Sumário
Saúde em Debate, Volume: 49, Número: spe1, Publicado: 2025Saúde em Debate, Volume: 49, Número: spe1, Publicado: 2025
| Documents |
|---|
|
ARTIGO ORIGINAL Caminhos possíveis na organização de uma estratégia de telemonitoramento em Unidades Básicas de Saúde durante a pandemia da covid-19 Lourenço, Geovane Menezes Stefanello, Sabrina Santos, Deivisson Straub, Carla Daniele Resumo em Português: RESUMO O objetivo do estudo foi compreender como ocorreu a organização do telemonitoramento de pessoas com sintomas respiratórios, na atenção básica, durante o contexto da pandemia da covid-19 no ano de 2020. Nesta pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, 12 enfermeiros e gestor inseridos nas unidades de saúde de um município de médio porte no interior do Paraná foram entrevistados. O material foi analisado por diferentes pesquisadores, tendo a hermenêutica como referencial teórico. Nos resultados, identificaram-se modos de organizações variados dos arranjos de telemonitoramento, envolvendo diferentes profissionais. De forma geral, essa tecnologia foi percebida como aliada pelos profissionais, sendo adotada e incorporada no cotidiano do trabalho na atenção básica em saúde, e identificada como facilitadora da comunicação com a população. Entretanto, ausência de equipamentos, infraestruturas e estratégias formativas adequadas são barreiras expressas para que tal tecnologia não se torne apenas mais um fardo no processo de trabalho da atenção básica.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objective of the study was to understand how the organization of telemonitoring for individuals with respiratory symptoms occurred in primary care during the context of the COVID-19 pandemic in 2020. In this qualitative research of the case study type, 12 nurses and manager working in health units in a medium-sized municipality in the interior of Paraná were interviewed. Different researchers analyzed the material using hermeneutics as the theoretical framework. The results identified various modes of organization for telemonitoring arrangements involving different professionals. In general, this technology was perceived as an ally by the professionals, adopted and incorporated into the daily work in primary health care, and identified as a communication facilitator with the public. However, the absence of equipment, infrastructure, and adequate training strategies are barriers preventing this technology from becoming another burden in the primary care work process. |
|
ARTIGO ORIGINAL Desafios na usabilidade do aplicativo e-SUS Território da Estratégia de Saúde Digital do Brasil Neves, Raquel Bassalo Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres Guimarães, Eliete Albano de Azevedo Oliveira, Valéria Conceição de Quites, Humberto Ferreira de Oliveira Cavalcante, Ricardo Bezerra Gontijo, Tarcísio Laerte Resumo em Português: RESUMO A usabilidade de sistemas informacionais em saúde apresenta grande relevância, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), contexto marcado por crescente digitalização e integração de tecnologias. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a usabilidade do aplicativo e-SUS Território implementado pelo Ministério da Saúde. Utilizou-se método misto explanatório sequencial. Na abordagem quantitativa, usou-se a Escala de Usabilidade de Sistemas (SUS). Na abordagem qualitativa, empregou-se estudo descritivo exploratório baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia. Os participantes foram Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Calculouse o SUS-score com auxílio do software estatístico Stata. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software Open Logos, e realizou-se Análise Temática-Categorial. O SUS-score médio encontrado foi 55,3 pontos, indicando aceitação marginal do aplicativo. Os resultados destacam utilidades e facilidades de uso do aplicativo. Falhas na sincronização com o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão foram apontadas como problemas, gerando erros nos cadastros domiciliares e individuais, duplicação de cidadãos e perda de registro de visitas realizadas. A usabilidade do e-SUS Território mostrou-se abaixo da média esperada, apontando problemas em sua aceitação. Ressalta-se que a usabilidade pode ser melhorada com esforços dos gestores na qualificação dos ACS, especialmente no atendimento às necessidades dos usuários que consideram o aplicativo com usabilidade inaceitável.Resumo em Inglês: ABSTRACT The usability of health information systems is highly relevant, especially in Primary Health Care (PHC), a scenario of increasing digitalization and technological integration. In this context, the objective of this study was to evaluate the usability of the e-SUS Território application implemented by the Brazilian Ministry of Health. A sequential explanatory mixed-method approach was used. The System Usability Scale (SUS) was applied in the quantitative phase. An exploratory descriptive study based on the Technology Acceptance Model was conducted in the qualitative phase. The participants were Community Health Workers (CHWs). The SUS score was calculated using Stata statistical software. Qualitative data were organized using Open Logos software, and Thematic-Categorical Analysis was performed. The average SUS score was 55.3 points, indicating marginal acceptance of the application. The results also highlight the application’s usefulness and ease of use. However, synchronization failures with the citizens’ Electronic Health Record (EHR) system were identified as issues, leading to errors in household and individual records, duplication of citizens, and loss of recorded visits. The usability of e-SUS Território was below the expected average, indicating acceptance issues. It is emphasized that usability can be improved through managerial efforts to enhance CHWs’ training, particularly in addressing the needs of users who consider the application to have unacceptable usability. |
|
ARTIGO ORIGINAL Criação de serious games na educação permanente para o pré-natal: apresentando um passo a passo Silva, Paola Sabino da Ferraz, Lucimare Resumo em Português: RESUMO Este artigo teve como objetivo oferecer uma estrutura para a criação de um serious game como uma tecnologia voltada para a Educação Permanente em Saúde. Em sua metodologia, exibe de forma detalhada o passo a passo do desenvolvimento dessa tecnologia. Como resultado, apresenta-se um serious game construído de forma participativa com os profissionais da Atenção Primária à Saúde, evidenciando um processo profícuo de Educação Permanente em Saúde. Em conclusão, destaca-se que, ao compartilhar livremente o jogo e a metodologia utilizada, incentiva-se a criação de uma comunidade de desenvolvedores de serious games, promovendo a inovação e a sustentabilidade da educação em saúde.Resumo em Inglês: ABSTRACT This paper offers a structured approach to develop a serious game as a tool for Continuing Education in Healthcare. Our methodology provides a detailed step-by-step guide to create such a game. The result is a serious game co-created with primary healthcare providers, demonstrating a successful approach to ongoing health education. By openly sharing both the game and the development process, we aim to foster a community of serious game developers, driving innovation and sustainability in health education. |
