Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre adolescências e a complexidade das comunidades de afeto no processo socioeducativo

Reflections on adolescences and the complexity of the “comunidades de afeto” in the socio-educational process

Resumo

Este artigo, cujo campo teórico é o da sociologia clínica e da psicossociologia, tem por propósito discutir brevemente as adolescências brasileiras, enfatizando aquela que é mais fragilizada e que pode ser incluída no sistema socioeducativo. Neste ponto, faz uma inflexão para discorrer sobre este sistema. Sugere que as intervenções institucionais considerem a perspectiva clínica e define a compreensão que as disciplinas que orientam o artigo atribuem a implicação e a escuta na formulação de suas ações. Explicita como a clínica social pode contribuir, através da ação dos profissionais, junto aos jovens que estão inseridos no sistema socioeducativo. Por fim, cita o interesse da instituição Justiça em contar com as comunidades de afeto, definidas em uma perspectiva complexa e aponta a importância de pensar e de agir em rede, de forma implicada e atenta à clínica, para poder restituir ao adolescente um lugar de sujeito de direito.

Palavras-chaves:
Clínica social; Adolescências; Sistema socioeducativo; Sociologia clínica

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br