| Dimensão Estrutural |
Subdimensão Recursos Humanos |
Cobertura dos profissionais da atenção básica. |
A manutenção da relação adequada entre o número de profissionais da atenção básica e a população do município contribui com o URM (NUNES; AMADOR; HEINECK, 2008). |
Relação entre o n° de equipes de saúde da família, ou equivalentes, e a população residente. |
Bom (5): ≤3000; Regular (3): 3001-4000; Ruim (0): >4000. |
Entrevista/IBGE. |
| Cobertura de farmacêuticos atuando na atenção básica. |
Pressupõe o direito de acesso da população aos serviços farmacêuticos (CFF, 2010). |
Relação entre o n° de farmacêuticos atuando na atenção básica e a população residente. |
Bom (5): ≤10.000; Ruim (0): >10.000. |
Entrevista/IBGE. |
| Qualificação dos profissionais de saúde no ingresso ao serviço público, sobre o URM. |
A gestão deve desenvolver ações a fim de minimizar os efeitos de possíveis deficiências da formação profissional (IVAMA-BRUMMELL; LYRA JÚNIOR; SAKAI, 2014). |
Realização de capacitações sobre o URM no prazo de até seis meses após o ingresso. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Lista de presença das capacitações. |
| Educação permanente oferecida aos profissionais de saúde, sobre o URM. |
O gestor municipal deve manter um conjunto de trabalhadores atentos e capacitados para a Purm (BRASIL, 1998). |
Realização de educação permanente dos profissionais de saúde sobre o URM, nos últimos dois anos. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Registro das capacitações. |
| Dimensão Estrutural |
Subdimensão Infraestrutura |
Financiamento da AF. |
A gestão municipal deve financiar adequadamente a compra dos medicamentos, proporcionando à população o acesso aos medicamentos e contribuindo, dessa forma, com o URM. |
Valor investido na compra de medicamentos do componente básico da AF, no último ano. |
Bom (5): Investiu, no mínimo, o valor normatizado;Ruim (0): Investiu menos que o valor normatizado. |
Relatório anual de gestão. |
| Ambiente destinado aos serviços farmacêuticos. |
A disponibilização de farmácias em boas condições contribui para a adequada execução dos serviços farmacêuticos. |
Porcentagem de farmácias que atendem às especificações de estrutura definidas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RCD) nº 44/2009. |
Bom (5): 100%; Regular (3): 99%-70%; Ruim (0): <70%. |
Visitas técnicas. |
| Dimensão Estrutural |
Subdimensão Infraestrutura |
Suporte à decisão clínica. |
A gestão municipal deve disponibilizar aos profissionais de saúde os recursos necessários para dar suporte à decisão clínica, com o intuito de contribuir com o URM. |
Porcentagem de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com cópia do FT ou sistemas online de informações de medicamentos. |
Bom (5): 100%; Regular (3): 99%-50%;Ruim (0):<50%. |
Σ dos escores: 10-8: Bom (5); 6: Regular (3); 3-0: Ruim (0). |
Visitas técnicas. |
| Porcentagem de UBS que utilizam um sistema de prontuários eletrônicos. |
Bom (5): ≥80%;Regular (3): 79%-50%;Ruim (0): <50%. |
Visitas técnicas. |
| Estratégias de divulgação de informações sobre medicamentos à comunidade. |
A população também deve ser alvo das ações para a Purm, já que muitas vezes não tem informações sobre os riscos e os benefícios do uso dos medicamentos (WHO, 2002; MARIN et al., 2003). |
Divulgação de informações na mídia; - Disponibilização de materiais de apoio aos profissionais de saúde. |
Bom (5): Sim para as duas questões; Regular (3): Sim para uma das questões; Ruim (0): Não realiza |
Materiais de divulgação/entrevista. |
| Dimensão Estrutural |
Subdimensão Mecanismos de Decisão e Controle |
Existência e composição da CFT. |
Expressa o interesse da gestão em selecionar medicamentos seguros, eficazes e adequados às necessidades da população (MARIN et al., 2003). |
- CFT formada minimamente por médico, enfermeiro e farmacêutico;- CFT formalizada na secretaria. |