|
ARTIGO ORIGINAL Experiência do usuário de um aplicativo mHealth para o cuidado dos pés em pessoas com Diabetes Mellitus Santana, Eduardo Fernandes Maia, Helena Maria Silveira Fraga Silva Junior, Geraldo Bezerra da Cerqueira, Monique Magnavita Borba da Fonseca Mafra, Matheus Leite Pirani Vasconcelos Filho, José Eurico Fontes, Yuri Nekan Soares Resumo em Português: RESUMO Aplicativos móveis de saúde (mHealth) têm sido utilizados como ferramentas de apoio ao autocuidado, especialmente no manejo de doenças crônicas, como o Diabetes Mellitus (DM). Este estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade, a aceitabilidade, a utilidade e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) do aplicativo D2. Estudo descritivo realizado com especialistas no cuidado dos pés de pessoas com DM, com a finalidade de identificar potenciais obstáculos ao uso do aplicativo. Foram entrevistados 20 profissionais de saúde atuantes em Unidades Básicas de Saúde, com pelo menos um ano de experiência no atendimento a pessoas com essa condição, distribuídos em três estados das regiões Nordeste e Sudeste. Os escores atribuídos à aceitabilidade, usabilidade e utilidade variaram de 3,0 a 3,8, com a maioria próxima de 4, valor máximo da escala, indicando uma aplicação altamente adequada. Quanto ao IVC, a avaliação geral também foi positiva, com valor de 0,88, classificando o conteúdo como válido para o objetivo proposto. Dessa forma, o aplicativo D2 atende aos critérios de usabilidade, aceitabilidade e utilidade para uso no mundo real, sendo considerado válido para aplicação no Sistema Único de Saúde, especialmente na atenção primária. Sugere-se sua integração com políticas públicas e sistemas oficiais.Resumo em Inglês: ABSTRACT Mobile health (mHealth) applications have been increasingly employed as supportive tools for self-care, particularly in the management of chronic conditions such as Diabetes Mellitus (DM). This study aimed to evaluate the usability, acceptability, utility, and Content Validity Index (CVI) of the D2 app. Descriptive study conducted with specialists in foot care for individuals with DM, with the objective of identifying potential barriers to the app’s use. A total of 20 healthcare professionals working in Primary Health Care Units were interviewed; all had at least one year of experience in providing care to individuals with this condition and were distributed across three states in the Northeast and Southeast regions of Brazil. Scores assigned to acceptability, usability, and utility ranged from 3.0 to 3.8, with most values close to 4, the highest point on the scale, indicating a highly appropriate application. Regarding the CVI, the overall score was also positive (0.88), classifying the content as valid for the intended purpose. Therefore, the D2 app meets the criteria of usability, acceptability, and utility for real-world implementation and is considered suitable for adoption within the Brazilian Unified Health System, particularly in primary care. Its integration with public policies and official health systems is recommended. |
|
ARTIGO ORIGINAL Usabilidade do sistema eSUS Feedback por gestores de Unidades Básicas de Saúde Oliveira, Mailson Silva de Tajra, Fábio Solon Barrêto, Ivana Cristina de Holanda Cunha Silva-Júnior, Fernando Lopes e Resumo em Português: RESUMO Com a utilização crescente de intervenções em saúde digital na Atenção Primária à Saúde (APS), estudos são necessários para avaliar a efetividade, a segurança e o impacto de tais tecnologias. Avaliaramse a usabilidade e a experiência do usuário do sistema digital de gestão eSUS Feedback por gestores de unidades básicas de saúde no Brasil. Estudo observacional transversal em que foram aplicados o System Usability Scale e o User Experience Questionnaire a uma amostra de 37 e 35 participantes respectivamente. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2024, abrangendo principalmente a região Nordeste. A usabilidade foi avaliada com pontuação média de 77,5, classificando o sistema como aceitável e excelente. A experiência do usuário foi avaliada como positiva geral, exceto na categoria inovação, que foi neutra. Os resultados destacam a importância das tecnologias digitais na gestão da APS, sugerindo que o eSUS Feedback é uma ferramenta viável, eficiente e confiável. No entanto, são necessários o aprimoramento dessa inovação e o registro de retorno dos usuários. A implementação de sistemas digitais de gestão em saúde é fundamental para a coordenação de cuidados e gestão de informações, alinhando-se às recomendações da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025 da Organização Mundial da Saúde.Resumo em Inglês: ABSTRACT Studies to evaluate the effectiveness, safety, and impact of digital health technologies are needed the increasing use of these health interventions in primary care. Brazilian Primary Health Care units (UBS) managers evaluated the usability and user experience of the eSUS Feedback digital management system. This cross-sectional observational study applied the System Usability Scale and the User Experience Questionnaire to a sample of 37 and 35 participants, respectively. The research was conducted between May and June 2024, covering mainly the Northeast. Usability was evaluated with an average score of 77.5, classifying the system as acceptable and excellent. The user experience was rated as positive overall, except in the innovation category, which was neutral. The results highlight the importance of digital technologies in PHC management, suggesting that eSUS Feedback is a viable, efficient, and reliable tool. However, it is necessary to improve this innovation and record user feedback. The implementation of digital health management systems is essential for care coordination and information management, aligned with the recommendations of the World Health Organization’s Global Digital Health Strategy 2020-2025. |
|
