Identificação do artigo
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Título: Residência na Atenção Básica à saúde em tempos líquidos
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Ano: 2015
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Autor(es): Rossoni E
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Potências do PRMS |
- Aprender a administrar incertezas. - Desenvolver capacidade de dialogar, ser político, fazer consenso e negociar. - Estímulo a ações defensivas diante do medo e da instabilidade do mercado de trabalho. - Criar brechas para atitudes solidárias. - Coletivo como forma de resistência. |
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Conclusões do artigo |
- A repetida questão de o trabalho na ABS/APS ser considerado de baixa complexidade perpetua pouca ou nenhuma valorização a quem se dedica a esses serviços. - Necessidade de qualificar estruturas físicas e processos de trabalho nos serviços. - Rever formas de contratação dos profissionais, privilegiando estabilidade, plano de carreira e remuneração adequados. |
Identificação do artigo
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Título: Síndrome de Burnout em residentes multiprofissionais de uma universidade pública
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Ano: 2012
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Autor(es): Guido LA, Silva RM, Goulart CT, et al.
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Potências do PRMS |
- No final de períodos da residência, sentimentos iniciais de incompetência e desvalorização são substituídos por reconstrução pessoal, profissional e de competências. - Os enfermeiros destacam que quase todas as atividades que lhe são confiadas correspondem à sua qualificação. - Buscando evitar situações desconfortáveis, residentes assumem pacientes mais graves e também gerenciam unidades, o que resulta em maior autoconfiança e habilidade técnica. |
Conclusões do artigo |
- Os residentes estão expostos a elementos estressores que podem favorecer o surgimento da Síndrome de Burnout. - Ocorre a cronificação do estresse, que é multicausal e pode ter início na graduação. - Há residentes com indicativo de Burnout, e prevalecem adultos jovens e enfermeiros. - Indivíduos jovens podem apresentar menos habilidades para superar o desgaste de situações profissionais e pessoais. - Necessário desenvolver atividades educativas e de orientação sobre estratégias de enfrentamento e Burnout. |
Identificação do artigo
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Título: Sofrimento e prazer no processo de formação de residentes multiprofissionais em saúde
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Ano: 2015
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Autor(es): Fernandes MNS, Beck CLC, Weiller TH, et al.
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Potências do PRMS |
- RMS desencadeia processo de construção da integralidade das ações nos serviços. - Trabalho em equipe multiprofissional associado ao prazer profissional. - PRMS 'desacomoda' o serviço. - Possibilidade de reinvenção diária do trabalho dinamizada pela experimentação do conflito vivenciado na realidade dos serviços. |
Conclusões do artigo |
- As situações de sofrimento parecem se sobressair com relação às possibilidades de prazer. - Necessidade de espaços de diálogo entre os Programas e os serviços de saúde, a fim de integrar trabalhadores e residentes. - Necessidade de construir um processo de formação que favoreça aprendizado e bem-estar dos residentes. - Necessário realizar novos estudos em outros cenários, a fim de que se possa confrontar, rediscutir e ampliar resultados. |
Identificação do artigo
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Título: Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional
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Ano: 2015
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Autor(es): Silva JC, Contim D, Ohl RIB, et al.
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Potências do PRMS |
- Residência como possibilidade de conhecimento de outras categorias profissionais que se complementam. - Realização de ações conjuntas e desenvolvimento de habilidades de reconhecer outras necessidades dos pacientes sabendo encaminhá-los a outros profissionais. - Preservação da especificidade, mas vendo o multiprofissional como benefício para o paciente. - Aceitação e reconhecimento por parte dos pacientes, favorecendo o reconhecimento do papel profissional. - Assistência qualificada que contribui para a adesão ao tratamento. - Construção coletiva do conhecimento e desenvolvimento de uma proposta inovadora de assistência. |
Conclusões do artigo |
- PRMS como oportunidade significativa de aprendizado e contato com profissionais de diferentes áreas, permitindo assumir nova conduta profissional. - A assistência ao usuário adquire caráter mais humanizado e abrangente através do compartilhamento de conhecimentos específicos de cada área e participação nas atividades de saúde. |
Identificação do artigo
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Título: A Comunicação entre a equipe de saúde em uma clínica cirúrgica: o olhar dos profissionais de um PRMS
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Ano: 2013
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Autor(es): Aredes MA, Bahia LA, Silva CSMC, et al.
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Potências do PRMS |
- PRMS possibilitou a observação de atitudes e ações dos profissionais envolvidos na assistência da clínica cirúrgica = observação da comunicação profissional-profissional, profissional-paciente, profissional-familiar e paciente-familiar. - Comunicação entre profissionais tornou-se ferramenta constante para discussão, planejamento, reavaliação de condutas e modificação da visão acerca do paciente e de sua doença. - Ações dos residentes com objetivo de reduzir tempo de permanência do paciente, custos hospitalares, prevenção de complicações. - Comunicação entre profissionais, pacientes e familiares favorece a confiança e auxilia no tratamento e na qualidade da assistência. |
Conclusões do artigo |
- Comunicação articula profissionais, pacientes e familiares, e é essencial durante o tratamento. - RMS tem se destacado como programa de treinamento para o trabalho em equipe, facilitando o processo de trabalho. - Experiência possibilitou aos residentes aprender questões relevantes a cada área e ao trabalho articulado, tendo na comunicação ferramenta integradora do conhecimento e melhorando a qualidade do atendimento. - Importância da comunicação em encontros para discussão de casos e troca de informações para melhora na assistência e no prognóstico do paciente. |
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Título: 'A gente vai aprendendo': o apoio matricial na estratégia de saúde da família em um programa de residência multiprofissional integrada no interior do Rio Grande do Sul, Brasil
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Ano: 2015
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Autor(es): Brites LS, Weiller TH, Sileira D, et al.
