Quando cheguei ao bloco de Jolie no sábado à tarde, logo a vi com sua irmã mais nova, correndo de um lado para o outro no pilotis. Ao mesmo tempo, vi várias outras crianças brincando por lá também. Algumas crianças jogavam futebol na calçada do prédio, outras estavam no parquinho, algumas divertiam-se na grama, além daquelas que estavam subindo em uma amoreira e comendo os frutos. Alguns adultos estavam sentados nos bancos públicos conversando e olhando as crianças brincarem. Depois de observar a cena, dirigi-me até Jolie e sua irmã. Um tempo depois que eu estava no pilotis com Jolie e sua irmã, uma vizinha, chamada Celina, de 9 anos, aproximou-se. Depois que Celina conversou com Jolie, as duas decidiram revelar-me um segredo, o “Clubinho da Árvore”. As meninas levaram-me para ver uma árvore no jardim público ao lado de seu edifício. Explicaram-me que o clube era onde elas e outras meninas se reuniam para falar sobre “coisas importantes” e que era um “segredo”, nem os pais de Jolie sabiam disso. As meninas disseram ainda que escondiam objetos entre as folhas e os galhos das árvores. Esses eram objetos que encontravam no chão nas proximidades do prédio, como bonecas quebradas, pequenos brinquedos e pedaços de papel. Ao falar sobre essas coisas, as meninas mostraram-me, apontando do dedo, os objetos escondidos mais recentemente. Fiquei surpresa e feliz por ter conquistado a confiança das meninas e, a partir de então, poder observar o seu lugar especial. Pedi permis- |
Estavam sozinhas sem um adulto responsável. Brincando no pilotis. Ressignificando o espaço do pilotis. Ocupando os espaços na superquadra: especializados e livres. Estavam sentados vizinhos adultos. Olhando as crianças. Conversando entre si. Decidiram contar um segredo. Segredo das crianças, natureza, o que importa para as crianças, decisões e combinações entre pares. Adultos não sabiam desse lugar. Escondendo objetos na árvore, segredo. Reunindo as amigas. Reinventando o uso do espaço, outro significado para a árvore. Objetos do chão sem valor viraram segredos importantes. Aproximando pesquisadora e crianças, confiança e ética. Crianças decidindo. |
são para tirar fotos e escrever sobre ele em minha pesquisa. Jolie e sua vizinha disseram que eu precisaria conversar com uma terceira menina para pedir a autorização, uma vez que era essa outra criança a responsável pelo Clubinho. Rapidamente, elas trouxeram a garota para falar comigo e, depois que expliquei toda a situação, ela me deu sua permissão. |
Organização das crianças. Criando regras. Explicando a pesquisa. Permissão, autorização. |
Entrevista com Jolie - 09 Set. 2017 |
Codificação |
Pesquisadora: Mas esse [Clubinho] aqui, vocês fizeram juntas ou já tinha? J: Não. Uma, primeiro foi uma que lembrou, passou pra outra e passou pra mim. P: Ah tá, tipo assim já tinha? J: Não! É! É! Tinha, mas. P: Aí depois vocês foram fazer esses outros? Descobrindo esses outros lugares? J: É! P: Tá. E daí, quando vocês vão lá? No sábado que tá todo mundo junto? J: É. Tipo feriado. P: Mas se você tá sozinha, você vai lá? J: Quando tipo... sozinha às vezes só sento aqui, sabe? Esperando a gente descer. |
Segredo das crianças. Relações entre pares. Lugares distintos. Existência do Clubinho em outra árvore. Coletividade infantil, grupo de pares. Diferente significado para a árvore. O significado é partilhado em grupo. |
Notas de campo de Bil - 15 Ago. 2017 |
Codificação |
Na terça-feira, quando cheguei ao prédio de Bil para irmos à quadra esportiva, ele e seu irmão estavam em uma partida de futebol em frente à porta de seu apartamento, estavam no pilotis. A bola era pequena, os gols eram representados por dois chinelos no chão e os irmãos jogavam um contra o outro. Ao me ver, Bil parou de jogar e fomos andando para a quadra onde faz aulas de futebol. Enquanto caminhávamos por sua superquadra, ao passarmos pelo bloco E, Bil disse que tinha dois amigos que moravam ali e que haviam se conhecido porque um dia ele estava passando de bicicleta e os viu jogando bola nos pilotis. Ele parou e conversou com os meninos, pediu para jogar bola também, um disse não e outro o deixou brincar. Bil disse ainda que desde então tornaram-se amigos e Bil volta sempre ao bloco E para brincar. |
Brincando no pilotis. Estavam sozinhos sem um adulto responsável. Ressignificando o espaço. Improvisando os gols. Escolhendo como e do quê brincar. Caminhando pela superquadra, mobilidade. Amigos em outro bloco. Fazendo amizade. Brincando no pilotis. Ressignificando o espaço do pilotis. Conhecendo pessoas novas. Estava sozinho sem um adulto responsável. |
Entrevista com Bil - 04 Set. 2017 |
Codificação |
Pesquisadora: Aqui no seu bloco pode brincar com bola, aqui no pilotis? Bil: Só bola pequena, não pode bola grande. P: E aqui não pode também andar... B: De bicicleta. P: De bicicleta debaixo do pilotis, né? B: Só pode de patins e triciclo, também pode. P: Ah fala dessas regras que tem aqui para usar o pilotis, então as crianças não podem brincar de bola grande, não podem andar de bicicleta, mas aí pode andar de patins e de triciclo. B: Uhum. P: Aí o que mais pode e não pode aqui no pilotis? B: Não pode... fazer barulho à noite porque os moradores briga, não pode gritar tão alto porque tem pessoa que é doente, pode brincar aqui no pilotis, ali no passeio, aqui embaixo. |
Permissão, regra tamanho bola. Regra sobre andar de bicicleta. Permissões de brinquedos no pilotis. Concordando com as permissões. Restrições ao barulho a noite. Reclamações dos moradores. Permissões dos lugares para brincar. |