ARTIGO ORIGINAL Saúde digital na Atenção Primária à Saúde no Brasil: experiências desenvolvidas no Sistema Único de Saúde entre 2018 e 2022 Soibelman, Gustavo Fornazin, Marcelo Albuquerque, Mariana Vercesi Resumo em Português: RESUMO A saúde digital avançou mundialmente desde a pandemia da covid-19. O Brasil possui experiências importantes em saúde digital ao longo da última década. Ainda são poucos os estudos abrangentes sobre o uso da saúde digital na Atenção Primária à Saúde (APS) no País. O objetivo deste estudo foi mapear as experiências em saúde digital na APS no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2018 e 2022. O estudo exploratório foi baseado em análise bibliométrica e espaçotemporal das experiências municipais disponíveis publicamente no ‘Catálogo Virtual - Brasil, aqui tem SUS’ do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. As categorias de análise foram definidas mediante a revisão da literatura. Há um processo diverso, acelerado e complexo de transformação digital do SUS, com grande potencial de novos usos a partir da APS. Houve aumento significativo (668%) de relatos de experiências de saúde digital em interface com a APS entre 2018 e 2021, destacando-se as regiões Nordeste (85), Sul (69) e Sudeste (68). Os termos mais abordados foram tipos específicos de tecnologias relacionados com a telessaúde. Importantes transformações digitais no SUS ocorrerão a partir da APS, sendo necessário políticas para garantir seus usos no sentido de fortalecer e alcançar os princípios do SUS.Resumo em Inglês: ABSTRACT Digital health has advanced worldwide since the COVID-19 pandemic. Brazil has developed valuable digital health experiences over the past decade. However, comprehensive studies on the use of digital health in Primary Health Care (PHC) in the country remain limited. This study aims to map digital health experiences in PHC within the Unified Health System (SUS) from 2018 to 2022. This exploratory study was based on a bibliometric and spatial-temporal analysis of publicly available municipal experiences in the ‘Virtual Catalog - Brazil, here there is SUS’ of the National Council of Municipal Health Secretariats. The analytical categories were defined through a literature review. SUS is undergoing a diverse, accelerated, and complex digital transformation process, with substantial potential for new applications in PHC. There was a significant increase (668%) in reports of digital health experiences related to PHC between 2018 and 2021, with notable representation in the Northeast (85), South (69), and Southeast (68) regions. The most discussed terms included specific types of technologies, primarily related to telehealth. Significant digital transformations in SUS are expected to occur through PHC, necessitating policies to ensure their implementation strengthens and upholds SUS principles. |
|
ARTIGO ORIGINAL Incorporação de tecnologias no processo de trabalho na covid-19 em favela do Rio de Janeiro Dias, Monique Nunes Fiuza Engstrom, Elyne Montenegro Freitas, Carlos Machado de Resumo em Português: RESUMO Este estudo objetivou analisar a incorporação de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no processo de trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) em território de favela (Maré), no município do Rio de Janeiro, ante a emergência sanitária da covid-19. Trata-se de pesquisa organizacional com abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais das eSF (n = 28) em três unidades básicas de saúde. Pela análise temática de conteúdo, os relatos foram sistematizados em duas categorias: i) adaptações e tensões no processo de trabalho durante os anos da pandemia; ii) o trabalho integrado em rede sociotécnica e a transformação tecnológica. Enquanto principais achados, é possível afirmar que as TIC foram representadas, no processo de trabalho das eSF ao longo da pandemia, por telefone, internet e testagem; e considerando o êxito dessas ferramentas desde a implantação no processo de trabalho, representam parte da nova rotina dos serviços das eSF. Ao mesmo tempo, os achados alertam para a necessidade de investir de forma adequada em tecnologia com o objetivo de fornecer as condições necessárias ao alcance da qualidade no processo de trabalho das eSF.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aimed to analyze the incorporation of new Information and Communication Technologies (TIC) in the work process of Family Health teams (eSF) in a favela (Maré), in the city of Rio de Janeiro, in response to the COVID-19 health emergency. This is an organizational research with a qualitative approach, with semi-structured interviews conducted with eSF professionals (n = 28) in three basic health units. Through thematic content analysis, the reports were systematized into two categories: i) adaptations and tensions in the work process during the pandemic years; ii) integrated work in a sociotechnical network and technological transformation. As main findings, it is possible to state that TIC were represented in the work process of eSF throughout the pandemic by the telephone, internet and testing and, considering the success of these tools since their implementation in the work process, they represent part of the new routine of eSF services. At the same time, the findings highlight the need to invest adequately in technology with the aim of providing the necessary conditions to achieve quality in the eSF work process. |
|
ORIGINAL ARTICLE Acompanhamento da saúde bucal de idosos na atenção primária com uso da teleodontologia: estudo exploratório de viabilidade Vieira, Ana Raquel Rabelo Meurer, Maria Inês Cruz, Gabriel Schmitt da Reses, Manoela de Leon Nobrega Castilhos, Eduardo Dickie de Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Resumo em Português: RESUMO A teleodontologia pode ajudar nas respostas às crescentes demandas de saúde bucal dos idosos restritos ao domicílio. Este estudo objetivou analisar a viabilidade da teleodontologia no monitoramento da saúde bucal de idosos domiciliados, na atenção primária, com enfoque na aceitação, barreiras e qualidade do sistema. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, de implementação, com abordagem quantitativa, realizado na Atenção Primária à Saúde no sul do Brasil. Vinte idosos/seus cuidadores e cinco dentistas foram selecionados intencionalmente. Os dentistas interagiram com os idosos por meio de videochamada em um sistema online de telessaúde. O questionário AdEQUATE foi aplicado para coletar dados de idosos/ cuidadores e dentistas. Os dados foram analisados usando estatística descritiva. Vinte idosos foram atendidos por chamadas de vídeo. De forma geral, os idosos consideraram a teleodontologia uma opção confortável, conveniente, segura e confiável. No entanto, alguns dentistas expressaram ceticismo em relação à precisão diagnóstica e relataram uso esporádico da ferramenta, revelando a importância de abordar tais preocupações para integração da teleodontologia aos serviços públicos. Identificaram-se desafios, como a falta de equipamentos e problemas técnicos. Apesar disso, a teleodontologia parece ser uma opção viável para atendimento, especialmente para aqueles que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde.Resumo em Inglês: ABSTRACT Teledentistry can help answer the rising demand for oral health in homebound older adults. This study aims to analyze the feasibility of teledentistry in monitoring the oral health of homebound older adults in primary care, focusing on acceptance, barriers, and system quality. It is a cross-sectional and exploratory implementation study with a quantitative approach conducted in Primary Health Care services in Southern Brazil. Twenty older individuals/their caregivers, and five dentists were intentionally selected. A dentist assessed older adults through an online telehealth system via video call. The AdEQUATE questionnaire collected data from older adults/caregivers and dentists. Data was analyzed using descriptive statistics. Twenty older adults received the video calls. Most were women aged 80 years or older; 50% received home care; 90% had no prior home dental care. Older adults generally found teledentistry a comfortable, convenient, safe, and trustworthy care option. However, some dentists expressed skepticism about its diagnostic accuracy and infrequent use. This highlights the importance of addressing dentists’ concerns in integrating teledentistry into public health services. The study also identified challenges, including limited equipment and technical issues. Despite this, teledentistry has proven to be a viable option for timely care, particularly for those unable to attend health facilities. |
