Ser gestor e Regionalização |
4 horas |
Discutir as competências, dimensões e macrofunções do gestor em saúde; Refletir sobre os fatores limitantes, potencialidades e caminhos para a regionalização dos serviços de saúde. |
Leitura e discussão em pequenos grupos de textos-base; Apresentação e discussão sobre um caso disparador para debate. |
Síntese reflexiva sobre como o texto contribui para o enfrentamento de seus problemas de gestão, dificuldades percebidas para a operacionalização da regionalização, e sugestões para enfrentamento das fragilidades/necessidades. |
Processo de Planejamento no SUS |
4 horas |
Discutir as dificuldades relacionadas ao processo de planejamento no SUS; Identificar os fundamentos para o planejamento no sistema; Realizar uma análise de cenário como etapa inicial do processo de planejamento. |
Discussão sobre o planejamento como uma das quatro macrofunções gestoras; Leitura sobre uma cena com ações de planejamento; Utilização de questões norteadoras para discussão; Leituras de textos; Discussão da cena com base nos elementos teóricos do texto; Exercício de análise de contexto com identificação de um problema relevante e aplicação da matriz Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (Fofa) - utilizada com o objetivo de auxiliar a gestão na realização de análises estratégicas, levantamento de potencialidades e fragilidades, considerando o contexto interno e externo para proposição de um plano de ação para a solução dos problemas vivenciados. |
Análise da coerência do Plano Municipal de Saúde (PMS) no sentido de atender à resolução dos problemas identificados. |
Instrumento de Gestão |
4 horas |
Compartilhar a problematização sobre o PMS (sistematização da tarefa do encontro anterior); Compreender o ciclo e os instrumentos de gestão municipal de saúde; Identificar a relação entre as proposições das conferências de saúde e ciclo de gestão municipal e deste como o planejamento regional; Compreender a lógica de construção dos instrumentos de gestão de acordo com as prioridades sanitárias - Diretriz, Objetivos, Metas e Indicadores (Domi); Compartilhar a problematização a problematização sobre o PMS (sistematização da tarefa do encontro anterior); Compreender o ciclo e os instrumentos de gestão municipal de saúde; Identificar a relação entre as proposições das conferências de saúde e ciclo de gestão municipal e deste como o planejamento regional; Compreender a lógica de construção dos instrumentos de gestão de acordo com as prioridades sanitárias - Domi. |
Apresentação de um infográfico de um estudo do grupo de pesquisa GestSUS sobre instrumentos de gestão; Leitura e discussão de Texto; Baseado em um problema priorizado no município, realizar a construção das diretrizes, objetivos, metas e indicadores para enfrentamento do problema. |
Seleção de uma diretriz do PMS e elaboração da programação anual de 2020, incluindo ações e definir as funções programáticas do orçamento que serão utilizadas para execução das ações. |
Gestão Financeira e Orçamentária |
8 horas |
Compreender a relação entre o planejamento e orçamento; Conhecer os fundamentos do orçamento público e do financiamento do SUS; Elaborar estratégias de implementação da gestão orçamentária e financeira no município. |
Problematização da relação entre a Programação Anual de Saúde e os instrumentos orçamentários da gestão pública; Mesa-redonda com os convidados para discussão sobre orçamento público e sua relação com os instrumentos de gestão, a partir das perguntas formuladas pelos educandos; Apresentação sobre gestão orçamentária e financeira no SUS, base legal, estrutura de financiamento, relação entre o planejamento e orçamento; Apresentação por gestores municipais de experiências sobre gestão orçamentária e financeira nas secretarias de saúde. |
Realização de um breve levantamento dos problemas e situações relacionadas à gestão orçamentária e financeira do município ou instituição utilizando o Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) - com o objetivo de auxiliar a equipe a evidenciar e compreender as causas e efeitos determinantes dos problemas vivenciados e traçar um plano de ação (5w3h) para qualificação da gestão orçamentária e financeira do município ou unidade de atuação. |
Controle Social |
4 horas |
Discutir o papel do controle social e construir estratégias que contribuam para seu fortalecimento; Compreender o controle social como espaço de governança e de promoção à saúde. |
Leitura de situação problema; Leitura de texto de apoio; Discussão por meio de questões norteadoras. |
Construção de uma proposta de formação para conselheiros de saúde, por meio de EPS. |
Gestão do Trabalho e Educação na Saúde |
8 horas |
Compreender o conceito de Gestão do Trabalho; EPS como estratégia de Gestão do Trabalho; Apresentar ferramentas para execução da gestão no trabalho e educação na saúde; Discutir estratégias para gerenciamento do conflito no contexto organizacional. |
Dinâmica de problematização; Leituras de textos de apoio; Apresentação de ferramentas para gestão do trabalho; Leitura e discussão de uma situação problema. |
Avaliação das oficinas. |