Organização da rede de atendimento
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Relação capacidade x oferta x demanda gerida sob
a pressão e recursos de cada local: demora na entrada e nos
procedimentos e encaminhamentos aos demais níveis de
atenção, ocasionando o agravamento da condição de saúde.
Fila presencial sendo substituída pela virtual; coordenação
da rede nos territórios: fragmentação dos processos de
trabalho, descontinuidade do cuidado, sendo o sistema de
referência contrarreferência um nó crítico; serviços
focalizados e seletivos; infraestrutura: número restrito de
trabalhadores; ausência de ações de prevenção e promoção;
barreiras ao acesso das pessoas com deficiência; horários de
atendimento incompatíveis com as possibilidades dos usuários
e ausência de acolhimento à demanda espontânea. |
Araújo e Leitão, 2005ARAÚJO, M. A. L.; LEITÃO, G. C. M. Acesso à consulta a portadores de
doenças sexualmente transmissíveis: experiências de homens em uma unidade de
saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 396-403, 2005.;
Azevedo e Costa,
2010AZEVEDO, A. L. M.; COSTA, A. M. A estreita porta de entrada do
Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da
Família. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
14, n. 35, p. 797-810, 2010.; Castro e
col., 2011CASTRO, S. S. et al. Acessibilidade aos serviços de saúde por
pessoas com deficiência. Revista de Saúde Pública, São Paulo,
v. 45, n. 1, p. 99-105, 2011.; Coelho e Jorge, 2009COELHO, M. O.; JORGE, M. S. B. Tecnologia das relações como
dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva
do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciência & Saúde
Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, p. 1523-1531, 2009.
Suplemento.; Cunha e Vieira da Silva, 2010CUNHA, A. B. O.; VIEIRA DA SILVA, L. M. Acessibilidade aos serviços
de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p.
725-737, 2010.; Ferri e col., 2007FERRI, S. M. N. et al. As tecnologias leves como geradoras de
satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família. Interface:
Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 11, n. 23, p. 515-529,
2007.;
O’Donnell, 2007O’DONNELL, O. Access to health care in developing countries:
breaking down demand side barriers. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 23, n. 12, p. 2820-2834, 2007.;
Oliveira, 2009OLIVEIRA, I. B. N. Acesso universal?: obstáculos ao acesso,
continuidade do uso e gênero em um serviço especializado em HIV/AIDS em
Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de
Janeiro, v. 25, p. 259-268, 2009. Suplemento 2.;
Oliveira e col.,
2009OLIVEIRA, L. H.; MATTOS, R. A.; SOUZA, A. I. S. Cidadãos peregrinos:
os “usuários” do SUS e os significados de sua demanda a prontos-socorros e
hospitais no contexto de um processo de reorientação do modelo assistencial.
Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 5,
p. 1929-1938, 2009.; Ramos e
Lima, 2003RAMOS, D. D.; LIMA, M. A. D. S. Acesso e acolhimento aos usuários em
uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.
27-34, 2003.; Schwartz e col., 2010SCHWARTZ, T. D. et al. Estratégia Saúde da Família: avaliando o
acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da unidade de saúde de
Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES).
Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4,
p. 2145-2154, 2010.; Sisson e col., 2011SISSON, M. C. et al. Satisfação dos usuários na utilização de
serviços públicos e privados de saúde em itinerários terapêuticos no sul do
Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
15, n. 36, p. 123-136, 2011.; Souza e col., 2008SOUZA, E. C. F. et al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma
análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cadernos de
Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, p. s100-s110, 2008.
Suplemento 1.;
Souza e Garnelo,
2008SOUZA, M. L. P.; GARNELO, L. “É muito dificultoso!”: etnografia dos
cuidados a pacientes com hipertensão e/ou diabetes na atenção básica, em Manaus,
Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.
24, p. s91-s99, 2008. Suplemento 1.; Tavares, e
col., 2009TAVARES, M. D. F. L.; MENDONÇA, M. H. M.; ROCHA, R. M. Práticas em
saúde no contexto de reorientação da atenção primária no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil, na visão das usuárias e dos profissionais de saúde.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p.
1054-1062, 2009.; Uchoa
e col., 2011UCHOA, A. C. et al. Avaliação da satisfação do usuário do Programa
de Saúde da Família na zona rural de dois pequenos municípios do Rio Grande do
Norte. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.
21, n. 3, p. 1061-1076, 2011.; Viegas e col., 2010VIEGAS, S. M. F. et al. O cotidiano da assistência ao cidadão na
rede de saúde de Belo Horizonte. Physis: Revista de Saúde
Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 769-784,
2010.. |
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Processos de trabalho
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Práticas discriminatórias nas questões de
identidade e gênero (abrangendo mulheres e homens); preparo
técnico e conduta ética deficientes; falta de comunicação
entre os pares e entre os trabalhadores e usuários;
concepção de acolhimento como triagem; baixa valorização do
contato com o paciente; acessibilidade sofre grande
influência das características organizacionais das unidades,
que traduzem os diferentes perfis profissionais e de gestão
local. |
Araújo e Leitão, 2005ARAÚJO, M. A. L.; LEITÃO, G. C. M. Acesso à consulta a portadores de
doenças sexualmente transmissíveis: experiências de homens em uma unidade de
saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 396-403, 2005.;
Barbosa e Facchini,
2009BARBOSA, R. M.; FACCHINI, R. Acesso a cuidados relativos à saúde
sexual entre mulheres que fazem sexo com mulheres em São Paulo, Brasil.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, p.
s291-s300, 2009. Suplemento 2.; Coelho e
Jorge, 2009COELHO, M. O.; JORGE, M. S. B. Tecnologia das relações como
dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva
do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciência & Saúde
Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, p. 1523-1531, 2009.