|
ARTIGO ORIGINAL Geotecnologias para a tomada de decisão em saúde: uma análise de indicadores vacinais na Paraíba Fernandes, Márcia Mayara Dias de Queiroga Albuquerque, Saemmy Grasiely Estrela de Lopes, Maria Eduarda Bezerra Santos, Karla Janaína de Mello Medeiros Almeida, Talita Tavares Alves de Santos, Talitha Emanuelle Barbosa Galdino de Lira Nóbrega, Renata Valéria Resumo em Português: RESUMO Objetivou-se realizar uma análise espacial da cobertura vacinal da BCG na Paraíba em 2024, demonstrando como a utilização de geotecnologias pode qualificar a tomada de decisão em saúde e fomentar a melhoria dos indicadores vacinais. Trata-se de um estudo ecológico, exploratório e quantitativo, desenvolvido a partir dos indicadores de cobertura vacinal para a vacina BCG no primeiro semestre de 2024, extraídos do LocalizaSUS. Para a análise espacial, utilizou-se a medida epidemiológica de Razão de Incidência espacial, que expressa a razão entre a cobertura vacinal dos municípios da Paraíba em relação à cobertura de todo o estado. No primeiro semestre de 2023, a cobertura acumulada da BCG foi de 76,69%, enquanto em 2024, alcançou 109,54%. Esse aumento é resultado de medidas que consideram as especificidades de cada região de saúde do estado e a qualificação dos dados de imunização. As intervenções da gestão consistiram na implementação de instrumentos de monitoramento, qualificação profissional e ampliação da vacinação nos estabelecimentos de saúde a partir da identificação de áreas prioritárias. Conclui-se que o uso de geotecnologias e de ferramentas de análise espacial é relevante para a decisão dos gestores de saúde quanto à identificação de áreas prioritárias para alocar recursos e políticas públicas.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objective was to perform a spatial analysis of BCG Vaccination Coverage in Paraíba in 2024, demonstrating how the use of geotechnologies can enhance decision-making in health and improve vaccination indicators. This is an ecological, exploratory, and quantitative study, developed based on vaccination coverage indicators for the BCG vaccine in the first half of 2024, extracted from LocalizaSUS. For spatial analysis, the epidemiological measure of Spatial Incidence Ratio was used, which expresses the ratio between the vaccination coverage of municipalities in Paraíba and the state’s overall coverage. In the first half of 2023, the accumulated BCG coverage was 76.69%, while by the end of 2024, it had reached 109.54%. This increase is the result of measures that consider the specificities of each health region in the state and the qualification of immunization data. Management interventions consisted of implementing monitoring tools, professional qualification, and expanding vaccination in health facilities by identifying priority areas. It is concluded that the use of geotechnologies and spatial analysis tools is relevant for health managers’ decision-making, regarding the identification of priority areas for allocating resources and public policies. |
|
ARTIGO ORIGINAL SIGest: mHealth assistencial para o manejo clínico da sífilis na gestação Tôrres, Alane da Silva Carvalho, Simone Barroso de Lima, Carina Nunes de Cavalcanti, Sheyla Dayana Coelho Marques, Letícia Lacerda Rodrigues, Malvina Thaís Pacheco Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste estudo foi construir e validar um aplicativo assistencial para o manejo clínico da sífilis na gestação. Trata-se de uma abordagem metodológica desenvolvida em duas fases: construção e validação do aplicativo. Para fins de análise dos dados, foi utilizado o Índice de Concordância (IC), o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), o Índice de Validação de Aparência (IVA) e o teste Binomial. O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí emitiu parecer favorável à pesquisa. O conteúdo foi validado por 13 juízes, e a análise semântica foi realizada com 13 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros. A validação do instrumento resultou em um IC geral de 100%, com todos os itens avaliados sendo considerados válidos pelo IVC e IVA. A análise estatística utilizando o teste Binomial demonstrou concordância entre os avaliadores e observou que todos os itens tiveram concordância de 85% em todas as respostas. O SIGest disponibiliza informações atualizadas e validadas acerca do manejo clínico da sífilis, facilitando a tomada de decisões mais precisas e em tempo hábil.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objective of this study was to develop and validate an application for the clinical management of syphilis during pregnancy. This methodological approach was developed in two phases: development and validation of the application. The Concordance Index (CI), the Content Validation Index (CVI), the Appearance Validation Index (IVA) and the Binomial test were used for data analysis. The Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí issued a favorable opinion on the research. The content was validated by 13 judges and the semantic analysis was performed with 13 professionals, including physicians and nurses. The validation of the instrument resulted in an overall CI of 100%, with all items evaluated being considered valid by the CVI and IVA. Statistical analysis using the Binomial test demonstrated agreement between the evaluators and observed that all items had 85% agreement in all responses. SIGest provides updated and validated information about the clinical management of syphilis, facilitating more accurate and timely decision-making. |
|
ARTIGO ORIGINAL Sistema de Vigilância em Imunizações do Brasil: avaliação do atributo de simplicidade Barbone, Flávia Gonçalves Isabel Silva, Brener Santos Amaral, Gabriela Gonçalves Oliveira, Valéria Conceição de Guimarães, Eliete Albano de Azevedo Resumo em Português: RESUMO Apesar dos avanços tecnológicos em relação aos registros vacinais, a diversidade de Sistemas de Informação de Imunização impõe desafios técnicos e operacionais, particularmente no que se refere à infraestrutura tecnológica e à usabilidade. Este estudo, baseado nas ‘Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems’ do Centers for Disease Control and Prevention, objetivou avaliar o Sistema de Vigilância em Imunizações no Brasil, em 2024, com ênfase no atributo simplicidade, que abrange a estrutura e a facilidade de uso dos sistemas de informação. Foram analisados os critérios: fluxo de dados, organizações envolvidas, transferência e disseminação de dados, integração com outros sistemas, processo de validação dos dados e capacitações oferecidas, classificados como simples ou complexos. O Sistema de Vigilância em Imunizações foi classificado como complexo, com exceção do processo de validação dos dados. A diversidade de sistemas de informação utilizados por diferentes profissionais e instituições, públicas e privadas, compromete o fluxo contínuo dos dados e exige elevado grau de interoperabilidade. As capacitações são insuficientes e pouco eficazes, e a complexidade do Sistema de Vigilância em Imunizações exige avanços tecnológicos e operacionais para melhorar a qualidade da informação.Resumo em Inglês: ABSTRACT Despite technological advances in vaccination records, the diversity of Immunization Information Systems poses technical and operational challenges, particularly regarding technological infrastructure and usability. This study, based on the ‘Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems’ from the Centers for Disease Control and Prevention, aimed to evaluate the Immunization Surveillance System in Brazil in 2024, with an emphasis on the attribute of simplicity, which encompasses the structure and ease of use of information systems. The following criteria were analyzed: data flow, organizations involved, data transfer and dissemination, integration with other systems, data validation process, and training offered, classified as either simple or complex. The Immunization Surveillance System was classified as complex, with the exception of the data validation process. The diversity of information systems used by different professionals and institutions, both public and private, compromises the continuous flow of data and requires a high degree of interoperability. Training activities are insufficient and not very effective, and the complexity of the Immunization Surveillance System demands technological and operational advances to improve the quality of information. |
|
ARTIGO ORIGINAL Uso da aplicação móvel e-SUS Território entre 2019 e 2023: estudo ecológico de séries temporais Corrêa, Vanessa Pereira Celuppi, Ianka Cristina Mohr, Eduarda Talita Bramorski Schmidt, Catiele Raquel Hammes, Jades Fernando Wazlawick, Raul Sidnei Dalmarco, Eduardo Resumo em Português: RESUMO O presente estudo teve como objetivo investigar a distribuição espaçotemporal do uso da aplicação móvel e-SUS Território entre 2019 e 2023 e tendência de crescimento até 2030. Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais, com dados extraídos do Google Analytics sobre usuários ativos e do DataSUS referente aos agentes comunitários de saúde. As análises estatísticas incluíram regressão linear e análise de variância para investigar as tendências de crescimento e as variações regionais. A análise demonstrou um aumento no número de usuários do aplicativo, de 76.944 em 2019 para 746.598 em 2023, com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram os maiores crescimentos. A projeção de usuários ativos até 2030 indica um crescimento contínuo, alcançando aproximadamente 1,08 milhão de usuários. A análise revelou que, embora o número de agentes comunitários não tenha mostrado correlação direta com o aumento de usuários, a adesão ao e-SUS Território tem sido positiva e reflete o impacto das tecnologias de informação na gestão da Atenção Primária à Saúde. Dessa maneira, percebe-se que a estratégia digital pode contribuir para melhorar a organização e o acesso aos cuidados de saúde.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this study was to investigate the time-space distribution of the use of e-SUS Território mobile application between 2019 and 2023 and the growth trend up to 2030. This is an ecological time series study, with data extracted from Google Analytics about active users and from DATASUS about community health agents. Statistical analysis included linear regression and analysis of variance to investigate growth trends and regional variations. The analysis showed an increase in the number of app users, from 76,944 in 2019 to 746,598 in 2023, with the Northeast and Southeast regions showing the most significant growth. The projection of active users until 2030 indicates continued growth, reaching approximately 1.08 million users. The analysis revealed that although the number of community agents did not show a direct correlation with the increase in users, adherence to e-SUS Território has been positive, reflecting the impact of information technology on Primary Health Care management. In this way, it can be seen that the digital strategy can contribute to improving the organization of and access to healthcare. |
|
ARTIGO ORIGINAL Contribuição das teleconsultorias no fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina Colussi, Claudia Flemming Amadigi, Felipa Rafaela Petrolini, Rafaela Souza Araújo, Maria Fernanda Machado, Patrícia Maria Oliveira Boing, Antonio Fernando Resumo em Português: RESUMO As ações de telessaúde, a exemplo das teleconsultorias, têm se consolidado como uma ferramenta importante no aprimoramento dos serviços de saúde, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Este estudo analisou as teleconsultorias realizadas em Santa Catarina em 2023-2024 em serviços de saúde apoiados pelo Núcleo Telessaúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram analisadas 78.422 teleconsultorias realizadas em 266 municípios de Santa Catarina entre agosto de 2023 e agosto de 2024, segundo especialidade solicitada, grau de satisfação e percentual de orientação para manejo na Atenção Primária à Saúde (APS). Observou-se que a maioria dos solicitantes eram médicos de família e comunidade, com maior demanda nas especialidades ortopedia, endocrinologia e cardiologia. Verificou-se que, em 48,1% das teleconsultorias, a indicação do especialista foi para resolução dos casos na APS, oscilando entre 21,4% e 71,7% entre as especialidades. Os profissionais solicitantes expressaram alto grau de satisfação com as teleconsultorias, reforçando o papel do telessaúde como uma ferramenta eficaz para reduzir encaminhamentos desnecessários e apoiar a APS. Conclui-se que o telessaúde é uma estratégia promissora para otimizar o fluxo de atendimento no SUS, com potencial para melhorar a eficácia, eficiência e equidade no acesso aos serviços de saúde.Resumo em Inglês: ABSTRACT Telehealth actions, such as teleconsultations, have been established as essential tools for improving healthcare services, particularly within the Unified Health System (SUS). This study analyzed the teleconsultations conducted in Santa Catarina during 2023-2024 in healthcare services supported by the Telehealth Center of the Federal University of Santa Catarina. A total of 78,422 teleconsultations were conducted across 266 municipalities in Santa Catarina between August 2023 and August 2024 and analyzed. The study employed a cross-sectional design with descriptive analysis of data extracted from the Santa Catarina Integrated Telemedicine and Telehealth System. The findings indicated that most requests were made by family and community physicians, with high demand for specialties such as orthopedics, endocrinology, and cardiology. The analysis showed that approximately 48.1% of consultations were suitable for resolution within Primary Health Care, with variability among specialties. The requesting professionals expressed a high level of satisfaction with the teleconsultations, reinforcing the role of telehealth as an effective tool for reducing unnecessary referrals and supporting Primary Health Care. It is concluded that telehealth is a promising strategy for optimizing the flow of care within the SUS, with the potential to enhance effectiveness, efficiency, and equity in access to health services. |