Bom (5): Sim para as duas questões;Regular (3): Sim para a primeira questão e Não para a segunda;Ruim (0): Não para a primeira questão. |
Portaria de instituição/atas das reuniões. |
| Regularidade de atuação da CFT. |
Demonstra o grau de interesse na política de uso racional e o compromisso dos seus membros com as atividades (MENDES et al., 2015). |
Número de reuniões realizadas no último ano. |
Bom (5): ≥6; Ruim (0): <6 |
Atas das reuniões. |
| Coordenação da AF. |
Pressupõe a preocupação da gestão municipal na estruturação e na qualificação dos serviços farmacêuticos. |
Existência da coordenação da AF na Secretaria Municipal de Saúde. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Entrevistas. |
| Estratégias para o gerenciamento da segurança dos pacientes nos serviços de saúde. |
Dispõem sobre a necessidade de instituir meios de gerenciamento de riscos na utilização de medicamentos (MARIN et al., 2003; BRASIL, 2013a). |
Existência de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) no município. |
Bom (5): Sim;Ruim (0): Não. |
Σ dos escores: 10: Bom (5); 5: Regular (3); 0: Ruim (0). |
Entrevista. |
| Definição do fluxo de farmacovigilância. |
Bom (5): Sim;Ruim (0): Não. |
Entrevista. |
| Monitoramento e avaliação da AF. |
O monitoramento e a avaliação da AF são indispensáveis à garantia da qualidade dos serviços ofertados (WHO, 2002). |
- Aplicação anual de um instrumento de avaliação da AF;- Devolução dos resultados aos profissionais de saúde. |
Bom (5): Sim para as duas questões;Regular (3): Sim para a primeira questão e não para a segunda;Ruim (0): Não faz. |
Relatório da última avaliação/entrevista. |
| Dimensão Operacional |
Subdimensão Seleção, Programação e Aquisição |
Adequação da Remume. |
Expressa a adequação do processo de seleção de medicamentos, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) (BRASIL, 1998). |
Porcentagem de medicamentos constantes na Remume e que também constam na Rename |
Bom (5): ≥80%; Regular (3): 79%-60%; Ruim (0): <60%; |
Rename/Remume. |
| Programação de medicamentos. |
A gestão municipal deve garantir que a programação de medicamentos seja realizada adequadamente, contribuindo para o acesso da população aos medicamentos e, consequentemente, para a PURM (BRASIL, 2006). |
Programação de medicamentos realizada:- UBS;- Nível Central. |
Bom (5): Sim para as duas questões;Ruim (0): Outras possibilidades. |
Σ dos escores: 10: Bom (5); 5: Regular (3); 0: Ruim (0); |
Entrevistas. |
| Programação de medicamentos nas UBS realizada com critérios técnicos. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Entrevistas. |
| Cumprimento da programação na compra de medicamentos. |
A aquisição de medicamentos deve ser sempre orientada pela programação, e cortes realizados podem comprometer a disponibilidade de medicamentos (BRASIL, 2006). |
Porcentagem de itens adquiridos conforme a programação, na última licitação municipal. |
Bom (5): Sim; Não (0): Qualquer outra possibilidade. |
Programação/edital de licitação. |
| Padronização de compras. |
Eventuais aquisições de itens que se encontram fora das listas de padronização devem ser efetuadas somente com justificativas clínicas específicas (MARIN et al., 2003). |
Compra de medicamentos que não pertencem à Remume, com pareceres técnicos da CFT. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Pareceres da CFT. |
| Qualificação dos fornecedores. |
O município deve fazer avaliações de desempenho dos seus fornecedores, a fim de garantir a qualidade e o abastecimento dos medicamentos (MARIN et al., 2003). |
- Elaboração de um registro do recebimento dos medicamentos; - Análise do desempenho dos fornecedores. |
Bom (5): Sim para as duas questões; Regular (3): Sim para a primeira questão e Não para a segunda; Ruim (0): Não faz. |
Registro elaborado/entrevistas. |
| Qualidade do processo de licitação. |
Expressa a necessidade da exigência da documentação sanitária recomendada pelo Ministério da Saúde nos editais de compra, visando garantir a procedência e a qualidade dos medicamentos (BRASIL, 2006). |
