Sessão
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Atividades desenvolvidas no módulo 'Seja Ativa'
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1 a 9 |
- Oferecer um ambiente em que as alunas se sentissem confortáveis na prática da atividade física.- Oferecer atividades físicas de moderadas a vigorosas em, pelo menos, 50% da aula, e discutir conteúdos relacionados com a importância e motivação para a prática da atividade física. - Aulas realizadas com professor de educação física da equipe de pesquisa: danças, alongamento, treino de força, jogos cooperativos, circuito. Aulas realizadas por professores convidados: ioga, pilates, capoeira, aeróbica, muay thai.
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Sessão
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Atividades desenvolvidas no módulo 'Seja Poderosa'
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1 |
É tudo sobre mim: discutir o conceito de autoimagem e criar uma rede de suporte social no grupo que aceita uma variedade de formas e tamanhos corporais. |
2 |
Escolha sua aventura: introduzir o conceito de metas, como determiná-las e monitorar as mudanças. |
3 |
Determinando metas que duram: discutir os desafios do uso dos pedômetros e como definir metas relacionadas com a nutrição e atividade física. |
4 |
Um dia na vida: discutir como administrar melhor o tempo para aumentar o nível de atividade física. |
5 |
Mídia: aumentar o conhecimento sobre os fatores que influenciam a imagem corporal e autoimagem. Reconhecer a influência das mensagens irreais apresentadas pela mídia e aprender a avaliar de forma crítica essas mensagens. |
6 |
Menos estresse: identificar sinais de estresse e pensamentos negativos e conhecer técnicas de relaxamento. |
7 |
Armadilha da comparação: reconhecer os efeitos negativos da comparação e formas de reduzir o hábito de se comparar. Aprender formas de reduzir 'a fala sobre peso'. Identificar características positivas individuais. |
8 |
Finalizando: rever os conteúdos principais apresentados no programa e discutir soluções e estratégias para as barreiras comuns para a mudança da alimentação e atividade física. |
Sessão
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Atividades desenvolvidas no módulo 'Seja Bem Nutrida'
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1 |
Começando com a nutrição: identificar os benefícios da alimentação saudável. Trabalhar os conceitos de fome, saciedade e tamanho das porções. Discutir a ineficiência do ciclo da dieta. |
2 |
Ahhhh, água refrescante: identificar as razões para beber mais água e limitar o consumo de refrigerantes. Apresentar alternativas para os refrigerantes e bebidas adoçadas. |
3 |
O básico do café da manhã: identificar razões para tomar o café da manhã regularmente. Discutir estratégias para facilitar o consumo do café da manhã. Explorar opções de café da manhã. |
4 |
Explosão das frutas e vegetais: entender a importância do consumo das frutas, verduras e legumes. Identificar formas de aumentar o consumo. |
5 |
Bom para seu lanche: aprender a reconhecer os sinais de fome e saciedade. Identificar lanches saudáveis em situações variadas (ex.: em casa, fora de casa com os amigos, fazendo compras no shopping etc.). Levantar ideias de lanches saudáveis. |
6 |
Vamos almoçar: aprender como realizar um almoço saudável e balanceado. Identificar opções saudáveis de almoço em casa, na escola ou fora de casa |
7 |
Verdades e mitos sobre ofast food: aprender a fazer escolhas saudáveis, mesmo comendo fora de casa. Discutir estratégias para comer fora. |
8 |
Planejando seu futuro: avaliar o progresso durante o programa. Discutir formas de motivação para se manter nas metas. |