|
ORIGINAL ARTICLE Ampliando o acesso à prótese dentária removível na saúde pública por meio do fluxo digital: um estudo no Rio de Janeiro Prado, Rodrigo de Sousa Marinho, Marcia Frias Pinto Marinho, Mariana Frias Lobo Marinho, Maria Clara Frias Lobo Correa, Ivo Simas, Keith Bullia da Fonseca Souza, Maria Isabel de Castro Resumo em Português: RESUMO Este estudo compara três métodos de produção de Próteses Dentárias Removíveis (PDR) no sistema público de saúde do Rio de Janeiro. Entre junho e dezembro de 2023, conduziu-se estudo paralelo de três braços, com amostragem por conveniência, envolvendo 45 pacientes alocados conforme a posição na lista de espera dos serviços de prótese dentária: Método Convencional (MC), Método Híbrido (MH) ou Método Digital (MD). Coletaram-se dados sobre número de consultas e tempo necessário para produzir as próteses. Realizou-se análise descritiva e aplicou-se o teste de Kruskal-Wallis H para avaliar diferenças entre os métodos. Dos 45 pacientes, 44,4% receberam PDR pelo MC, 40% pelo MH e 15,6% pelo MD. O MD demandou mais consultas (5,86), seguido do MC (5,35) e do MH (4,83). O tempo de produção foi maior no MC (156,45 dias) e significativamente menor no MH (37,44 dias) e no MD (33,57 dias). MH e MD reduziram o tempo de produção e o número de consultas, tornando os serviços mais eficientes; sua ampliação pode ampliar o acesso de pacientes edêntulos e melhorar os desfechos em saúde pública. Os resultados podem subsidiar políticas públicas voltadas à modernização dos serviços protéticos e à equidade no cuidado.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study compares three methods for producing Removable Dental Prostheses (RDPs) within Rio de Janeiro’s public health system. Between June and December 2023, a convenience-sampled, three-arm, parallel-group study involving 45 patients was conducted. Participants were allocated based on their position on the waiting list for prosthodontic services: Conventional Method (CM), Hybrid Method (HM), or Digital Method (DM). Data on the number of appointments and production time were collected. Descriptive statistics and the Kruskal-Wallis H test were used to assess differences among the methods. Of the 45 patients, 44.4% received RDPs via CM, 40% via HM, and 15.6% via DM. DM required the highest average number of appointments (5.86), followed by CM (5.35) and HM (4.83). Production time was longest for CM (156.45 days), while HM (37.44 days) and DM (33.57 days) were significantly faster. HM and DM reduced production time and appointments, enhancing RDPs service efficiency in public health. Expanding DMs and HMs may improve access to care for edentulous patients and public health outcomes. The findings support public health policies aimed at increasing access to prosthodontic services and optimizing resource allocation by integrating digital workflows. |
|
ARTIGO ORIGINAL Uso de mídias sociais para detecção de rumores em saúde pública Gonçalves, Leandro da Silva Freitas, Danilo Pestana de Jatobá, Alessandro Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de Resumo em Português: RESUMO O cenário epidemiológico contemporâneo, com sua rápida disseminação de informações e desinformação, requer melhorias nos sistemas de vigilância em saúde, especialmente na identificação de rumores. Plataformas como as mídias sociais oferecem um grande volume de dados que, mesmo sendo de complexo acesso, podem ser utilizados para o monitoramento de rumores em saúde. Este estudo explora a aplicação de recursos tecnológicos e propõe um framework conceitual para otimizar o uso de informações de mídias sociais pelas equipes de vigilância em saúde, facilitando a análise e detecção de rumores. A validação do framework, por meio de instâncias práticas com dados do Twitter, identificou um conjunto significativo de mensagens relevantes para detecção de rumores de síndrome diarreica e respiratória, otimizando o tempo de análise em comparação com buscas manuais. Conclui-se que o framework proposto oferece uma abordagem estruturada e promissora para otimizar o uso de informações de mídias sociais na vigilância em saúde, auxiliando na ágil identificação de rumores. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento de um mecanismo para classificação dessas mensagens, a formulação de planos de busca e análises adaptáveis, e a criação de repositórios para gestão e reutilização de dados e parâmetros, elevando a eficiência na vigilância em saúde pública.Resumo em Inglês: ABSTRACT The contemporary epidemiological scenario, with its rapid dissemination of information and misinformation, necessitates enhancements in health surveillance systems, particularly in detecting rumors. Platforms such as social media offer a large volume of data that, although challenging to access, can be utilized to monitor health rumors. This study explores the application of technological resources and proposes a conceptual framework to optimize the utilization of social media information by health surveillance teams, facilitating the analysis and detection of rumors. Validation of the framework, using practical examples with Twitter data, identified a significant set of messages relevant to the detection of rumors related to diarrheal and respiratory syndromes, thereby optimizing analysis time compared to manual searches. We conclude that the proposed framework offers a structured and promising approach to optimizing the use of social media information in health surveillance, aiding in the rapid identification of rumors. This research contributes to the development of a mechanism for classifying these messages, the formulation of adaptable search and analysis plans, and the creation of repositories for managing and reusing data and parameters, thereby increasing the efficiency of public health surveillance. |
|
