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A dinâmica dos canais curtos de comercialização: o caso do Projeto Campagna Amica na Itália* * Este trabalho se desenvolveu a partir da atuação de ambos os pesquisadores como professores visitantes da Universidade da Calábria e do apoio da Capes. O agradecimento se estende ao CNPq pela concessão de bolsa de pesquisador II ao primeiro autor, sem o qual a pesquisa não teria se concretizado.

The dynamics of short food supply chain: the case of the Campanha Amiga project in Italy

Resumo

A última década esteve marcada pelo surgimento de uma inovação que a literatura internacional reconheceu como redes agroalimentares alternativas (AFN), regidas por uma lógica que se opõe ao regime operado pela grande distribuição e pelas cadeias globais de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levada a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as peculiaridades que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, as ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade.

Palavras-chaves:
redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo

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