Acessibilidade / Reportar erro

Graciliano Ramos e a roda de Maceió* * Este artigo apresenta alguns resultados da minha pesquisa de mestrado, que contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Graciliano Ramos and the group of intellectuals of Maceió

Resumo

Entre as décadas de 1930 e 1940, a inserção e permanência dos escritores em posições vantajosas no incipiente campo literário brasileiro demandava o cumprimento de uma série de exigências, como conseguir editores e avaliações positivas da crítica. Este artigo, ao combinar a análise de correspondências, entrevistas, biografias e críticas literárias, trata dos expedientes que os escritores poderiam mobilizar ao se lançarem na vida literária. Nesse sentido, recupero a trajetória de Graciliano Ramos, sobretudo suas relações com a roda de Maceió - amizade, sociabilidade literária, solidariedade e interesse também - a fim de evidenciar como o escritor valeu-se desse cabedal de relações sociais para levar adiante sua carreira.

Palavras-chave:
Graciliano Ramos; Roda de Maceió; Literatura brasileira; Campo literário; Sociologia da cultura

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br