Oliveira et al.2020 Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolo de manejo clínico do Novo Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária À Saúde. Brasília, DF: MS; 2020.
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Pernambuco |
Atividades de educação permanente; Construção de protocolos; Organização do fluxo interno da unidade; Ações de apoio à equipe durante as campanhas de vacinação. |
Atendimentos on-line em situações de urgência; Monitoramento telefônico e/ou presencial e repasse de materiais educativos; Acolhimento e/ou triagem dos usuários nas unidades de saúde; Atividades de educação em saúde: lives em redes sociais, sala de espera, construção de materiais educativos. |
Brasileiro et al.2121 Oliveira MAB, Monteiro LS, Oliveira RC, et al. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia Covid-19. APS. 2020; 2(2):142-50.
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Pernambuco |
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Telemonitoramento dos idosos diabéticos insulinizados através de chamadas de voz ou vídeo realizadas via aplicativo de WhatsApp. |
Becchi et al.2222 Brasileiro HMLM, Monte CD, Santos WJ, et al. Controle glicêmico à distância dos idosos diabéticos insulinizados: uma experiência da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia da COVID-19. APS. 2021; 3(3):168-75.
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Paraná |
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Atividades de educação em saúde: prescrições remotas de treinos de Atividade Física, utilizando imagens e descrição dos exercícios; Atendimentos a distância através de videoaulas para realização de atividade física. |
Coelho, Ferreira, Mendonça2323 Becchi AC, Moisés SCC, Lovato NS, et al. Incentivo a prática da atividade física: estratégias do NASF em meio à Pandemia de Covid-19. APS. 2021; 3(3):176-81.
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Minas Gerais |
Elaboração de materiais de apoio, protocolos e outras ações de educação permanente; Reuniões de matriciamento. |
Manutenção dos atendimentos individuais, visitas domiciliares, atendimento compartilhado Atividades de educação em saúde: elaboração de materiais educativos. |
Costa et al.2424 Coelho OCS, Ferreira ATM, Mendonça RD. Pandemia COVID-19 e Ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Rede SUS. APS. 2021; 3(3):156-67.
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Distrito Federal |
Elaboração de fluxograma de atendimento da UBS de apoio; Ações de suporte às equipes como na ação de imunização. |
Teleatendimento, telemonitoramento, atendimentos presenciais e visitas domiciliares; Produção de materiais educativos para os usuários. |
Silva; Goebel2525 Costa AFR, Lopes CA, Gonçalves FS, et al. Reorganização do trabalho do NASF-AB no enfrentamento da pandemia COVID- 19: um relato de experiência. Com. Ciênc. Saúde. 2020; 31(3):3339.
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Roraima |
Suporte para as equipes de ESF; Reuniões de matriciamento. |
Teleatendimento de paciente suspeitos de contaminação pela Covid-19. |
Monteiro et al.2626 Silva AS, Goebel ROR. A função do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF AB frente o novo cenário de pandemia: teleatendimento de pacientes suspeitos de Covid-19. Rev Cient Fac Educ e Meio Ambient. 2022 [acesso em 2023 jul 5]; 13(esp):1-4. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31072ISSN:2179-4200 . http://dx.doi.org/10.31072ISSN:2179-4200...
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Pernambuco |
Reuniões on-line com equipe das unidades de saúde; Leitura de estudos compartilhados e elaboração de artigo científico. |
Teleatendimentos, Atividades de educação em saúde através das redes sociais e divulgação de vídeos. |
Azevedo2727 Monteiro CMOM, Silva ASO, Lima ACS, et al. Desafios e possibilidades na reorientação do processo de trabalho dos terapeutas ocupacionais nos núcleos ampliados de saúde da família e atenção básica em meio à pandemia da Covid-19. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 2021 [acesso em 2023 jul 5]; 2(5):244-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35371. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbt...
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Rio Grande do Norte |
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Práticas educativas junto à comunidade. |
Vilaça; Coutinho2828 Azevedo TF. O trabalho do/a Assistente Social no enfrentamento a Covid-19: ações e competências no NASF em Montanhas/RN. [monografia]. 2021. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2021.
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Pernambuco |
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Atividades educativas remotas e adaptação do plano de cuidado a pacientes diabéticos. |
Rodrigues, Pipper, Costa2929 Vilaça SPO, Coutinho DJG. Covid-19: a importância do autocuidado apoiado a pacientes com diabetes tipo II, favorecido pala equipe de apoio matricial NASF-AB. REASE. 2020; 6(12):1-10.
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Não se aplica |
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Atividades educativas quanto ao uso racional de medicamentos. |
Faria; Fonseca3030 Rodrigues AS, Pipper SO, Costa FRN. The clinical practice of the pharmacist working in the family health support center with emphasis on the irrational use of medicines in the period of the pandemic: A Systematic Review. RSD. 2022 [acesso em 2023 jul 5]; 11(4):e22611427193. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27193. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.271...
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Minas Gerais |
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Educação em saúde através do aplicativo WhatsApp® para acompanhamento de grupo de cessação do tabagismo. |
Freitas et al.3131 Faria DA, Fonseca PHN. WhatsApp® como Recurso para a Educação em Saúde: Acompanhamento de grupo de cessação do tabagismo diante da pandemia da COVID-19. RSD. 2021; 10(7):1-6.
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Bahia |
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Educação em saúde através do aplicativo Instagram. |
Dal Prá, Martini, Pereira da Cruz3232 Freitas VP, Araújo LEA, Mascarenhas MS, et al. Produção de redes sociais digitais como estratégia de educação em saúde no contexto da pandemia da COVID-19. APS. 2021; 24(3):617-27
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Santa Catarina |
Planilha de casos compartilhados para acompanhamento das situações matriciadas; Discussões de casos clínicos, cuidado compartilhado e orientações a distância. |
Teleorientação, teleconsulta e telemonitoramento. |