ARTIGO ORIGINAL Percepção de gestores públicos de saúde sobre a transformação digital do SUS: estudo de caso Orrillo, Yansy Aurora Delgado Santos, Romário Correia dos Dantas, Erica Simone Barbosa Caceres, Felix Hector Rigoli Resumo em Português: RESUMO Este estudo objetivou analisar a percepção de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o processo de incorporação da saúde digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 23 gestores estaduais e municipais de saúde. Os dados produzidos foram interpretados a partir da análise do conteúdo e organização temática. Os resultados demonstram um conjunto de tecnologias em saúde absorvidas com destaque para o uso de prontuários eletrônicos; sistemas de informação em saúde; telessaúde; aplicativos, inteligência artificial e painéis de monitoramento e avaliação. O processo de indução se apresenta mediante políticas e programas ministeriais, demandas locais, iniciativas dos gestores e oferta do mercado privado de saúde. Como potencialidades da incorporação tecnológica, verificam-se a ampliação do acesso, a qualificação do processo de trabalho e o monitoramento e a avaliação dos indicadores epidemiológicos. Os desafios dizem respeito ao lobby do setor privado, deficiências estruturais dos serviços de saúde, escassez de profissionais da área de tecnologia no SUS e na formação dos trabalhadores. Conclui-se que a absorção digital na saúde precisa ser associada aos princípios do SUS, valorização do trabalho e formação em saúde e defesa dos direitos dos usuários.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aims to analyze the perception of managers of the Unified Health System (SUS) regarding the process of incorporating digital health. This is a qualitative study conducted based on semistructured interviews with 23 state and municipal health managers. The data produced were interpreted based on content analysis and thematic organization. The results demonstrate a set of health technologies absorbed, with emphasis on the use of electronic medical records; health information systems; telehealth; applications, artificial intelligence, and monitoring and evaluation panels. The induction process is presented through ministerial policies and programs, local demands, managers’ initiatives, and supply from the private health market. The potential of technological incorporation includes increased access, improved work processes, and the monitoring and evaluation of epidemiological indicators. The challenges relate to private sector lobbying, structural deficiencies in health services, a shortage of technology professionals in the SUS, and worker training. It is concluded that digital absorption in healthcare needs to be associated with the principles of the SUS, valuing work and training in healthcare and defending users’ rights. |
|
ARTIGO ORIGINAL Potencial no monitoramento em saúde: explorando os dados abertos ambulatoriais do SUS Ferré, Felipe Lyrio, Amanda Oliveira Carvalho, Samara Helena de Pantuzza, Laís Lessa Neiva Santos, Jéssica Barreto Ribeiro dos Lopes, Ana Carolina de Freitas Bonan, Luciene Fontes Schluckebier Resumo em Português: RESUMO O Sistema Único de Saúde (SUS) disseminou bilhões de registros administrativos correspondentes a três décadas de existência. Na contramão de dados hospitalares e de notificação fragmentados por serem orientados ao serviço, e não ao usuário do SUS, os dados ambulatoriais apresentam dados vinculáveis ao identificador pseudonimizado, viabilizando acompanhar o itinerário terapêutico. Este trabalho apresenta, uma ferramenta automatizada da Sala Aberta de Inteligência em Saúde (Sabeis) de processamento, com software livre, de microdados fornecidos via estratégia TabWin/TabNet a partir do diretório de transferência de arquivos, sem aparato sofisticado de Big Data; e descreve os dados abertos do Sistema de Informação Ambulatorial, de 2008 a 2023, empregando recursos modestos de hardware por especialistas em saúde pública e informática em saúde. Foram processados 8.106.361.265 registros, correspondentes a 3.135 procedimentos, 16.407 diagnósticos e 51.875.308 usuários, segundo o arquivo correspondente à Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Alta Complexidade/Custo. Verificou-se a crescente qualidade do identificador pseudonimizado, sobretudo a partir de 2022, com 0,8% dos usuários com mais de um sexo, mais de um estado de residência, acima de oito procedimentos ou cinco diagnósticos. A presente abordagem demonstrou a potencialidade para o acompanhamento de políticas públicas, utilizando os dados ambulatoriais com identificador pseudonimizado do usuário do SUS.Resumo em Inglês: ABSTRACT The Brazilian Unified Health System (SUS) has disseminated billions of administrative records corresponding to three decades of existence. Unlike hospital and notification data, which are fragmented as they are service-oriented rather than user-oriented, outpatient data can be linked via a pseudonymized identifier, enabling the tracking of therapeutic pathways. This paper presents an automated microdata processing tool from the Open Health Intelligence Platform (SABEIS) using open-source software to handle microdata provided through the TabWin/TabNet strategy from the file transfer directory, without relying on sophisticated Big Data. It describes the open data from the SUS Ambulatory Information System from 2008 to 2023, using modest hardware resources by public health and health informatics specialists. A total of 8,106,361,265 records were processed, corresponding to 3,135 procedures, 16,407 diagnoses, and 51,875,308 users, according to the files of APAC-SIA High-cost ambulatory procedures and high-cost medicines. There was a noticeable improvement in the quality of the pseudonymized identifier, especially from 2022 onwards, with 0.8% of users recorded as having more than one sex, more than one state of residence, over eight procedures, or five diagnoses, demonstrating the potential for public policy monitoring and knowledge generation. This approach demonstrated the potential for monitoring public policies using outpatient data with a pseudonymized SUS user identifier. |
|
REVIEW Saúde digital e covid-19: revisão de escopo das soluções desenvolvidas e implementadas pelos países Brics Alencar, Nadyelle Elias Santos Conrado, Leticia Bastos Sousa, Paulo Henrique Leal de Hoirisch, Cláudia Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha Andrade, Luiz Odorico Monteiro de Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha Resumo em Português: RESUMO Objetivou-se analisar o estado da arte sobre soluções em saúde digital para vigilância, prevenção/ controle e manejo clínico da covid-19 nos países do Brics. Revisão de escopo guiada pela metodologia do Instituto Joanna Briggs. Foram incluídos documentos publicados, entre janeiro/2020 e agosto/2022, nas bases Medline/PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science; além dos sites dos Ministérios da Saúde dos países, da Organização Mundial da Saúde e das Cúpulas do Brics. Ao final, foram incluídos 481 documentos, dos quais 900 menções a soluções digitais foram extraídas. Dessas, 89% foram das bases de dados, e 11%, de outras fontes. A China liderou em número de soluções (47%), seguida pela Índia (30%) e pelo Brasil (14%). As soluções foram, em sua maioria, de abrangência subnacional (53%) e de financiamento público (52%), especialmente no Brasil (71%) e na Rússia (68%). Os principais tipos tecnológicos foram eSaúde (72%), mega dados (32%) e inteligência artificial (30%). Houve ênfase no uso de soluções digitais pelos serviços de dados para vigilância e pelos profissionais da saúde para manejo clínico da covid-19. O estudo revelou as principais soluções digitais desenvolvidas e implementadas pelos países, destacando similaridades e diferenças e apontando a cooperação como caminho para superar desafios comuns.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aimed to analyze the state-of-the-art regarding digital health solutions for surveillance, prevention/control, and clinical management of COVID-19 in the BRICS countries. It isa scoping review guided by the Joanna Briggs Institute methodology. Documents published between January 2020 and August 2022 were included from the MEDLINE/PubMed, Lilacs, Scopus, and Web of Science databases, as well as from the websites of the countries’ health ministries, the World Health Organization, and the BRICS Summits. In total, 481 documents were included, from which 900 mentions of digital solutions were extracted. Of these, 89% came from databases and 11% from other sources. China led in the number of solutions (47%), followed by India (30%) and Brazil (14%). Most solutions were subnational in coverage (53%) and publicly funded (52%), particularly in Brazil (71%) and Russia (68%). The main technology types were eHealth (72%), big data (32%), and artificial intelligence (30%). There was an emphasis on the use of digital solutions by data services for surveillance and by healthcare professionals for clinical management of COVID-19. The study revealed the main digital solutions developed and implemented by the countries, highlighting similarities and differences, and pointing to cooperation as a path to overcome common challenges. |
|
REVISÃO Efeito preditivo do fenótipo digital no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão sistemática Félix, Gabriel dos Santos Silva, Gabriella Medeiros Meneses, Danilo Andrade de Lopez, Luiz Carlos Serramo Resumo em Português: RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta alta variabilidade no perfil sintomático e elevada taxa de prevalência. No entanto, não existem biomarcadores, e o diagnóstico é essencialmente clínico. A quantificação de forma objetiva de possíveis fenótipos pode ajudar a esclarecer a etiologia do transtorno. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática buscando avaliar a capacidade de o fenótipo digital predizer o diagnóstico precoce no autismo. As buscas foram realizadas nas bases de dados Scopus, PubMed, Web of Science e PsycINFO, sem recorte temporal. Foram identificados 345 artigos, dos quais apenas 8 atendiam aos critérios de elegibilidade. Os dados encontrados mostraram que características como movimentos da cabeça e dos olhos e gravações de interações sociais, realizadas com dispositivos portáteis, podem ajudar a diferenciar crianças menores de 6 anos de idade em desenvolvimento típico do atípico. Contudo, os procedimentos atuais estão em fases iniciais, podendo gerar falsos positivos ou negativos. Assim, embora promissores, os resultados devem ser analisados com cautela e ponderação.Resumo em Inglês: ABSTRACT Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by high variability in symptomatic profiles and a high prevalence rate. However, there are no biomarkers, and the diagnosis is primarily clinical. The objective quantification of possible phenotypes may help clarify the disorder’s etiology. In this context, the objective of the present study was to conduct a systematic review to assess the capacity of the digital phenotype to predict early diagnosis in autism. Searches were conducted in the Scopus, PubMed, Web of Science, and PsycINFO databases without time restrictions. A total of 345 articles were identified, of which only 8 met the eligibility criteria. The data found indicated that characteristics such as head and eye movements and recordings of social interactions captured with portable devices may help differentiate typically developing children under the age of six from those with atypical development. However, current procedures are in early stages, potentially generating false positives or negatives. Therefore, although promising, the results should be analyzed with caution and discretion. |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA Teleconsultorias na gestão de filas de especialidades médicas: relato de experiência no sul do Brasil Petrolini, Rafaela Souza Araújo, Maria Fernanda Alves, Larissa Salib, Eliane das Graças Camargo dos Santos Maeyama, Marcos Aurélio Machado, Patrícia Maria de Oliveira Boing, Antonio Fernando Resumo em Português: RESUMO O Programa Nacional de Telessaúde foi criado em 2007, no Brasil, para oferecer serviços de telessaúde, visando à integração do cuidado. Em 2024, o Programa SUS Digital foi implementado para promover a transformação digital no Sistema Único de Saúde, incluindo a teleconsultoria para apoio na Atenção Primária à Saúde. Este artigo objetiva relatar a implantação da teleconsultoria em Criciúma, no estado de Santa Catarina, entre 2023 e 2024, como ferramenta de gestão para reduzir filas de espera para especialidades médicas. Foi realizada análise descritiva dos dados em relação ao total de teleconsultorias realizadas segundo especialidade, tempo e filas de espera antes e após a implantação. Os resultados indicam que 72,4% dos casos foram resolvidos na Atenção Primária à Saúde, evitando encaminhamentos desnecessários. As especialidades mais atendidas foram ortopedia, neurologia e cardiologia. Observou-se uma redução da demanda reprimida de 15.842 para 1.061 pacientes, e do tempo médio de espera de 14,8 para 6,5 meses. Conclui-se que a teleconsultoria é eficaz na redução de encaminhamentos e na melhoria do acesso a especialidades, com potencial para fortalecer a resolutividade da Atenção Primária à Saúde e otimizar a gestão das filas de espera no município.Resumo em Inglês: ABSTRACT The National Telehealth Program was created in 2007 in Brazil to offer telehealth services, aiming at the integration of care. In 2024, the SUS Digital Program was implemented to promote digital transformation in the Unified Health System (SUS), including teleconsulting to support Primary Health Care. This article aims to report the implementation of teleconsulting in Criciúma, in the state of Santa Catarina, between 2023 and 2024, as a management tool to reduce waiting lists for medical specialties. A descriptive analysis of the data was conducted in relation to the total number of teleconsultations performed by specialty, time, and waiting times before and after implementation. The results indicate that 72.4% of cases were resolved in Primary Health Care, avoiding unnecessary referrals. The most attended specialties were orthopedics, neurology, and cardiology. There was a reduction in pent-up demand, from 15.842 to 1.061 patients, and in the average waiting time, from 14.8 to 6.5 months. It is concluded that teleconsulting is effective in reducing referrals and improving access to specialties, with the potential to strengthen the resolution of Primary Health Care and optimize the management of waiting lists in the municipality of Criciúma. |
|
APRESENTAÇÃO Tecnologias para a transformação digital do Sistema Único de Saúde Jatobá, Alessandro Nunes, Paula de Castro Silva, Mônica Ferreira da Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de |