Suplemento.; Cunha e Vieira da Silva, 2010CUNHA, A. B. O.; VIEIRA DA SILVA, L. M. Acessibilidade aos serviços
de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p.
725-737, 2010.; Oliveira, 2009OLIVEIRA, I. B. N. Acesso universal?: obstáculos ao acesso,
continuidade do uso e gênero em um serviço especializado em HIV/AIDS em
Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de
Janeiro, v. 25, p. 259-268, 2009. Suplemento 2.; Ramos e Lima, 2003RAMOS, D. D.; LIMA, M. A. D. S. Acesso e acolhimento aos usuários em
uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.
27-34, 2003.;
Schimith e Lima,
2004SCHIMITH, M. D.; LIMA, M. A. D. S. Acolhimento e vínculo em uma
equipe do Programa Saúde da Família. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1487-1494, 2004.; Schwartz e
col., 2010SCHWARTZ, T. D. et al. Estratégia Saúde da Família: avaliando o
acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da unidade de saúde de
Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES).
Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4,
p. 2145-2154, 2010.; Sisson e col., 2011SISSON, M. C. et al. Satisfação dos usuários na utilização de
serviços públicos e privados de saúde em itinerários terapêuticos no sul do
Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
15, n. 36, p. 123-136, 2011.; Tavares e col., 2009SISSON, M. C. et al. Satisfação dos usuários na utilização de
serviços públicos e privados de saúde em itinerários terapêuticos no sul do
Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
15, n. 36, p. 123-136, 2011.; Uchoa e col., 2011UCHOA, A. C. et al. Avaliação da satisfação do usuário do Programa
de Saúde da Família na zona rural de dois pequenos municípios do Rio Grande do
Norte. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.
21, n. 3, p. 1061-1076, 2011.
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Modelo e sistema de saúde
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Não conseguiu superar a hegemonia do modelo
biomédico; a lógica territorial e a inflexível definição de
porta de entrada pela APS impõem aos usuários uma condição
em que a cidadania é dependente do seu endereço de moradia;
produz iniquidades: relação inversamente proporcional entre
situação econômica e possibilidade de acesso, exceto na
questão do acesso aos remédios; baixa resolutividade; não
efetiva a participação dos usuários na gestão
(planejamento/avaliação) dos serviços; discurso que
privilegia o sistema de saúde privado; diversidade de
compreensão sobre o significado do direito à saúde;
reprodução de um modelo de atenção simplificada, não
articulado nem com promoção, nem com a saúde como direito
social. |
Assis e col., 2003; Azevedo e
Costa, 2010AZEVEDO, A. L. M.; COSTA, A. M. A estreita porta de entrada do
Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da
Família. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
14, n. 35, p. 797-810, 2010.; Nogueira e col., 2007NOGUEIRA, V. M. R.; DAL PRÁ, K. R.; FERMIANO, S. A diversidade ética
e política na garantia e fruição do direito à saúde nos municípios brasileiros
da linha da fronteira do Mercosul. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 23, p. 227-236, 2007. Suplemento 2.; Novo, 2011NOVO, M. P. Política e intermedicalidade no Alto Xingu: do modelo à
prática de atenção à saúde indígena. Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, v. 27, n. 7, p. 1362-1370, 2011.; Oliveira e col., 2009;
Schwartz e col.,
2010SCHWARTZ, T. D. et al. Estratégia Saúde da Família: avaliando o
acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da unidade de saúde de
Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES).
Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4,
p. 2145-2154, 2010.; Sisson e
col., 2011SISSON, M. C. et al. Satisfação dos usuários na utilização de
serviços públicos e privados de saúde em itinerários terapêuticos no sul do
Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.
15, n. 36, p. 123-136, 2011.; Souza
e col., 2008SOUZA, E. C. F. et al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma
análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cadernos de
Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, p. s100-s110, 2008.
Suplemento 1.; Souza e Garnelo, 2008SOUZA, M. L. P.; GARNELO, L. “É muito dificultoso!”: etnografia dos
cuidados a pacientes com hipertensão e/ou diabetes na atenção básica, em Manaus,
Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.
24, p. s91-s99, 2008. Suplemento 1.; Uchoa e col., 2011UCHOA, A. C. et al. Avaliação da satisfação do usuário do Programa
de Saúde da Família na zona rural de dois pequenos municípios do Rio Grande do
Norte. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.
21, n. 3, p. 1061-1076, 2011.; Viegas e col.,
2010VIEGAS, S. M. F. et al. O cotidiano da assistência ao cidadão na
rede de saúde de Belo Horizonte. Physis: Revista de Saúde
Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 769-784,
2010.
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