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Os diversos significados de TDAH: entre déficit, distúrbio e potencial oculto

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a experiência subjetiva do diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os significados culturais que moldam essa experiência. Com base em entrevistas e grupos de discussão com pessoas diagnosticadas e suas famílias no Chile e na França, este artigo demonstra que diversos significados podem ser atribuídos ao TDAH. A partir de análise temática, foram identificados três registros ou modos de viver e pensar TDAH. No registro déficit, o transtorno é vivenciado primariamente como falha de certas habilidades. No registro distúrbio, o transtorno é vivenciado como uma perturbação da vida pessoal, personalidade e interações que necessita ser normalizada. No registro de potencial oculto, foco deste artigo, TDAH é considerado simultaneamente condição difícil e valiosa, fonte de capacidades excepcionais que estão habitualmente ocultas no andamento comum da vida social. Portanto, propõe-se refletir e identificar os fatores de mobilização e não mobilização do registro de potencial oculto, com particular ênfase não só nas configurações relacionais, variáveis socioeconômicas e de gênero, mas também no contexto institucional e político de cada país.

Palavras-chave:
TDAH; Experiência Diagnóstica; Potencial Oculto; Chile; França

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