RESUMO
A usabilidade de sistemas informacionais em saúde apresenta grande relevância, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), contexto marcado por crescente digitalização e integração de tecnologias. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a usabilidade do aplicativo e-SUS Território implementado pelo Ministério da Saúde. Utilizou-se método misto explanatório sequencial. Na abordagem quantitativa, usou-se a Escala de Usabilidade de Sistemas (SUS). Na abordagem qualitativa, empregou-se estudo descritivo exploratório baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia. Os participantes foram Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Calculouse o SUS-score com auxílio do software estatístico Stata. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software Open Logos, e realizou-se Análise Temática-Categorial. O SUS-score médio encontrado foi 55,3 pontos, indicando aceitação marginal do aplicativo. Os resultados destacam utilidades e facilidades de uso do aplicativo. Falhas na sincronização com o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão foram apontadas como problemas, gerando erros nos cadastros domiciliares e individuais, duplicação de cidadãos e perda de registro de visitas realizadas. A usabilidade do e-SUS Território mostrou-se abaixo da média esperada, apontando problemas em sua aceitação. Ressalta-se que a usabilidade pode ser melhorada com esforços dos gestores na qualificação dos ACS, especialmente no atendimento às necessidades dos usuários que consideram o aplicativo com usabilidade inaceitável.
PALAVRAS-CHAVE
Políticas de eSaúde; Registros eletrônicos de saúde; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à; Saúde; Saúde digital.
Thumbnail
Fonte: elaboração própria.1 - Acho que gostaria de utilizar o e-SUS Território com frequência; 2 - Considerei o e-SUS Território mais complexo que o necessário; 3 - Achei o e-SUS Território fácil de utilizar; 4 - Acho que necessitaria de ajuda de um técnico para conseguir utilizar o e-SUS Território; 5 - Considerei que as várias funcionalidades do e-SUS Território estão bem integradas; 6 - Achei que o e-SUS Território tinha muitas inconsistências; 7 - Suponho que a maioria das pessoas aprenderiam a utilizar; 8 - Considerei o e-SUS Território muito complicado de utilizar; 9 - Me senti confiante ao utilizar o e-SUS Território; 10 - Tive que aprender muito antes de conseguir lidar como o e-SUS Território.