Acessibilidade / Reportar erro

Estabelecidos em ação: um caso de conquista e de manutenção de postos de poder

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2008

DISSERTAÇÕES

Estabelecidos em Ação: um caso de conquista e de manutenção de postos de poder

Karen Jorge Saliba

Curso: Mestrado em Sociologia

Data da defesa: 3 de outubro de 2008

Orientador: Prof. Dr. Caetano Ernesto Pereira de Araújo

RESUMO

Os conflitos existentes e as relações de força que se instituíram entre os servidores participantes do Projeto NOVO (PNovo), uma medida de modernização da Previdência Social, é o objeto desta dissertação, no sentido de desvendar os mecanismos que contribuíram para o acesso e a manutenção de um grupo de pessoas em postos de poder. O estudo, orientado com as noções de burocracia ideal de Weber e das relações de poder examinadas por Elias, mostra como o Projeto, ao longo das atividades de modelagem de processos, de construção de produtos e outros trabalhos, se tornou um terreno fértil de lutas. Isso se processou, fundamentalmente, entre duas classes ali representadas — estabelecidos e outsiders —, com adesão ou não de outras. Os conflitos se esgotaram com o monopólio de estabelecidos que passaram a atuar com autoridade legitimada pelo poder. Esse grupo, no período de 2002 a 2008, movimentou um conjunto de 20 cargos de direção e assessoramento superior e de 15 funções entre nove pessoas. Formada essa elite, os participantes migraram do PNovo para outros dois novos projetos — o PGESTÃO e o PIM. A circularidade da interdependência e a análise empírica das múltiplas variáveis indicaram que os projetos foram mecanismos de sustentação de seus interesses para solidificar posições e reafirmar novas missões, com direções estratégicas distintas do contrato internacional celebrado entre o governo brasileiro e o Banco Mundial. A ação e o movimento racionais desse grupo confirmam a hipótese de que a conquista e a manutenção de postos de poder e de prestígio no serviço público estão fundadas no fortalecimento de um grupo, pelo controle dos meios e dos postos de comando. Essa é uma conclusão do exame dos movimentos realizados pelos integrantes do grupo — os estabelecidos — minuciosamente analisados à luz das entrevistas, pelas observações da pesquisadora e pelo exame de farta documentação.

Palavras-chave: burocracia ideal; relações de poder; estabelecidos; outsiders; interdependência; mecanismos de sustentação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Set 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br