Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal* * Este texto é resultado do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Novos rumos para o ensino de sociologia nas escolas do Distrito Federal: qualificação e inovação pedagógica", realizado no quadro do Prodocência/Capes, sob orientação do Decanato de Ensino de Graduação da UnB, entre março 2011 e abril 2013.

Sayonara Leal Tauvana Yung Sobre os autores

Resumo

Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.

Palavras-chaves:
mediações pedagógicas; experiência e representação social; ensino de sociologia; escolas do Distrito Federal

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br