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Potências do PRMS |
- PRSM contribui para a formação de profissionais para o SUS, no arranjo do Apoio Matricial e Saúde da Família. - As práticas de matriciamento desenvolvidas pelos residentes, embora tímidas, foram se solidificando com a atuação na realidade local. |
Conclusões do artigo |
- Desafios incentivam os sujeitos a construir estratégias de enfrentamento das dificuldades encontradas. - Importância da prática na experimentação da proposta de Apoio Matricial. - Permitir essa experimentação aos residentes e profissionais caracterizou-se como diferencial para conseguir mudanças nos processos de trabalho no SUS. - Necessário, mas não suficiente oferecer suporte teórico nos PRMS. É preciso permitir participação ativa dos profissionais residentes e dos serviços, da gestão da residência, do município e dos usuários na efetivação de um canal permanente de discussão para operacionalização do Apoio Matricial na ESF. |
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Título: Competências Profissionais e o Processo de Formação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família
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Ano: 2010
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Autor(es): Nascimento DDG, Oliveira MAC
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Potências do PRMS |
- RMSF apresenta potencialidades pedagógicas e políticas para transformação do modelo de atenção à saúde da família. - Compreensão de que a escuta ampliada e o acolhimento são indispensáveis para a atenção à saúde. - Reconhecimento do trabalho como local de produção do saber na ESF, o que foi reforçado pelo PRMS. - Reconhecimento de formação generalista para atuação na ESF (conhecimento sobre políticas públicas, processo saúde-doença, Atenção Primária, interdisciplinaridade, saúde coletiva, referência e contrarreferência). |
Conclusões do artigo |
- Necessário atentar para a importância do gerenciamento do tempo, do trabalho e dos recursos disponíveis. - Reorganização da AP nos moldes da ESF requer renovação de práticas, vínculos e compromissos de corresponsabilidade entre serviços de saúde e usuários. - Na ESF, a educação em saúde torna-se instrumento de conscientização e de superação de vulnerabilidades. - Um dos desafios para os profissionais no cotidiano do trabalho é reconhecer e respeitar a autonomia das pessoas com relação ao seu modo de vida, reafirmando compromisso com a integralidade e a humanização. - A construção desse perfil de competências evidenciou a necessidade de pensar a formação no PRMS a partir de uma perspectiva ampliada do processo saúde-doença, assim como refletiu as competências desejáveis para atuar na ESF por meio da imersão pelo e no trabalho, oportunizada pela RMS. |
Identificação do artigo
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Título: Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador da saúde
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Ano: 2015
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Autor(es): Domingos CM, Nunes EFPA
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Potências do PRMS |
A inserção da RMSF favorece integralidade das ações em saúde; amplia relação teoria-prática; potencializa a USF como dispositivo de mudança no modelo de assistência à saúde; avanço do trabalho multiprofissional; inclusão de diversas categorias profissionais que não atuavam na USF; amplia o conhecimento dos trabalhadores sobre o território e dados epidemiológicos - melhor planejamento em acordo com as necessidades da comunidade; presença dos residentes como apoio na prestação do cuidado, troca de conhecimentos - discussão de casos/tomada de decisão, melhora na capacidade resolutiva da equipe. Contribuição para a formação do residente: vivência no cotidiano de uma USF; desenvolvimento da habilidade de se relacionar com o usuário e identificar a gama de dimensões que envolve os usuários; formação de profissionais capacitados para atuar na USF. Os trabalhadores atribuem à residência a capacidade de 'trabalhar redondinho'. Resolutividade do trabalho da equipe em conjunto com os residentes minimiza a culpa quando não é possível atender o paciente. Residência contribuiu para a expansão da assistência em saúde bucal da população adulta e modificou o processo de trabalho da odontologia da USF. A RMSF possibilitou mais conhecimento sobre o SUS. Potencializa a educação permanente. RMSF percebida como 'especialização para a vida'. |
Conclusões do artigo |
RMSF evidenciou a insuficiência da equipe mínima da ESF. RMSF impulsiona a ESF a ser um dispositivo de mudança no modelo de assistência à saúde. Para os profissionais do serviço, a RMSF se mostrou como potente estratégia de formação de profissionais capacitados para atuar na ESF. Fica evidente a necessidade da parceria ensino, serviço e comunidade para que a RMSF se confirme como uma das possíveis estratégias de mudança na formação. RMSF é uma ferramenta para operar o proposto pela Educação Permanente na formação inacabada dos profissionais de saúde. Projeto Político-Pedagógico da RMSF condizente com os princípios do SUS. |