Acessibilidade / Reportar erro

Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde

Intervention programs in Brazilian schools: a contribution of school to health education

Resumos

Artigo com objetivo de revisar programas de intervenção direcionados à saúde realizados nas escolas brasileiras. Pesquisaram-se dados dos bancos Lilacs, SciELO e Medline, dissertações, teses e documentos oficiais. Foram encontrados dez programas de saúde e um número reduzido de intervenções em atividade física nas escolas. Nos núcleos de apoio à saúde da família, identificou-se pequena participação dos profissionais de educação física. Concluiu-se que os programas de intervenção realizados nas escolas estão reduzindo o sedentarismo e integrando ações de educação à saúde; e que, nos programas de apoio à saúde da família, faz-se necessária maior participação dos profissionais de educação física.

Educação; Promoção de saúde; Escola


Article aiming to revise intervention programs targeted to health conducted in Brazilian schools. It was researched data banks Lilacs, SciELO and Medline, dissertations, theses and official documents. Ten programs of health and a reduced number of interventions were found in physical activity in schools. In the nuclei of supporting family health was identified weak participation of physical education professionals. It was concluded that intervention programs conducted in schools are reducing physical inactivity and integrating health education activities; and for programs that support family health it is necessary greater participation of physical education professionals.

Education; Health promotion; School


  • BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde na Escola. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/texto/1752/355/saude-na-escola.html>. Acesso em: 20 ago. 2010.
  • ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Avaliação de Efetividade de Programas de Atividade Física no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 184 p.
  • ______. Ministério da Saúde. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico Brasília, DF, 2010. 151p. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vigitel2010_final_web.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.
  • ______. Redes de produção de saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2009. 44 p.
  • CARMO JÚNIOR, T. R. A intervenção escolar como meio de promover o estilo de vida ativo em escolares de 7 a 11 anos. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
  • CAVALCANTI, L. A. Efeitos de uma intervenção em escolares do ensino fundamental I, para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
  • CEZAR, C. Avaliação do estado de nutrição de escolares do município de São Paulo: uma experiência multidisciplinar envolvendo professores de educação física do ensino fundamental e médio. 2005. 128 f. Tese (Doutorado em Nutrição Humana Aplicada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
  • DOWDA, M. et al. Policies and characteristics of the preschool environment and physical activity of young children. Pediatrics, Elk Grove Village, IL, v. 123, n. 2, p. 261-266, 2009.
  • GABRIEL, C. G.; SANTOS, M. V.; VASCONCELOS, F. A. G. Avaliação de um programa para promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 8, n. 3, p.299-308, jul. 2008.
  • GONÇALVES, F. D. et al Health promotion in primary school. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 181-92, jan./mar. 2008.
  • GUEDES, N. G et al Atividade física de escolares: análise segundo o modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Revista da Escola de Enfermagem – USP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 774-780, 2009.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2009.
  • MALTA, D. C. et al A política nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviço de saúde, Brasília, v. 18, n. 1, p. 79-86, mar. 2009.
  • MOLINA, M. C. B. et al Fatores de risco cardiovascular em crianças de 7 a 10 anos de área urbana, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 5, p. 909-917, 2010.
  • MOURA, G.C. et al Association between physical activity and quality of life in adults. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 1-12, 2012.
  • OLIVEIRA, L. C. Avaliação de efetividade de uma intervenção em promoção da atividade física e da saúde no ambiente escolar. 2006. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2006.
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003. 60 p.
  • PIRES, C.G.S.; MUSSI, F. C. Crenças em saúde para o controle da hipertensão arterial. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2257-2267, 2008.
  • POZENA, R.; CUNHA, N. F. S. Projeto Construindo um futuro saudável através da prática da atividade física diária. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, supl. 1, p. 52-56, 2009.
  • REIS, M.S.; REIS, R.S.; HALLAL, P.C. Validity and reliability of a physical activity social support assessment scale. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 1-8, 2011.
  • RIBEIRO, E. H. C.; FLORINDO, A. A. Efeitos de um programa de intervenção no nível de atividade física de adolescentes de escolas públicas de uma região de baixo nível socioeconômico: descrição dos métodos utilizados. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 28-34, 2010.
  • SANTOS, F. P. A. et al Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n.1, p. 267-281, 2011.
  • SANTOS, Z. M. S. A.; CAETANO, J. A.; MOREIRA, F. G. A. Atuação dos pais na prevenção da hipertensão arterial: uma tecnologia educativa em saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 11, p. 4385-4394, 2011.
  • SCHMITZ, B. A. S. et al A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, supl. 2, p.S312-S322, 2008.
  • TADDEI, J. A. A.C. Redução dos riscos de adoecer e morrer na maturidade: Projeto RRAMM. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.unifesp.br/dped/disciplinas/nutricao/projet.html> Acesso em: 23 set. 2010.
  • TASSITANO, R.M. et al R.S. Enrollment in physical education is associated with health-related behavior among high school students. Journal of School Health, Bethesda, v. 80, n. 3, p. 126-133, mar. 2010.
  • TENDAIS, I. et al Physical activity, health-related quality of life and depression during pregnancy. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 219-228, fev. 2011.
  • VERGNAUD, A.C. et al Weight fluctuations and risk for metabolic syndrome in an adult cohort. International Journal of Obesity, London, v. 32, n. 2, p. 315-21, 2008.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: World Health Organization, 2000. p. i-xii, 1-253p. (WHO Technical Report Series, 894).
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Strategy on diet, physical activity and health. Geneva: World Health Organization, 2004. 21 p.
  • ZAPATER, A. R.; SILVEIRA, D. M.; VITTA, A.; PADOVANI, C. R.; SILVA, J. C. P. Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Maio 2012
  • Aceito
    Out 2012
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br