Acessibilidade / Reportar erro

Participação e transdisciplinaridade em Ecosaúde: a perspectiva da análise de redes sociais1 1 Agradecemos o apoio financeiro do International Development Research Centre (Canadá) por meio da Iniciativa sobre Liderazgo y Desarrollo del Campo de Ecosalud y Enfermedades Transmitidas por Vectores (ETV´s) en América Latina y el Caribe. Mertens recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, bolsa de produtividade em pesquisa, processo 317385/2021-6.

Resumo

A Ecosaúde usa abordagens participativas e transdisciplinares com o intuito de compreender as inter-relações entre os componentes dos sistemas socioecológicos e como estas interações influenciam a saúde das populações humanas. O objetivo do artigo é usar a Análise de Redes Sociais (ARS) para entender o papel das relações de colaboração entre os diversos atores envolvidos nos processos participativos e transdisciplinares em projetos de Ecosaúde. Apresentamos um conjunto de indicadores de ARS para caracterizar a evolução e a equidade de participação e diferenciar a inter e a transdisciplinaridade. A análise foi feita com base na rede de colaboração entre os atores da Iniciativa de Liderança em Ecosaúde para as Enfermidades Transmitidas por Vetores (ETV) na América Latina e Caribe. O processo participativo ficou mais intenso ao longo do projeto, com mais sujeitos envolvidos e um número crescente de colaborações. A cooperação entre os atores das ciências sociais, ambientais e da saúde é pouco equitativa; assim, predominam as ciências da saúde. Os poucos cientistas ambientais presentes estão, porém, ativamente envolvidos em colaborações interdisciplinares. A abordagem tem aplicação ampla para estudar a participação e a transdisciplinaridade em projetos sobre saúde e meio ambiente.

Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais; Ecosaúde; Participação; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br