentido, vale destacar que questões relacionadas à promoção da Saúde, à intersetorialidade e às políticas públicas ganham nesta nossa edição posição de debate.

Tais conteúdos, mais uma vez, revelam a complexidade do campo da Saúde Coletiva e os enormes desafios concretos a serem enfrentados. Para tais enfrentamentos, Saúde e Sociedade oferece a sua significativa colaboração.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Abr 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br