Acessibilidade / Reportar erro

Masculinidade em tempos de pandemia: onde o poder encolhe, a violência se instala1 1 O ensaio apresentado compõe parte da tese de doutorado do autor DF Santos, matriculado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), responsável pela pesquisa intitulada “O comportamento das práticas de dominação masculina sobre as mulheres sob o olhar de profissionais de saúde no período de isolamento social devido à Covid-19”, sob orientação da Prof.ª Drª Rita de Cassia Duarte Lima, também vinculada ao PPGSC da UFES. ,2 2 A pesquisa é um ensaio, envolvendo apenas dados de domínio público que não identifica os participantes da pesquisa, sem envolvimento de seres humanos, portanto, de acordo com a Resolução nº 466/12, não necessita de aprovação por parte do Sistema CEP-CONEP.

Resumo

No contexto de emergência da pandemia causada pela covid-19, o objetivo deste ensaio é refletir sobre as relações homem-poder-violência a partir das concepções de Hannah Arendt, problematizando o conceito normalizado de masculinidade hegemônica e buscando compreender o aumento de violência doméstica contra a mulher. Buscamos desconstruir a ideia de que existe um único modelo de masculinidade hegemônica que propõe uma dominação global dos homens sobre as mulheres, uma vez que mulheres também apresentam aspectos de masculinidade, sendo uma construção histórico-social que se transforma continuamente. Assim, diante das reformas históricas de gênero acrescidas da instabilidade provocada pela pandemia da covid-19, observa-se o aumento da violência domiciliar como efeito da diminuição do poder patriarcal, na tentativa de estabilizar o modelo de masculinidade definido por esse poder patriarcal, ou tenta-se reconstituí-lo (ressignificá-lo) em novas configurações.

Palavras-chave:
Pandemias; Masculinidade; Violência Doméstica; Violência Contra a Mulher; Violência de Gênero

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br