Edital de licitação com os requisitos que assegurem a qualidade dos medicamentos. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Edital de licitação. |
| Dimensão Operacional |
Subdimensão Armazenamento e Distribuição |
Adequação do armazenamento. |
A gestão municipal deve garantir que todos os pontos de armazenamento de medicamentos possuam ambientes adequados, capazes de garantir sua integridade física e química (MENDES, 2013). |
Porcentagem de farmácias municipais com os instrumentos mínimos para garantir a integridade física dos medicamentos. |
Bom (5): 100%; Regular (3): 99%-80%; Ruim (0): <80%. |
Visitas técnicas. |
| Controle de estoque. |
Dispõe a respeito da necessidade de manter informações confiáveis sobre a movimentação física e financeira de estoques de medicamentos (MARIN ET AL., 2003). |
Porcentagem dos erros encontrados no relatório de inventário realizado no último ano. |
Bom (5): ≤10%; Ruim (0): >10% ou não fez inventário no último ano |
Último relatório de inventário. |
| Descarte adequado de medicamentos. |
O descarte adequado de medicamentos evita a contaminação ambiental, que pode causar eventos adversos à saúde. |
Contrato vigente com empresa que deve fazer o descarte. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não |
Contrato vigente. |
| Dimensão Operacional |
Subdimensão Armazenamento e Distribuição |
Regularidade de distribuição. |
Demonstra o interesse da gestão em fazer o planejamento e garantir o abastecimento adequado de medicamentos nas farmácias municipais (CFF, 2010). |
Cronograma estabelecido, de abastecimento de medicamentos. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Σ dos escores: 10: Bom (5); 5: Regular (3); 0: Ruim (0). |
Cronograma. |
| Porcentagem de entregas realizadas com mais de 15 dias de atrasos, nos últimos 6 meses. |
Bom (5): ≤10%;Regular (3): 11%-20%;Ruim (0): >20% ou não registra. |
Registro das entregas nos últimos 15 dias. |
| Adequação do transporte de medicamentos. |
As atividades de transporte devem garantir que os medicamentos sejam entregues a unidades de saúde, obedecendo aos critérios adequados, de modo a não comprometer a sua qualidade (MARIN et al., 2003). |
Disposição de veículo adequado, que atenda às boas práticas de transporte. |
Bom (5): Sim;Ruim (0): Não. |
Visita técnica. |
| Dimensão Operacional |
Subdimensão Prescrição e Dispensação de Medicamentos |
Padronização da prescrição de medicamentos. |
Dispõe sobre a elaboração de normativas ou procedimentos que visam orientar, disciplinar e padronizar a prescrição de medicamentos (BRASIL, 2004; CFF, 2010). |
Existência de normas e/ou procedimentos que normatizem a prescrição. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Norma ou procedimento. |
| Estímulo à adesão dos prescritores à Remume. |
A disseminação do uso das listas de medicamentos essenciais permite a melhoria do acesso, da qualidade e da efetividade na utilização de medicamentos (EV; GUIMARÃES, 2014). |
Disponibilização de farmacêuticos com atribuição de divulgar e incentivar a adesão à Remume. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Entrevista. |
| Padronização da dispensação de medicamentos. |
Devem ser elaborados e divulgados manuais e portarias que normatizem a dispensação, segundo a legislação sanitária vigente (CFF, 2010). |
Existência de normas ou procedimentos que normatizem a dispensação. |
Bom (5): Sim; Ruim (0): Não. |
Norma, manuais ou procedimento. |
| Suporte técnico na orientação ao usuário. |
A orientação é fundamental na adesão ao tratamento e ao URM. Quando os usuários não são adequadamente esclarecidos sobre o seu regime terapêutico, os riscos de erros na medicação aumentam muito (EV; GUIMARÃES, 2014). |
Porcentagem de UBS que contam com suporte técnico do farmacêutico na orientação aos usuários. |
Bom: =100%; Ruim: Qualquer outra possibilidade. |
Visitas técnicas. |