Open-access Sistema de Vigilância em Imunizações do Brasil: avaliação do atributo de simplicidade

Immunization Surveillance System in Brazil: Evaluation of the simplicity atribute

RESUMO

Apesar dos avanços tecnológicos em relação aos registros vacinais, a diversidade de Sistemas de Informação de Imunização impõe desafios técnicos e operacionais, particularmente no que se refere à infraestrutura tecnológica e à usabilidade. Este estudo, baseado nas ‘Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems’ do Centers for Disease Control and Prevention, objetivou avaliar o Sistema de Vigilância em Imunizações no Brasil, em 2024, com ênfase no atributo simplicidade, que abrange a estrutura e a facilidade de uso dos sistemas de informação. Foram analisados os critérios: fluxo de dados, organizações envolvidas, transferência e disseminação de dados, integração com outros sistemas, processo de validação dos dados e capacitações oferecidas, classificados como simples ou complexos. O Sistema de Vigilância em Imunizações foi classificado como complexo, com exceção do processo de validação dos dados. A diversidade de sistemas de informação utilizados por diferentes profissionais e instituições, públicas e privadas, compromete o fluxo contínuo dos dados e exige elevado grau de interoperabilidade. As capacitações são insuficientes e pouco eficazes, e a complexidade do Sistema de Vigilância em Imunizações exige avanços tecnológicos e operacionais para melhorar a qualidade da informação.

PALAVRAS-CHAVE
Tecnologia biomédica; Sistemas de informação em saúde; Confiabilidade dos dados; Programas de imunização; Avaliação em saúde.

location_on
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro