Zheng et al.88. Zheng SQ, Yang L, Zhou PX, et al. Recommendations and guidance for providing pharmaceutical care services during COVID-19 pandemic: A China perspective. Res Social Adm Pharm. 2020; 17(1):1819-1824.
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China |
Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica |
– As farmácias comunitárias devem possuir suprimento adequado de medicamentos e produtos preventivos para Covid-19 (máscaras, álcool em gel); – Fornecimento de informações em tempo real para pacientes portadores de doenças crônicas através de websites da farmácia ou aplicativos de celular informando-os quando necessitam comprar seus medicamentos ou para tirar dúvidas sobre o seu uso; – Serviço de entrega em domicílio; – As farmácias chinesas fizeram parcerias com os comitês dos bairros para fornecer serviços de entregas de medicamentos em comunidades em quarentena; – Para pacientes com doenças específicas, como câncer, hepatite e síndrome do intestino irritável, as farmácias trabalharam com as empresas farmacêuticas para garantir o fornecimento dos medicamentos durante a pandemia; – Fornecimento de cuidados farmacêuticos com a finalidade de promover a prevenção e o controle da Covid-19 e a garantia do uso seguro de medicamentos pelo paciente.; – As consultas e orientações podem ser feitas através de telefone, aplicativos e internet; – Divulgação do acesso remoto a farmacêuticos através de pôsteres ou folhetos na farmácia e nas comunidades vizinhas, notificações na internet, mensagens de texto ou e-mailsM. |
Privado |
Liu et al.11. Liu S, He GF, Du J, et al. Pharmaceutical emergency guarantee difficulties andc ounter measures for the prevention and control of outbreak of Novel Coronavirus Pneumonia (NCP). Chin J Hosp Pharm. 2020; (40):243-249.
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China |
Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica |
– Fornecimento de medicamentos preventivos e de tratamento, prestação cuidados farmacêuticos; – Trabalho em conjunto com outras organizações de saúde, profissionais, agências governamentais para atender à necessidade de serviços, tais como: garantir suprimento, armazenamento e transporte adequados dos medicamentos, redigir guias de orientações de serviços profissionais aos farmacêuticos e farmácias, estabelecimento de serviços remotos de farmácia, educação do público com foco na prevenção, entre outros; – Estabelecer formulários terapêuticos com medicamentos de emergência baseados em guias de tratamento; – Participação do farmacêutico em ensaios clínicos de avaliação de medicamentos. |
Público |
Ung, C.99. Ung COL. Community pharmacist in public health emergencies: Quick to action against the coronavirus 2019-nCoV outbreak. Res Social Adm Pharm. 2020; 16(4):583-586.
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Macau |
Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica |
– Implementação de práticas de prevenção e controle de infecção na farmácia comunitária; – Garantir a segurança pessoal, reduzir os riscos de transmitir o vírus entre as pessoas e impedir a propagação de infecção através do contato de itens na farmácia; – Prática regular e correta de higiene entre todos os funcionários e garantia de que toda a estrutura de proteção seja instalada e que os produtos de higiene das mãos estejam prontamente disponíveis para uso; – Limpeza regular de superfícies e itens; – A equipe de farmácia deve ser incentivada a educar todos os clientes sobre estratégias de higiene das mãos, prevenção e controle de infecções; – Farmacêuticos devem reforçar medidas de higiene pessoal e ambiental do público; – Familiarização do farmacêutico com as formulações à base de álcool para uma possível produção de álcool gel na farmácia comunitária, a fim de suprir a demanda por esses produtos; Orientação quanto ao uso de máscaras aos consumidores, ajudando-os a diferenciar máscaras cirúrgicas de outros tipos de máscaras faciais não recomendadas para a proteção contra o vírus; – Controlar o preço das máscaras cirúrgicas dentro da faixa de preço razoável e ajudar a implementar o ‘The Guaranteed Mask Supply for Macao Residents Scheme’ em resposta à nova política do governo; – Aconselhar o consumidor sobre a escolha correta da máscara para sua proteção individual;– O governo local comprou 20 milhões de máscaras e anunciou a distribuição controlada através das farmácias; – O governo criou uma página da web com atualizações a cada 15 minutos do número de máscaras disponíveis em diferentes farmácias e seus detalhes de contato; – Parceria-público privada entre governo e farmácias comunitárias para dispensação e cuidados farmacêuticos para pacientes dos Institutos de Saúde Pública; – Monitoramento do estoque de produtos farmacêuticos através de um sistema de dados de compra e venda desses produtos para monitoramento em tempo real do estoque. |
Público /privado |
Aruru, Truong, Clark1010. Aruru M, Truong HA, Clark S. Pharmacy Emergency Preparedness and Response (PEPR): a proposed framework for expanding pharmacy professionals’ roles and contributions to emergency preparedness and response during the COVID-19 pandemic and beyond. Res Social Adm Pharm. 2020; 17(1):1967-1977.
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EUA |
– Preparação e resposta a emergências (Emergency Prepare & Response – EP&R);– Assistência Farmacêutica. |
– Remoção de barreiras para suprir a falta de produtos médicos e fornecer garantias para a continuidade do atendimento; – Facilitar barreiras operacionais para resolver problemas de força e fluxo de trabalho para farmacêuticos durante um período de crise; – Expansão do papel dos profissionais de farmácia e farmácias durante a pandemia com a incorporação de recurso e educação EP&R em seus sitesM sobre o Covid-19; – Serviços de farmácia considerados essenciais permaneceram abertos para fornecer acesso a medicamentos, produtos e suprimentos e saúde. Muitas farmácias estão expandido serviços, aplicando isenção de taxas de entrega, extensão de horas e extensão de períodos de recarga; – Profissionais de farmácia devem estar preparados para gerenciar medicamentos e suprimentos médicos enquanto trabalham em equipes de saúde integradas; – Os farmacêuticos devem continuar a imunizar rotineiramente o público e incorporar imunizações adicionais em emergências, assim que estiverem disponíveis; – Permissão da FDA de uso de produtos médicos não aprovados ou usos não aprovados de produtos médicos já validados; – Estabelecimento de pontos de dispensação e administração de MCMs (medical countermeasuresM); – Criação de abrigos de emergência com o fornecimento de serviços essenciais; – O farmacêutico está autorizado a testar, tratar e imunizar pacientes ou a comunidade, especialmente em áreas de acesso à saúde limitado; – Os farmacêuticos devem continuar a monitorar e relatar efeitos adversos relacionados a medicamentos e vacinas recentemente aprovados para o uso em emergências; – Educação farmacêutica no contexto de saúde pública e EP&R; – Pesquisa e disseminação de impactos e resultados de EP&R para o reconhecimento da contribuição dos profissionais de farmácia durante emergências de saúde pública. |
Privado |
Carico Jr, Sheppard, Thomas1515. Carico Junior RR, Sheppard J, Thomas CB. Community pharmacists and communication in the time of COVID-19: Applying the health belief model. Res Social Adm Pharm. 2020; 2021; 17(1):1984-1987.
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EUA |
Atenção Farmacêutica |
Uso do modelo Health Belief Model como um guia de comunicação por farmacêuticos comunitários para ajudar na adesão de medidas preventivas de mitigação da transmissão do vírus e motivar a mudança de comportamento. |
Não identificado |
Hedimaa, Adeyemib, Ikunaiyec1111. Hedima EW, Adeyemi MS, Ikunaiye NY. Community Pharmacists: On the frontline of health service against COVID-19 in LMICs. Res Social Adm Pharm. 2020; 17(01):1964-1966.
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Nigéria |
Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica |
– Garantir o suprimento de medicamentos e produtos farmacêuticos necessários; – As farmácias podem compartilhar as informações de medicamentos disponíveis no estoque através do seu siteM ou por um aplicativo de celular, além de informar ao paciente através desses canais quando há necessidade de comprar medicamentos; – Para pacientes que não podem ir à farmácia, disponibilizar pedido por e-mailM, entrega em domicílio; – Autorização para o farmacêutico realizar testes rápidos; – Farmacêuticos devem prover imunização (quando disponível) para Covid-19 na farmácia comunitária; – Promover o uso seguro e racional dos medicamentos. |
Não identificado |
Amarilis et al.1414. Amariles P, Ledezma-Morales M, Salazar-Ospina A, et al. How to link patients with suspicius COVID-19 to health system from the community pharmacies? A route propouse. Res Social Adm Pharm. 2021; 17(1):1988-1989.
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Colômbia |
Atenção Farmacêutica |
Desenvolvimento de uma proposta de fluxograma de sinais e sintomas para que o farmacêutico possa contribuir para a detecção precoce e o encaminhamento adequado de casos suspeitos de Covid-19. |
Não identificado |
Al-Quteimat, Amer1212. Al-Quteimat OM, Amer AMR. Sars-Cov-2 outbreak: How can pharmacists help? Res Social Adm Pharm. 2020; 17(2):480-482.
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Emirados Árabes |
Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica |
Os farmacêuticos devem aconselhar as pessoas não suspeitas de Covid-19 a praticar o distanciamento social, evitar espaços fechados e lotados; – Informá-las para manterem uma distância de pelo menos 2 metros de qualquer indivíduo suspeito de ter Covid-19; – Incentivar a prática de higiene das mãos, demonstrar maneiras mais seguras e educadas de tossir e espirrar; – Garantir o reabastecimento de medicamentos, obtendo substituições seguras; – Prescrever medicamentos de venda livre para algumas indicações, reduzindo visitas hospitalares desnecessárias; – Oferta de entrega em domicílio de medicamentos e produtos, consultas farmacêuticas on-line ou por telefone. |
Não identificado |
Kretchy et al.1616. Kretchy IA, Asiedu-Danso M, Kretchy JP. Medication management and adherence during the COVID-19 pandemic: Perspectives and experiences from low-and middle-income countries. Res Social Adm Pharm. 2021; 17(01):2023-2026.
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Gana |
Atenção Farmacêutica |
– Cuidado Farmacêutico focado na prevenção, identificação e/ou resolução de problemas relacionados ao uso de medicamentos para os clientes de seu estabelecimento; – Promoção do uso racional de medicamentos, principalmente para pessoas que apresentam doenças crônicas; – Provisão de informação sobre medicamentos, aconselhamento sobre medicamentos utilizados em doenças crônicas; – Promover adesão e prover serviços de acompanhamento; – Disponibilizar estoque de medicamentos essenciais; – Prover informação adequada sobre medidas de prevenção e supressão da transmissão; – Identificar pacientes suspeitos através de triagem baseada em protocolos; – Promover adesão ao medicamento; – Revisão da medicação e acompanhamento do paciente. |
Não identificado |